Dentista com propósitos!

Dentista com propósitos!

dentista com propósito

Dentista com propósito? Continue lendo para entender como exercer sua profissão de dentista com mais confiança.

Meus queridos amigos, tenho recebido alguns e-mails de colegas relatando algumas dificuldades pessoais e problemas como ansiedade, stress e desânimo advindos de dificuldades da vida profissional.

A odontologia é uma profissão que exige um grande preparo físico, intelectual e emocional. Isso é um fato! Em alguns momentos de reflexão, após um exaustivo dia de trabalho, já me peguei caindo em perguntas do tipo: Será que não existe algo mais fácil para eu fazer?

Você já pensou algo parecido?

Pode ser que você esteja deixando de lado a razão e o porquê de fazer tudo o que faz e se esquecendo do que a odontologia já fez por você. Certa vez Epicuro disse: “as pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo”.

É importante observar e sentir que esse tipo de pensamento (“Será que não existe algo mais fácil para eu fazer”) vem de um pensamento de fuga, ou seja, estou aqui como dentista, mas rejeito minha profissão. Isso pode causar pensamentos contínuos e gerar altos níveis de stress. Por outro lado é importante que um pensamento como esse surja, pois demonstra que você quer mais qualidade de vida e resultados financeiros melhores.

Se você está lendo este artigo, você é como eu, queremos muito mais para nossas vidas do que os resultados que temos tido até agora e não estamos dispostos a esperar que alguém faça isso por nós. Um grande treinador e amigo, chamado Amauri Pereira, fez uma metáfora sobre assumir o controle de nossas vidas rumo àquilo que queremos:

Há somente dois lugares para você ocupar no “carro” chamado sua vida, ou é no banco do carona ou no “TRONO” do motorista! Se você escolher estar no banco do carona, você permite que alguém guie a sua vida e controle esse carro e o leve para onde quiser. Se você é um dentista que permite se desvalorizar, ou ainda, coloca seus resultados nas mãos das circunstâncias como crises, governo, salário, competição, desculpas e negatividades, você precisa assumir seu verdadeiro lugar no carro, que é o “TRONO” do motorista. Você merece estar conduzindo o carro da sua vida, vendo as paisagens que você quer e escolhendo o seu destino e valorizando seu trabalho da forma que bem entender.

Pare um pouco agora e com calma responda as perguntas abaixo. Elas podem ser respondidas mentalmente, mas lembre-se de detalhes do que viu, do que ouviu e do que sentiu nesses momentos da sua vida. Faça, é recompensador!

Recorda-se da sua formatura? Como era o lugar? Que sentimento brotava no seu coração? O que as pessoas diziam para você? O que você queria fazer pelos pacientes? Qual era o futuro irresistível que você desenhava para você?

E depois da Formatura? Qual foi o paciente que sorriu e lhe elogiou pelo trabalho que você fez? Quantas vidas foram transformadas pelas suas mãos até hoje?

Para quem você trabalha exaustivamente? Qual o grande propósito?

A resposta a essas perguntas começa a alavancar alguns motivos, talvez muito fortes, que faça você continuar! Você é único e seu talento é único, e o DLA está aqui para canalizá-lo ainda mais para a vitória.

Lembre-se que assumir seu lugar na direção do carro chamado sua vida é dizer para si mesmo “Tenho de mudar agora! É a minha”. Não permita que após este mês você se dê conta que já se aproxima o fim de ano e já é ano novo mais uma vez e sua vida continua a mesma, seus medos os mesmos, as suas dúvidas as mesmas e os seus snhos, quem sabe ficará para algum dia!

Eis porque, talvez, um trabalho mais fácil não seja para você:

“O sentido máximo da jornada não deve ser nem o alívio nem o êxtase para si mesmo, mas a sabedoria e o poder para servir os outros. Uma de muitas distinções entre celebridade e o herói é que a primeira vive para si mesma, enquanto o segundo age para redimir a sociedade” (Joseph Campbell).

 

Autor: Dr. Wanderley de Almeida Cesar Jr.
Sobre o autor: Clínico em tempo integral, CEO & Founder da Odontostudio Franquias Inteligentes, Mentor e Head Trainer do DLA – Dentistry Leadership Academy, Especialista e mestre em dentistica pela FOB/FORP-USP, diretor de mídia da SBOE – Sociedade Brasileira de Odontologia Estética. Especialista com MBA em Marketing, Practioner, Master e Trainer em PNL – Programação Neurolinguística (Amadeus Talentos – Espanha). Professional e Self Coach (IBC, European Coach Association e Global Coaching Comunity), Behavioral Analyst Assesment e especialista em Psicologia Evolucionista da Necessidades Humanas pela Matrix University.
Fonte: 38ª Edição – Revista Surya News

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
comunicação corporal para dentistas

Comunicação corporal para odontologistas

Próximo artigo

Apicectomia: Estudo de caso clínico

Posts relacionados