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Surya Dental

Como fidelizar meus pacientes em Odontologia?

Quando pensamos em marketing em odontologia a primeira coisa que vem a cabeça de 99% dos colegas dentistas e captar pacientes novos. Esse procedimento é extremamente válido pois oferece uma oxigenação à sua carteira de pacientes, mas tem um custo na maioria das vezes elevado.

Quando o profissional já tem uma boa carteira de pacientes, ativos e inativos, o sugerido é utilizar ferramentas de marketing de relacionamento para fidelizar e, por que não até mesmo, recuperar pacientes que estão afastados por um longo período? Isso pode lhe ajudar a aumentar o faturamento de seu consultório.

Na hora de fidelizar a sua marca, que pode tanto ser seu nome como profissional de odontologia ou a marca de sua clínica ou consultório de odontologia nem sempre basta só a qualidade. Atualmente diversas pesquisas mostram que um cliente fidelizado é lucro na certa, pois ao invés de você gastar sua verba de marketing toda com propagandas massivas para alcançar novos pacientes, você tem a oportunidade de manter os já conquistados que trazem mais clientes para você com o famoso boca-a-boca. Ou seja, a verba que seria utilizada para investir em marketing para captar novos pacientes, pode ser utilizada para reforçar o seu padrão de atendimento interno, sua qualidade, sua estrutura etc.

Para fidelizar um paciente você precisa ter credibilidade no mercado e encontrar diferenciais que podem mudar o jogo em relação aos seus concorrentes. Segue abaixo uma lista que pode ajudar você profissional saber o que os pacientes realmente procuram, para assim melhor atendê-los.

Mas afinal, o que os pacientes procuram?

  • Ambiente agradável – Enfim, ninguém gosta de visitar uma lugar com tudo revirado e pessoas que não estão a fim de receber visitas. Certo? Outra coisa, ofereça conveniências (estacionamento, fácil acesso, horários flexíveis).
  • Facilidade de pagamento – alguns gostam de desconto à vista, outros de oportunidades vantajosas de parcelamento, tenha diversas formas que possibilitem escolha para seu paciente.
  • Diferenciais – Aquilo que faz o cliente ficar boquiaberto (literalmente e antes mesmo de sentar em sua cadeira) e falar: “Nossa, é show!” O diferencial vai vender você, seu serviço, sua clínica, seu consultório, enfim sua marca sem deixar sombra de dúvidas na hora da aquisição.
  • Atendimento – Todo mundo quer ser bem tratado quando está consumindo algo, logo, se um cliente entra numa consultório e é super mal atendido ele não volta nunca mais, isso é fato.

Autor (a): Marcos Rocha – Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior, Personal & Professional Coach.

Fonte: Marketing em odontologia

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