Bebês com microcefalia recebem tratamento odontológico gratuito

Bebês com microcefalia foram atendidos por um mutirão de odontologia nesta terça-feira (29), no Recife. A ideia da iniciativa é descobrir se existe pré-disposição para cáries e alterações no desenvolvimento dos ossos maxilares e da mandíbula por causa da malformação do cérebro. Foram realizados exames de raio-X nas crianças e consulta com profissionais.

As crianças vão ter acompanhamento gratuito até os 12 anos. O atendimento é feito por professores e estudantes de odontologia da Clínica-escola do Centro Universitário Maurício de Nassau. O Projeto Sorriso Especial busca atender 120 crianças com microcefalia sobre cuidados para a saúde bucal.

O mutirão também serviu para tirar dúvidas para as mães, como da mãe do Mateus, de cinco meses, Hilda Venâncio da Silva. “Agora que eu fiquei sabendo que já estão saindo os primeiros dentinhos. É uma excelente iniciativa e a gente só tem que agradecer por estar recebendo ajuda de todos os lados. Onde me chamam para ter tratamento do Mateus, eu estou indo”, afirmou.

Alguns bebês nem começaram a ter os dentinhos aparecendo, mas já precisaram visitar o dentista. De acordo com a médica e coordenadora do projeto, Ana Carolina Leitão, a prevenção pode ajudar a prevenir problemas futuros.

“A importância de uma abordagem precoce em crianças com algum tipo de necessidade especial, não só de microcefalia, é ofertar as orientações a essas mães. Evitar cáries, doença periodontal. Podem ter alteração de forma de dente, de número de dente, de postura de língua. Se essas mães são abordadas de maneira precoce, o odontopediatra vai ter condições de dar uma abordagem para minimizar esses riscos, seja estimulando com aparelhos ou mesmo uma orientação”, explicou a médica.

O encontro foi uma parceria da universidade a partir de uma iniciativa da presidente da União de Mães de Anjos, Germana Soares e da presidente da Associação de Mães e Famílias Raras (Amar), Pollyana Dias. Segundo Pollyana, a ideia surgiu depois que as mães começaram a levantar muitas dúvidas sobre a saúde bucal dos bebês. “A gente resolveu fazer esse encontro dos odontólogos com as mães para ensiná-las a limpeza, o cuidado básico oral dos bebês. É importante essa prevenção para que o bebê tenha um dente bem saudável e ele consiga ter uma vida mais leve diante de tudo”, ressaltou.

Além dos bebês com a malformação, os pais das crianças também poderão realizar procedimentos odontológicos de forma gratuita.

Fonte: G1 Pernambuco 

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
dentista de batom

Dentista de batom: Pode ou não pode?

Próximo artigo

Utilização de matriz seccional e compósito SDR: Como otimizar as restaurações em dentes posteriores

Posts relacionados