Clareamento pela associação de técnica e remodelação estética com resina composta direta

O tratamento de dentes escurecidos por meio do clareamento dental é requisitado pela maioria dos pacientes. O clareamento dental externo oferece ao cirurgião-dentista uma forma conservativa, simples e de baixo custo para melhorar a estética do sorriso. O clareamento dental ocorrerá pela decomposição do agente clareador o peróxido de carbamida em peróxido de hidrogênio ou diretamente o peróxido de hidrogênio, que libera radicais livres (oxigênio e peridroxil) que reagem com as macromoléculas de pigmentos reduzindo-as a moléculas menores e mais claras. Além disso, quanto maior a concentração e frequência do peróxido de hidrogênio sobre os dentes, maior será a liberação de radicais livres e o efeito clareador. Baseado nessa premissa, em casos de escurecimento mais severo ou quando são necessários resultados mais rápidos pode-se optar por indicar a associação das técnicas caseira e de consultório. Associação do tratamento clareador ao restaurador direto é uma excelente alternativa nas reabilitações orais.

Os diastemas, que consistem no espaço ou na ausência de contato entre dois ou mais dentes consecutivos, têm suas etiologias frequentemente relacionadas a anomalias de tamanho e forma dos dentes e a discrepâncias dentoalveolares. Fatores como freio labial persistente, hábitos nocivos, fusão imperfeita da linha média, overbite acentuado, agenesias, dentes supranumerários, odontomas, cistos e fissuras palatais podem contribuir para diastemas congênitos ou adquiridos. A presença de diastema pode interferir na harmonia do sorriso tanto funcionalmente com migrações dentárias patológicas, como periodontalmente através da falta de proteção à gengiva subjacente causada pela ausência de ponto de contato. Além disso, esteticamente consiste em desarmonia quando presente em região anterior e problemas de dicção podem ser encontrados nestes casos. Aproximadamente 22,33% dos adultos apresentam diastemas em linha média e diversas opções de tratamento existem para estes casos como: tratamento ortodôntico, restaurações diretas com resinas compostas (técnica da mão-livre e “mock up”) e restaurações indiretas de facetas e coroas totais.

PROPOSIÇÃO

O objetivo deste artigo é apresentar por caso clínico o clareamento vital associado a restaurações diretas com resina composta no fechamento de diastema anterior por meio da técnica da barreira palatina de silicone, também chamada de técnica “mock up”.

RELATO DO CASO CLÍNICO

Paciente de 28 anos, sexo masculino, procurou atendimento na clínica odontológica da Universidade Potiguar UNP Laureate queixando-se da aparência de seu sorriso, relatando que a coloração de seus dentes e os espaços entre eles trazia baixa autoestima e prejudicava seu convívio social. Ao exame clínico, observou-se uma coloração amarelada nos elementos dentais e vários diastemas envolvendo os dentes superiores e inferiores (Fig. 1).

Ao exame clínico, observou-se uma coloração amarelada nos elementos dentais e vários diastemas envolvendo os dentes superiores e inferiores

Após analisar e discutir as possibilidades para solucionar o caso, ficou decidido pelo clareamento pela associação de técnica (caseiro e consultório) e remodelação estética com resina composta direta.

Na Técnica de clareamento em consultório seguiu o protocolo de aplicação: inicialmente o paciente foi orientado quanto aos cuidados, prováveis efeitos adversos (sensibilidade ou irritação gengival), bem como a forma de aplicação do produto. Inicialmente foi realizada uma profilaxia com pedra pomes/água, em seguida a seleção de cor dos dentes.

Todas as medidas com o intuito de facilitar o procedimento foram realizadas, como a utilização de dessensibilizante, barreiras de proteção gengival, óculos de proteção para a paciente. Após todos os procedimentos iniciais, foi aplicado o gel clareador Pola Office 35% peróxido de hidrogênio diretamente sobre os dentes, apenas uma fina camada foi necessária. O fabricante recomenda que o gel permaneça em contato com a superfície dos dentes por 8 minutos, a luz é opcional, neste caso não fizemos aplicação de fontes de luz, após este tempo todo o gel foi aspirado, lavado e reaplicado por mais 2 vezes, perfazendo um total de 3 aplicações na mesma sessão (Figuras 2, 3,4).

SDI2 SDI3 SDI4

No final da sessão de consultório o paciente iniciou o procedimento caseiro utilizando poladay (peróxido de hidrogênio a 9,5%) 30 minutos por dia por 3 semanas (Figura 5).

SDI5

Ao final do clareamento um modelo de estudo foi utilizado no planejamento e uma simulação do fechamento do diastema através da escultura por ceras foi realizada com o objetivo de reanatomizar os incisivos centrais e obter um correto contato interproximal. As novas dimensões obtidas para os dentes em questão seguiram as regras da proporção áurea e de um correto perfil de emergência. Após o enceramento realizado, uma barreira de silicone por condensação foi confeccionada adaptando-se o material de moldagem sobre as faces palatinas do modelo encerado, cobrindo levemente as porções incisais dos dentes). Isto foi levado à boca e serviu como guia para realização das restaurações de resina na boca (Fig. 6).

SDI6

Nenhum preparo cavitário ou bisel foi realizado e a seleção de cor foi realizada antes do isolamento, foi utilizado o sistema adesivo da SDI (Figuras 7,8).

 SDI7 SDI8

Para região correspondente à dentina, optou-se pela cor A1 (Luna, SDI) e tal seleção se deu no terço cervical do dente porque a espessura de esmalte nesta área é menor e a cor da dentina fica mais evidente. Para região correspondente ao esmalte, optou-se pela cor B1 (Luna, SDI) e tal seleção se deu no terço incisal por ser de maior espessura de esmalte e menor de dentina. (Figuras 9).

SDI9

O acabamento final e polimento das restaurações foram realizados na consulta seguinte, uma vez que só devem ser feitos após o período de 24 horas, a fim de aguardar o fenômeno de expansão higroscópica da resina composta que compensará, em parte, a contração de polimerização, e também para que haja uma máxima conversão polimérica das resinas compostas fotoativadas (Fig 10).

SDI10

Autores:

Claudia Machado

Juliana Morais

Larissa Torres

Diego Barros

Referências Bibliográficas

1) Abraham R, Kamath G. Midline diastema and its aetiology: A review. Dent Update, 2014 Jun, 41(5):45760, 462-4.

2) El-Badrawy W, El-Mowafy O. Comparision of porcelain veneers and crowns for resolving esthetic problems: Two case Reports. JCDA, 2009 Dec, 75(10): 701-4.

3) Sundfeld R, Machado L, Oliveira F, Santos E, Lugato I, Neto D. Conservative reconstruction of the smile by orthodontic, bleaching and restorative procedures. European Journal of Dentistry, 2012; 6:105-109.

4) Hwang SK et ali. Diastema Closure using direct bonding restorations combined with ortodontic treatment: a case report. RDE 2012; 37(3): 165-9

Já conhece a Surya Dental? Clique aqui e confira os melhores preços!!!!

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
como-usar-o-whatsapp-no-consultorio

Como usar o WhatsApp no consultório

Próximo artigo
profissao dentista

Profissão dentista: por que ingressar nessa carreira?

Posts relacionados