Aura: Um novo conceito restaurador para simplificar a técnica de uso de resinas composta

Produtos Utilizados: SDI 

Marcos de Oliveira Barceleiro
Especialista, Mestre e Doutor em Dentística – UERJ Professor Associado da Universidade
Federal Fluminense, Campus de Nova Friburgo (Rio de Janeiro)
Coordenador do Mestrado em Odontologia da UFF, Campus de Nova Friburgo.

Introdução

Desde sua introdução na década de 1960, as resinas compostas têm ocupado cada vez mais um papel de destaque na chamada Odontologia Estética. Muitas foram as evoluções observadas desde a sua introdução, sendo que grande parte destas evoluções se deram principalmente na composição das partículas inorgânicas, e também no tamanho médio destas partículas. Graças a estas evoluções, quando comparamos as primeiras restaurações, realizadas com as chamada resinas de macropartículas, com as restaurações realizadas com as resinas mais modernas, com nanopartículas, observamos que a evolução na qualidade das restaurações se deu de maneira bastante satisfatória. Atualmente, pré-quesitos mecânicos e pré-requisitos estéticos são alcançados por grande parte dos materiais restauradores diretos disponíveis no mercado. A durabilidade das restaurações, a mimetização, as opções de cores e opacidades disponíveis para o clínico, o polimento obtido e a manutenção deste polimento ao longo dos anos, entre outros pontos, fazem com que as restaurações diretas com resinas compostas sejam uma excelente alternativa. No entanto, os sistemas restauradores começaram a ter uma característica de certa forma indesejável para os clínicos, que foi o fato de que os sistemas passaram a se tornar extremamente complexos em termos de utilização. Muitos sistemas atualmente apresentam dentro dos seus kits resinas opacas, resinas semi-opacas, resinas semitranslúcidas, resinas translúcidas, resinas transparentes, para utilização em técnicas restauradoras de estratificação, que embora permitam a obtenção de resultados estéticos satisfatórios, demandam do clínico um longo tempo de treinamento e adaptação, para que estes resultados sejam alcançados, e como nem sempre isso é possível, muitos acabam se frustrando com os resultados obtidos. Pensando nisso, foi lançado no mercado um novo sistema restaurador pela empresa SDI. A resina AURA veio com um conceito diferenciado para obtenção de restaurações com resultado estético extremamente favorável, com uma técnica mais simplificada de uso, o que permite ao clínico alcançar o tão desejado sucesso na obtenção das chamadas restaurações imperceptíveis. Trabalhando com cores de dentina para as camadas mais internas da restauração, e três tipos apenas de resinas para esmalte, para os últimos incrementos, a resina AURA tem permitido a obtenção de resultados estéticos favoráveis, aliados com outros pontos desejados em um material restaurador, como resistência mecânica e manutenção de cor e brilho ao longo dos anos. Este sistema é apresentado no caso clínico a seguir.

 

 Relato de Caso

Paciente procurou o nosso serviço na Universidade, queixando-se da restauração existente no dente 21. Segundo a mesma, existia uma insatisfação relacionada à cor e também à forma da restauração.

Aspecto inicial do caso: Paciente com queixa estética no dente 21  Aspecto inicial do caso: Visão em perfil

 

 

Após a realização do isolamento absoluto do campo operatório, a restauração foi removida, e observou-se que a área a ser restaurada envolvia praticamente apenas o esmalte do elemento dentário:

Isolamento do caso e remoção da resina antiga

 

Para a realização da restauração, optou-se pela utilização do sistema adesivo STAE, com condicionamento ácido prévio do esmalte. O condicionamento realizado com o ácido fosfórico SUPER ETCH foi realizado por 30 segundos:

Condicionamento com super etch

 

 

 

Em seguida, o ácido foi removido com jato abundante de água por 30s e o esmalte foi seco com jato de ar seco e puro:

Lavagem abundante

 

Em seguida, o adesivo STAE foi aplicado sobre o esmalte condicionado:

Aplicação do sistema adesivo Stae

 

 

Após 30 segundos, foi usando o aparelho Fotopolimerizador Radii-Cal  para fotoativar por 20 segundos:

Fotoativação do sistema adesivo Stae

 

 

Terminados os procedimentos adesivos, iniciou-se a restauração com a Resina AURA, iniciando-se pela utilização de um incremento da resina de cor E2:

Inserção de um incremento de Resina Aura E2

 

Em seguida da aplicação de um incremento da resina de cor E1:

Seguido da inserção de um incremento de Resina Aura E1

 

Ambos os incrementos foram fotoativados por 40 segundos:

Fotoativação da Resina

 

 

Terminada a colocação de apenas dois incrementos de resina, a restauração já estava praticamente pronta, faltando as etapas de acabamento e polimento:

Aspecto inicial da restauração antes do acabamento

 

Para a realização do acabamento, avaliou-se a textura do dente adjacente e esta mesma caracterização foi obtida na restauração do dente 21, com uso de pontas diamantadas finas e extra-finas em alta rotação, com irrigação constante:

Avaliação da textura para caracterização final

 

Foram utilizados ainda discos abrasivos em granulação decrescente e borrachas para polimento, além de pastas para polimento aplicadas com uso de feltro em baixa rotação. Com estes artifícios, tornou-se possível a obtenção do resultado final desejado. As próximas figuras mostram o resultado final obtido em diferentes angulações, onde se pode perceber um resultado estético bastante favorável:

Aspecto final: visão incisal Aspecto final: visão em perfil

Aspecto final: visão frontal

 

 

 

Como se pode perceber neste relato, a resina composta AURA é um material extremamente fácil de se utilizar, facilitando o dia-a-dia do cirurgião-dentista que deseja dar a seus pacientes um tratamento estético de qualidade.

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
Sala de atendimento em consultório odontológico

Decoração para consultório odontológico: 11 dicas para aplicar

Próximo artigo
A importância de usar fio dental

A Importância de usar diariamente o fio dental

Posts relacionados