5 tendências para consultórios odontológicos

Uma coisa é certa: a Odontologia, decididamente, não é um segmento limitado. Quando você pensa que já se atualizou, aparece uma nova tendência ou estudo científico e é preciso mais dedicação para acompanhar todo esse dinamismo.

Esses fatos indicam a postura evolutiva requerida pelo profissional, que deve se manter atento às transformações que ocorrem em busca da capacidade de antecipação. Sendo assim, é sempre bom conhecer um pouco mais sobre as inovações na odontologia.

Para se destacar nesse contexto repleto de inovações e marcado pela concorrência, é fundamental ser diferente e competitivo. Além disso, é importante conhecer as novidades que estão em alta e usá-las a favor do consultório.

Quer ficar por dentro das tendências para consultórios odontológicos? Então continue lendo o nosso artigo e se atualize sobre o assunto!

O prontuário digital, por exemplo, é uma tendência que veio para ficar e ele apresenta uma série de vantagens para os pacientes e para os consultórios, dentre elas, estão a agilidade no atendimento, segurança e precisão dos dados, atualização em tempo real, portabilidade, redução de gastos com impressão e materiais gráficos, validade legal, principalmente organização.

Chamado de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), o modelo já vinha em discussão desde o ano de 2002, quando o Conselho Federal de Medicina (CFM) definiu suas características gerais, por meio da Resolução N. 1639. Do ponto de vista jurídico, o PEP tornou-se possível a partir da criação do Certificado Digital.

Com a digitalização certificada, todos os documentos podem ser transformados em documentos eletrônicos e arquivados em qualquer unidade de armazenamento. Confira algumas vantagens do prontuário digital para sua clínica:

  1. Facilidade de arquivamento;

  2. Rapidez de consulta;

  3. Volume infinito de informações;

  4. Acesso online do profissional a todos os dados;

  5. Produção de gráficos para acompanhamento;

  6. Incorporação de resultados de exames;

  7. Economia de recursos e tempo;

  8. Automatização do preenchimento da Guia de Troca de Informações na Saúde Suplementar (TISS) para planos de saúde.

De modo geral, os sistemas de prontuário digital agregam outras ferramentas e serviços que agilizam o trabalho de gestão do consultório odontológico. Uma Cartilha sobre Prontuário Eletrônico foi elaborada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Sistema Brasileiro de Informática em Saúde (SBIS). Não deixe de conferir !

  • Inteligência de Mercado

Também chamada de inteligência competitiva, a inteligência de mercado é hoje em dia uma das coisas mais importantes para quem deseja trabalhar em qualquer área de atuação.

Trata-se de um excelente instrumento de gestão do seu negócio odontológico. Por meio de um conjunto amplo de informações do mercado e da concorrência, permite uma completa análise da realidade para definição da estratégia que você deverá seguir.

Entre as principais vantagens da inteligência de mercado podem ser citadas:

  1. Melhor interação com os pacientes;

  2. Conhecimento do comportamento dos pacientes;

  3. Identificação dos principais problemas do mercado;

  4. Identificação dos concorrentes;

  5. Acompanhamento de tendências e inovações;

  6. Possibilidade de oferta de novos produtos ou serviços.

  • Impressão 3D E Lentes de contato dentais

Impossível falar de tendências nos consultórios odontológico sem falar na modernização dos procedimentos.

As lentes de contato dentais constituem-se de próteses laminadas de porcelana que são moldadas por uma impressora 3D. Têm esse nome em razão de sua espessura muito fina, como as lentes de contato visuais.

Os casos de leve desalinhamento, ocorrência de manchas e amarelecimento, assim como de fraturas e espaçamento entre dentes podem ser tratadas com as lentes de contato dentais. Os resultados são muito bons e encorajadores.

Em uma primeira consulta o dentista produz um molde, em conformidade com todos os aspectos do novo sorriso. A partir de imagens e moldes, o paciente aprova o modelo final que é encaminhado para elaboração.

Cada prótese é colada sobre os dentes, uma a uma. Por serem bem mais finas que as facetas comuns, não há necessidade de desgaste prévio na superfície dos dentes. Outra vantagem das lentes é o fato de poderem ser removidas, com retorno à forma original dos dentes.

De modo geral, as vantagens das lentes podem ser assim resumidas:

  1. Resistência;

  2. Durabilidade;

  3. Procedimento indolor;

  4. Preservação da estrutura dentária;

  5. Ausência de alteração de cor com o tempo;

  6. Possibilidade de remoção a qualquer tempo.

  • Profissionais com certificação e novas soluções financeiras

Equipe qualificada, competente e certificada não é apenas uma tendência passageira, mas, uma necessidade atemporal para os consultórios odontológicos. É uma tendência que nunca sai de moda.

Desde 2009, a certificação dos auxiliares e técnicos de saúde bucal é uma exigência legal para o exercício da profissão nos consultórios odontológicos, fato que fez crescer a procura por cursos de capacitação ASB. É preciso passar por esses cursos para se regularizar na atividade e se registrar no Conselho Regional de Odontologia.

Para os que buscam novas soluções financeiras, a franquia odontológica é uma oportunidade de negócio para você que pretende crescer e abrir um negócio próprio.

O surgimento desse modelo de empresa tornou o mercado mais competitivo, sobretudo, pela profissionalização e padronização da qualidade dos serviços. E, como o segmento está em constante expansão, é uma excelente oportunidade para quem tem um espírito empreendedor.

Para o profissional franqueado, dentre as vantagens do sistema se destacam:

  1. Oportunidade de negócio no seu segmento;

  2. Transferência de know-how da empresa franqueadora;

  3. Nome consolidado no mercado;

  4. Estratégia de marketing estruturada;

  5. Treinamento e capacitação;

  6. Alternativa de microfranquia;

  7. Amortização e retorno financeiro entre 18 e 36 meses.

  • Economia e sustentabilidade:

Os consultórios odontológicos estão cada vez mais sustentáveis, valorizando o consumo consciente e evitando desperdícios, não apenas por uma questão de economia, mas também de ecologia e respeito ao meio ambiente.

Um exemplo claro disso é que as lâmpadas de LED estão substituindo as tradicionais lâmpadas incandescentes, que duram menos e geram um gasto maior de energia. Além disso, as lâmpadas de LED requerem menos manutenção e oferecem um ambiente agradável e convidativo aos pacientes.

Outros aspectos sustentáveis fortemente considerados nos consultórios odontológicos consistem na responsabilidade no descarte de resíduos e na forma de usar os equipamentos do estabelecimento.

De modo geral, houve um aumento na consciência por parte das equipes dos consultórios, tanto que, os profissionais estão se habituando a desligar o que não será usado no momento.

Estas são algumas das tendências para a Odontologia, um segmento ativo, em constante mutação evolutiva. Não se esqueça de levar consigo uma boa dose de comprometimento e estudos para alcançar o tão sonhado sucesso profissional.

Fonte: Sorridents e Blog Cursos ASB

Clique aqui e compre os melhores produtos para seu consultório!

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Recuperando saúde, estética e função em dentes anteriores com Opallis

Próximo artigo

15 curiosidades sobre Tiradentes que você não aprendeu na escola

Posts relacionados