Como atender seus pacientes de forma positiva

Cada consulta odontológica começa no primeiro contato com qualquer profissional da clínica, seja ele o atendente, assistente ou doutor. Pensar com carinho nas etapas de atendimento é transformar a ansiedade do paciente antes do procedimento clínico em tranquilidade ao final. Qualquer sinal de agradecimento do paciente traz uma satisfação enorme aos profissionais que atuam na área de saúde. Fazer o cliente perceber a qualidade do serviço prestado gera segurança, comodidade e indicações do seu consultório para novos clientes.

A sensação de bem-estar do paciente começa antes da chegada no consultório. Ser bem atendido pelo telefone, receber, informações corretas e verdadeiras sobre o local, ter uma boa localização e um estacionamento facilitado já causam impressões positivas. Para transmitir uma boa imagem, a recepção deve ser bem iluminada, conter acomodações suficientes e confortáveis, estar sempre organizada, com um lavabo limpo e boas distrações disponíveis (música calma, televisão em canais de entretenimento leve e com som baixo, revistas atualizadas e brinquedos para as crianças). Surpreender os clientes também é uma boa opção. Mudar a decoração do consultório e colocar novas e diferentes distrações na sala de espera, como computadores com acesso a internet, vista para a cidade ou para um jardim e alimentos apropriados para a dieta dos pacientes pode ser um diferencial que atrairá mais indicações para sua clínica. Ao realizar grandes mudanças, fazer uma pesquisa de opinião para entender os interesses, o que agradou ou desagradou o paciente no consultório, é uma ferramenta fácil e eficaz para reparar os erros.

Da mesma forma que o paciente deve estar no consultório no horário marcado, ele deve ser atendido sem atrasos para não gerar incômodo e impaciência. Na hora da consulta, identifique de forma personalizada cada paciente. Perder alguns minutos de conversa será uma forma de ambos saírem ganhando. Tente entender os sentimentos, motivações e expectativas de quem está a sua frente. A partir disso, converse sobre coisas positivas relacionadas a ele, auxiliando a tranquilizá-lo para o procedimento. Principalmente, esteja disposto a explicar cada etapa do atendimento de maneira simples, traduzindo os termos médicos da melhor forma possível, com analogias e imagens.

Se seu papel é melhorar os sorrisos de seus pacientes, saiba que uma das formas de atingir esse objetivo é arrancando sorrisos deles! Manter a equipe de trabalho alegre faz com que essa energia seja passada de pessoa para pessoa. A motivação dada a eles durante cada procedimento também é essencial para que saia satisfeito e indique sua clínica a conhecidos. O tratamento começa antes de seu paciente chegar na clínica e termina muito depois do fim da consulta. Com essas pequenas ações é possível alterar verdadeiramente a visão do paciente sobre seu consultório, a aceitação e andamento dos procedimentos clínicos e a satisfação ao final.

Marketing Surya

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3 comentários
  1. Boa Tarde!

    Parabéns pela forma positiva e a cordialidade e um bom atendimento inicial

    é fundamental em qualquer atividade. Na maioria das vezes o primeiro

    contato é decisivo para um bom relacionamento entre o paciente e o

    profissional.

    Saudações.

    Ivan Schardong CD

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