Carnaval e saúde bucal, o que preciso saber?

  • Está chegando um dos feriados mais esperados do ano, o Carnaval. As pessoas partirão para a diversão em uma época conhecida por muitas festas, beijos, bebidas e porque não dizer alguns excessos.

 Neste feriado devemos estar atentos não só ao horário da escola de samba preferida, nem na hora em que sairá o trio elétrico preferido, devemos estar atentos a nossa saúde e porque não ao nosso sorriso, ao mantê-lo saudável e nos manteremos saudáveis.

Pensamos em algumas dicas que vão te ajudar a aproveitar uma das festas mais incríveis e animadas do nosso País e ao mesmo tempo manter o sorriso saudável.

Veja abaixo as dicas e boa diversão:

A prevenção antes de tudo

Se possível faça uma visita ao seu dentista para garantir um sorriso saudável. Esta preparação vai te deixar mais tranquilo(a) e será a base para uma boa diversão durante o Carnaval.

Uma boa higiene oral pode diminuir o risco de infecções por HPV. Saiba mais.

Cuide dos seus hábitos

Nossos dentes não foram feitos para abrir embalagens, seja ela uma simples embalagem plástica ou até mesmo garrafas, usá-los da maneira inadequada pode causar traumatismos dentários, podendo neste caso te levar a um atendimento de urgência e, em consequência atrapalhando sua diversão. Se tiver esse hábito, pare o quanto antes. Use as mãos, objetos pontiagudos, afiados e abridores mas, lembre-se os dentes, não.

Neurocientistas confirmam: Em 21 dias você reprograma seu cérebro!

Cuidado com os excessos de bebida

Bebidas alcoólicas e os refrigerantes, não fazem bem aos seus dentes.

Bebidas alcoólicas reduzem a produção de saliva, a saliva tem como propriedade proteger contra a acidez e auxilia na remoção das partículas de alimentos. Não sendo possível evitar o consumo procure alternar com goles proporcionais de água. Caso a pessoa não se hidrate o desequilíbrio pode ter como consequência o mau hálito. Ainda sobre o álcool ele, aumenta a permeabilidade das células da mucosa aos agentes carcinogénicos.

Os refrigerantes e bebidas açucaradas causam a desmineralização do esmalte dental, prejudicando a sua saúde bucal, pois contribuem para a formação da cárie.

Saiba mais, sobre o inimigo silencioso que pode ser evitado abolindo cigarro e álcool.

Evite as DrogasUma boa higiene oral pode diminuir o risco de infecções por HPV. Saiba mais.

De uma forma geral evite as drogas inalantes, todas podem provocar perda de consciência, morte por parada cardíaca ou respiratória, queimaduras na boca, sensibilidade dentinária e maior probabilidade de problema periodontal.

Fique atento neste carnaval, evite exageros,previna-se!

Evite cigarros, pois pessoas que fumam têm maior probabilidade de desenvolver doença gengival grave, o aumento do consumo de cigarros aumenta quando está se fazendo uso de bebidas alcoólicas.

Cuidado com doenças

A Mononucleose Infecciosa é transmitida exclusivamente pela saliva e ataca homens e mulheres, a maioria com idade entre 15 e 25 anos. Conhecida pela faixa etária que as pessoas adoram “ficar”, essa fase deu o apelido à infecção de “doença do beijo”. Por isso, se estiver solteiro (a) e for para ficar com alguém, tome cuidado! A doença do beijo é caracterizada por mal-estar, febre, dor de cabeça e de garganta, aumento de gânglios, ínguas no pescoço e inflamação leve e transitória do fígado (hepatite);

Saiba mais sobre a “Doença do Beijo”, clicando aqui.

Outras doenças que podem ser transmitidas pelo beijo, como tuberculose, hepatite e sífilis (ferida indolor no lábio ou língua);

O vírus Zika pode ser encontrado em fluidos biológicos, como leite materno, urina, sêmen e saliva. Isso não significa, porém, que esses fluidos sejam necessariamente fontes de contaminação. Apesar do vírus poder ser encontrado na saliva, não existe nenhum caso relatado de transmissão da febre Zika através do contato com esse fluido, seja através de beijos, tosse ou espirro.

Confira os 5 benefícios do beijo para sua saúde.

Dicas para as mulheres:

As cores influenciam no impacto que seu sorriso pode causar cada tom de batom pode proporcionar um efeito, a cor vermelha realça e destaca os dentes amarelados, por outro lado o rosa e  tons mais suaves, podem amenizar este efeito. Escolha a cor ideal para o seu sorriso use, não empreste seu batom e aproveite.

Confira o caso clínico de um clareamento dental com luz violeta.

Dicas para todos:

O que as pessoas não devem esquecer é de usar um protetor solar hidratar os lábios, protegendo-se da exposição solar, utilizar se possível um protetor labial, consumir frutas, ingerir muita água e sucos naturais.

“A sua Saúde Bucal está integralmente ligada com a sua Saúde Geral”

Fonte: Ocean Press

Denner E. Oliveira

Dentista especialista em Saúde Coletiva

Procurando bons preços em produtos odontólogicos? Vem para Surya Dental.

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Uma alternativa para a restauração de dentes anteriores com restaurações classe IV extensas. 

Próximo artigo

Restauração de dentes anteriores fraturados

Posts relacionados