Benefícios e riscos do agente Triclosan

beneficios e riscos do triclosan
beneficios e riscos do triclosan

Triclosan ou triclosano é um agente anti-séptico efetivo contra bactérias gram negativas, bem como gram positivas. É eficaz também contra fungos e bolores. Encontrado em medicamentos, sabonetes, loções, desodorantes e cremes dentais. Benefícios para a odontologia:

Um novo estudo mostra que o triclosan,  pode ser o ingrediente mais importante na pasta de dentes com flúor. Ele combina-se com um copolímero e ajuda a diminuir a placa, a gengivite e sangramento das gengivas. Também reduz ligeiramente a cárie dentária quando comparado com creme dental apenas com flúor, que não possuí essas substâncias.

A informação veio de um estudo realizado pela The Cochrane Library. A equipe de pesquisa analisou 30 estudos sobre creme dental contendo triclosan para chegar a essa conclusão.

A análise dos dados mostrou uma redução de 22 por cento da placa, redução de 22 por cento em gengivite, uma redução de 48 por cento em sangramento das gengivas e 5 por cento de redução de cáries. Mas, para periodontite, não houve uma grande redução dos casos.

Os Riscos dessa substância:

A revista científica “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS), publicou uma análise sobre o comportamento de peixes e camundongos em relação à substância triclosan. Foram aplicadas doses semelhantes às que as pessoas usam no dia a dia.

Segundo os autores, o composto – no mercado há mais de 40 anos – impede contrações musculares, o que diminuiu a velocidade do nado nos peixes e a força dos roedores avaliados. O triclosan atinge as fibras musculares esqueléticas e células cardíacas, o que poderia pôr em risco a sobrevivência dos animais, no caso de um predador aparecer.

O professor Isaac Pessah, do Departamento de Biociências Moleculares na Escola de Medicina Veterinária em Davis, que pertence à Universidade da Califórnia, diz que o triclosan é encontrado na casa de quase todas as pessoas e pode ser um motivo de preocupação para a saúde humana e o meio ambiente.

Além dos produtos de higiene e limpeza já citados, a substância compõe a fórmula de roupas, roupas de cama, tapetes, brinquedos e sacos de lixo.

A Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) dos EUA estimou, em 1998, que mais de mil toneladas de triclosan eram produzidas anualmente no país. Os resíduos do produto podem ser detectados em rios e mares, no organismo de animais aquáticos (como peixes e golfinhos), e no sangue, urina e leite materno de seres humanos.

Segundo a agência americana Food and Drug Administration (FDA), que regula remédios e alimentos, com exceção do uso em algumas pastas de dente para prevenir gengivite, o triclosan não oferece mais benefícios à saúde.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o triclosan está regulamentado por meio da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 29/2012, com a função de conservante em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. Existem também produtos para saúde regulados pela Gerência de Tecnologia em Materiais de Uso em Saúde (Gemat) que têm em sua composição a substância triclosan, como curativos e fios de sutura.

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
higiene oral dos bebes

Cuidados com a higiene oral dos bebês

Próximo artigo
Surya Dental no 32º CIOSP

Surya Dental no 32º CIOSP

Posts relacionados