Dor de cabeça pode ser causada por falta de dente

Sabe aquela dor de cabeça chata, que não vai embora? Mesmo quando não é tão forte, ela atrapalha tudo: você trabalha mal, pouco se diverte mesmo nos momentos que deveriam ser os mais agradáveis, fica impaciente com tudo e sente até aquele mau humor, típico de quem não está conseguindo ser o seu 100%. Essa dor de cabeça pode ter várias causas possíveis – e boa parte delas podem estar associadas aos seus dentes.

Sim, a dor de cabeça pode ser resolvida no dentista! E por vários motivos diferentes, como má oclusão, bruxismo e – quem diria – até mesmo a falta de um dente. Portanto, se você sofre desse mal, faça um acompanhamento para identificar os possíveis problemas. A solução pode ser bem mais simples do que imagina.

Como a falta de um dente pode causar dor de cabeça?

Tudo está associado à ATM (articulação têmporo-mandibular), que é a articulação responsável pela abertura da boca. Ela é, na verdade, o conjunto de ligamentos, músculos de mastigação e ossos do maxilar e da mandíbula, dentes e outras estruturas.

Imagine que, quando uma pessoa perde um dente, ela acaba usando muito mais o outro lado da boca para triturar os alimentos. Sem perceber, ela está sobrecarregando a ATM. Isso é um tipo de alteração na mordida, que os dentistas chamam de má-oclusão. Como essa articulação fica perto do ouvido, quando não funciona adequadamente, acaba gerando alguns problemas, como dor de ouvido, tontura, labirintite e mesmo a dor de cabeça.

Se você perdeu um dente e sente algum desses efeitos, provavelmente um implante dentário é indicado para o seu caso. Por isso, procure um dentista para uma avaliação. Os problemas causados por essa perda podem ir além do estético.

Existem outros problemas dentários que também causam dor de cabeça?

As razões relacionadas aos dentes que levam à dor de cabeça podem ser diversas. Uma simples falha no encaixe da arcada dentária pode passar despercebido, mas sobrecarrega a mandíbula, e o resultado é aquela dorzinha que não passa.

O maior problema é que essas dores de cabeça acontecem por causa de dentes saudáveis! Segundo o Serviço de Neurologia do Hospital das Clínicas da UFMG, cerca de 80% das pessoas com enxaqueca apresentava algum tipo de disfunção temporomadibular (DTM). E como os dentes estão saudáveis e bem alinhados, esteticamente bonitos, isso acaba passando batido.

Os problemas mais comuns e que acabam gerando a dor de cabeça são o bruxismo(ranger de dentes), briquismo (apertar os dentes muito forte), problemas de má oclusão (fechamento incorreto da boca, quando a arcada superior e a inferior se encaixam de maneira inadequada) e mordida cruzada. Quem tem algum desses problemas sobrecarrega o músculo, gerando uma tensão muito concentrada na face.

Clique aqui e saiba como tratar o Bruxismo

A boa notícia é que a solução para alguns desses problemas é simples: o bruxismo e o briquismo são tratados com o uso de placas miorelaxantes, específicas para o músculo facial – e assim, adeus dor de cabeça.

Já a mordida cruzada ou os casos de má oclusão podem requerer tratamentos ortodônticos, como o uso de aparelhos dentários. Em alguns casos, até mesmo a cirurgia pode ser indicada. Por isso, o ideal é procurar um dentista para o diagnóstico o quanto antes! Se possível, ainda na infância. Quanto mais cedo o problema for identificado, melhores as chances do tratamento.

E é claro que uma  avaliação de um dentista não dispensa uma consulta com um médico, para avaliar se há outras razões para a dor de cabeça.

Surya Dental, há mais de 24 anos no mercado odontológico. Clique e confira o Catálogo Virtual.

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Transformação do Sorriso com Laminados Cerâmicos Associados a Elemento Dental Fraturado

Próximo artigo

Implantes Curtos Com Conexão Protética Cônica Suportando Coroas Unitárias

Posts relacionados