COMO USAR O WHATSAPP NO CONSULTÓRIO

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Com o atual e agitado estilo de vida contemporâneo as pessoas e, principalmente, os profissionais necessitam de soluções que facilitem suas atividades, ou pelo menos uma parte delas. As novas tecnologias, em especial aquelas empregadas em sistemas mobile, são ferramentas que podem ser muito úteis nesse sentido. Dicas de softwares para gerenciamento aqui.

O WhatsApp Messenger é, sem dúvida, uma das mais proeminentes, já com 1 bilhão de usuários no mundo. Apenas no Brasil, há cerca de 168 milhões de Smartphones em uso (Fonte: FGV SP)

Uma das grandes vantagens que ele pode trazer, é a redução de gastos com telefonia tradicional, algo que é bastante interessante para o segmento odontológico, que precisa estar em constante relacionamento com os pacientes.

Você já pensou em utilizar o WhatsApp em favor do seu consultório? Veja a seguir algumas formas de empregá-lo.

Seja qual for o caso, é sempre importante deixar claro para os pacientes quais são as regras para o contato via aplicativo. O dentista tem de saber como estabelecer a abordagem, a fim de que as esferas profissionais e pessoais não se confundam.

 

1. Número Pessoal X Número Profissional

Evite usar o seu número pessoal para contato com seus pacientes, por que é bem comum tentarem contato para marcações, dúvidas e consultas online. É importante separar o pessoal do profissional ou isso vai causar confusão nos pacientes. Logo na primeira consulta, deixe claro o horário em que estará acessível, para que eles saibam em que momento podem encontrá-lo. Tenha um número exclusivo para atendimento e deixe sua secretária responsável por isto.

Durante o preenchimento da ficha de avaliação sempre peça permissão ao cliente para se comunicar pelo aplicativo.
Para evitar confusão, coloque na foto do aplicativo algo que lembre seu consultório. Se tiver uma logo, ótimo. Se não, coloque algo que lembre seu consultório e coloque no seu status o horário de funcionamento.

 

2. Atenda em tempo real

Claro, o que seria do WhatsApp sem a troca de mensagens instantâneas? Essa experiência é muito importante para não transformar o uso da ferramenta em um contato frio e distante. Uma vez que você dá a liberdade ao seu paciente para entrar em contato por meio desse canal, algumas questões logo vão aparecer, como mensagens em horários inapropriados ou o pedido de informações que devem ser fornecidas apenas em consultas.

Para evitar desgastes na relação paciente e dentista deixe textos prontos para que, se a secretária esteja ocupada e não possa responder como  por exemplo: Olá! Visualizamos seu recado. Em até 30 minutos entraremos em contato.
Caso a sua secretária tenha dificuldades em lidar com a rotina do consultório, e ao mesmo tempo, com o Smartphone ela pode fazer uso do aplicativo no computador. Clique aqui para saber como faz
Conforme comentamos, é fundamental deixar claro o horário em que você está disponível, bem como esclarecer que tirar as dúvidas nesse aplicativo não substitui a consulta presencial. Assim, a definição sobre quais dúvidas podem ou não ser sanadas por esse meio vai depender do que você achar mais apropriado.
3. Agende, Confirme e Lembre as consultas

Ir ao consultório só para marcar uma consulta pode ser desgastante para algumas pessoas. Mas se for possível realizar o agendamento por WhatsApp, o problema se resolve num instante. Isso também ajuda a diminuir o fluxo de movimento na clínica que, então, pode manter um clima mais tranquilo e agradável.
Enviar mensagens de confirmações e lembretes sobre horários de atendimento são outras obrigações que se tornam simples com o messenger.

 

4. Envie Materiais Educativos

Divulgar campanhas, sugerir links e oferecer materiais educativos ganham agilidade e praticidade com a adoção do WhatsApp. Essa é uma maneira altamente relevante de trabalhar o Marketing de Conteúdo, que gera credibilidade para o nome do dentista e todo o seu negócio.

 

5. Divulgue Campanhas

Esse tipo de ação merece destaque, pois há muitas campanhas importantes que precisam de uma visibilidade maior, sejam elas de caráter promocional, social ou educativo. Ao invés de investir em mídias pagas para divulgar o trabalho, aposte no serviço de mensagens instantâneas. Mas não exagere na frequência de envios. Caso contrário, os usuários podem facilmente bloquear a comunicação.

 

6. Oriente sobre o Tratamento

Encaminhar a relação de cuidados e procedimentos que o paciente deve ter durante um tratamento é um ótimo auxílio para a obtenção de melhores resultados. Esteja disponível nas emergências: Pós operatório, risco de dor ou o uso de aparelhos ortodônticos são situações que exigem uma atenção especial. Seja prestativo e esteja pronto para ajudar nestes casos de necessidade. Isso conta pontos positivos.

 

7. Cuidado com as Mensagens 

Cada mensagem enviada é uma oportunidade de mostrar o comprometimento e seriedade do seu consultório com as pessoas. Por isso, nada de ser intrusivo com mensagens excessivas e desnecessárias. Fique atento também em relação aos erros de escrita, mesmo se tratando de um ambiente virtual e, teoricamente, mais informal.
Caso receba alguma crítica nunca tente argumentar ou discutir por este meio de comunicação, entre em contato com o paciente, pessoalmente ou via telefone, mas nunca via aplicativo. É sempre bom lembrar que o uso deve ser estritamente correto e profissional para evitar problemas futuros, inclusive de natureza judicial. Não se esqueça que um comportamento inadequado pelo aplicativo, pode gerar um print de tela e viralizar nas redes sociais gerando prejuízo ao consultório.

 Defina uma estratégia e utilize o WhatsApp a seu favor, estar próximo dos seus pacientes elevará a sua excelência e trará resultados positivos para seu consultório.

Referências: G1, iClinic Blog e Empreeda Dentista

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