É preciso escovar os dentes três vezes por dia?

Embora poucas pessoas questionem a importância de se escovar os dentes, muitas têm dúvidas em relação à frequência com que devem fazê-lo: seria necessário escovar a cada refeição, ou bastaria escovar uma ou duas vezes por dia?

Conheça alguns alimentos que auxiliam na limpeza dos dentes.

“Três vezes por dia é o melhor”, opina o dentista Michael Sesemann, presidente da Academia Americana de Odontologia Estética. Se houver muito tempo entre uma escovação e outra, diz, pode ocorrer a formação de placa bacteriana, o que elevaria o risco de inflamação na gengiva, além de outros problemas odontológicos. O cirurgião dentista Marcelo Rezende concorda com a recomendação: pelo menos três vezes por dia, após as refeições e antes de ir dormir – se você costuma fazer mais de três refeições diárias, porém, considere a ressalva de Sesemann: “Mais do que quatro escovações diárias poderia começar a parecer compulsivo”.

Saiba a importância do cuidado dental pediátrico.

Porém um estudo do governo britânico feito com 13 mil crianças em 1975 concluiu que não há impacto entre frequência da escovação e cáries. Apesar de três escovações serem mais seguras para manter a boca saudável muitos dentistas sabem que vários de seus pacientes tem uma boa saúde bucal escovando os dentes apenas uma vez ao dia. A freqüência da escovação tem menos impacto do que o cuidado em fazer uma escovação meticulosa para alcançar todas as superfícies e inibir a formação de placa. Você usa fio dental diariamente?

Logo após a refeição uma fina barreira é formada para proteger os dentes. O problema é que ela é um meio bom para certas bactérias se aderirem, formando placa. A maturação da placa normalmente leva 24h, portanto escovando os dentes uma vez ao dia é possível inibir que ela se estabeleça nos dentes.

A recomendação de duas ou três escovadas ao dia ocorre por não ser possível garantir que todo paciente atinja 100% da área dos dentes em uma única escovação diária. Para melhores resultados os dentistas aumentam o tempo de exposição dos seus dentes à escova, reduzindo as chances de formação de placa.

Já emprestou sua escova de dente? Saiba aqui o risco que você passou.

O excesso de escovação pode expor a raiz dos dentes, especialmente se for feita com força e intensidade.

Quanto ao tempo, ele recomenda que se escove os dentes durante dois minutos (para tornar a tarefa menos maçante, Sesemann sugere que você faça alguma outra atividade durante a escovação, como assistir TV).

Fonte: hhypescience.com

Precisa abastecer seu consultório? Vem para Surya Dental  e garanta os melhores preços!

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Como lidar com as reclamações dos clientes

Próximo artigo

Água engarrafada é um dos 10 vilões da saúde dental

Posts relacionados