Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Surya Dental

Em nova pesquisa, vinho tinto aparece como solução no combate as cáries

Quem estava procurando um bom motivo para apreciar uma taça de vinho tinto no jantar, nós temos um: Um novo estudo descobriu que vinho tinto, assim como o extrato de semente de uva, pode potencialmente ajudar na prevenção de cáries.

O estudo, que aparece no ACS’Journal of Agricultural and Food Chemistry, pode levar ao desenvolvimento de produtos naturais que podem afastar problemas dentários com poucos efeitos colaterais.

O time de pesquisadores, M. Victoria Moreno-Arribas e colegas, explicam que problemas dentários são extremamente comuns no mundo. Cáries, doenças periodontais e perda dos dentes atingem entre 60 e 90 porcento da população global. O problema começa quando certas bactérias na boca se reúnem formando um biofilme, que são comunidades de bactérias difíceis de matar. Elas formam placas e produzem um ácido, que começa a danificar o dente. Escovando os dentes, o fluoreto na pasta de dente e a água podem diminuir as placas de bactérias, mas os efeitos são limitados.

Alguns estudos sugerem que extrato de semente de uva e vinho podem diminuir o aumento das bactérias, o que estimulou o time de Moreno-Arribas a testar pela primeira vez, em condições reais, a relação entre o consumo do vinho e o combate as cáries.

Eles cresceram culturas de bactérias responsáveis por problemas dentais em formato de biofilme. Eles então passaram a mergulhar os biofilmes por alguns minutos em diferentes líquidos, como vinho tinto, vinho tinto sem álcool, vinho tinto com altas taxas de extrato de semente de uva, água e ácool com 12% de ethanol, para que fosse possível a comparação.

Vinho tinto, com ou sem álcool e vinho com mais extrato de semente de uva foram os mais eficientes em acabar com as bactérias causadoras da cárie.

Leia mais em (fonte): http://www.sciencedaily.com/releases/2014/05/140521133617.htm

Referência da pesquisa:

Irene Muñoz-González, Thomas Thurnheer, Begoña Bartolomé, M. Victoria Moreno-Arribas. Red Wine and Oenological Extracts Display Antimicrobial Effects in an Oral Bacteria Biofilm Model. Journal of Agricultural and Food Chemistry, 2014; 62 (20): 4731 DOI:10.1021/jf501768p

 

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio