Alta rotatividade de funcionários na clínica: o que fazer?

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A alta rotatividade de funcionários no consultório tem impactos negativos para o negócio, e para evitá-los será preciso promover mudanças no clima organizacional.

Os motivos para que um colaborador deixe o emprego podem estar associados a questões internas, como baixos salários, falta de um plano de carreira, descompasso entre o propósito da empresa e suas expectativas; e externas, como o “pleno emprego”.

Neste artigo, entenda o que fazer para contornar a alta taxa de rotatividade na clínica e como melhorar o ambiente de trabalho para que os bons funcionários queiram trabalhar com você. Boa leitura!

Para começar: entenda o que é turnover

O turnover é a taxa média de saída de funcionários da empresa em comparação à média de trabalhadores em um determinado período. Para as saídas, são contabilizados tanto os pedidos de demissão quanto os desligamentos impostos pela organização.

É o termo técnico utilizado pelo RH para obter o índice de rotatividade de funcionários do consultório. Segundo o Dieese, órgão de pesquisa do governo brasileiro, a rotatividade voluntária média nas empresas é de 24%.

Uma taxa de rotatividade alta pode indicar a existência de alguns problemas organizacionais, como baixos salários, falta de um plano de carreira, ambiente de trabalho ruim, falta de transparência com a cultura da empresa, desalinhamento entre o propósito da companhia e as expectativas dos funcionários, além de descrição genérica da vaga de emprego e mercado de trabalho aquecido.

Em uma clínica, é natural que dentistas passem um tempo trabalhando, consigam experiência para, depois, abrirem o consultório próprio.

Tenha um programa de onboarding

Para receber bem o funcionário recém-chegado, tenha um programa de onboarding, que consiste em acolher e integrar o novo trabalhador. É nesta fase que ele vai conhecer o propósito da empresa, os departamentos (financeiro, administrativo, serviços gerais, clínica) e quem trabalha neles.

É a partir desse programa de integração que a clínica vai conseguir aumentar o senso de pertencimento e reduzir a taxa de rotatividade, concluiu uma pesquisa da Aberdeen Group. Segundo o estudo, 62% das empresas com onboarding obtiveram mais produtividade e 52% relataram que os funcionários se tornaram mais engajados.

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Integre os funcionários às tarefas da clínica logo no primeiro dia de trabalho.

Veja algumas práticas recomendadas pela SHRM (Society for Human Resource Management) para a integração de um novo funcionário:

  • Torne o primeiro dia de trabalho especial
  • Desenvolva um plano de integração por escrito
  • Torne a integração participativa
  • Verifique se o programa é implementado de forma consistente
  • Veja se o programa é monitorado ao longo do tempo
  • Use a tecnologia para facilitar o processo
  • Use marcos importantes, como 30, 60, 90 e 120 dias no trabalho – e até um ano da entrada na empresa – para analisar o progresso dos funcionários
  • Envolva as partes interessadas no planejamento
  • Seja claro com os novos funcionários sobre objetivos, funções e responsabilidades

Uma integração ineficaz traz riscos, como a alta rotatividade de funcionários no consultório, o que acaba gerando gastos extras para o gestor. A SHRM estima que os custos sejam de seis a nove salários.

Construa um ótimo ambiente de trabalho

Ao receber bem um novo integrante da equipe, você estará criando a melhor primeira impressão possível. Aliás, um excelente clima organizacional ainda é um diferencial que poucas empresas têm, mas é algo que você deve considerar para sua clínica ou consultório, seja ele um pequeno, médio ou grande negócio.

Mas como melhorar o ambiente de trabalho? Comece recepcionando bem os novatos, e para isso desenvolva um programa de integração. Crie processos sobre como cada novo funcionário será recepcionado, determine o papel de cada participante no processo e crie as etapas do onboarding.

Faça o novo colaborador se sentir parte da empresa logo nos primeiros dias. Acolha o funcionário com respeito, atenção e cuidado, explique o funcionamento do consultório, destaque uma pessoa (uma espécie de mentor) para acompanhar o treinamento da função, se interesse pela pessoa que está começando a trabalhar com você e envolva-a em projetos e reuniões.

Apresente a cultura da empresa, seu propósito e conte uma breve história da clínica. Deixe claro quais são os valores esperados dos funcionários.

Prepare o local de trabalho com antecedência para recebê-lo. No caso de uma secretária, configure o computador, crie a conta de e-mail e sincronize com a agenda digital, entregue o crachá de identificação, a senha e um tutorial para uso do telefone. Esse preparo é uma demonstração de que a chegada do novo funcionário era aguardada.

Como a alta rotatividade impacta na clínica

O turnover gera impactos negativos em vários aspectos, como no financeiro e no clima organizacional. As rescisões costumam custar caro, e perder um funcionário é prejudicial para a operação do negócio, especialmente quando se trata de um bom colaborador.

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A perda de um funcionário gera consequências financeiras e no clima organizacional.

Além das rescisões, o impacto financeiro se estende para novos custos com recrutamento e treinamento, sem contar a perda do investimento feito desde a contratação do funcionário.

A chave para reverter a alta rotatividade de funcionários – e, melhor, ter trabalhadores engajados e satisfeitos – está em criar um excelente ambiente de trabalho.

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