5 motivos para investir na especialização do auxiliar odontológico

auxiliar odontológico

Você conhece a importância de investir na capacitação do seu auxiliar odontológico? Sabe quais os cursos ele deve fazer e quais o auxiliarão no atendimento ao paciente e nos procedimentos cirúrgicos? Pois, está mais do que na hora de você perceber a importância da capacitação deste profissional para a melhora da produtividade da sua clínica.

Uma equipe qualificada contribui para a melhora do atendimento e da experiência dos pacientes em seu consultório. Descubra agora cinco motivos para investir no preparo de seus colaboradores.

1 – Exigências do mercado

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e as pessoas buscam, cada vez mais, os melhores profissionais e serviços. E essa exigência se aplica a todos os setores de produtos e serviços e engloba também sua equipe.

Afinal, dentro de um consultório o auxiliar prepara os instrumentos, monta a mesa cirúrgica e auxilia o cirurgião dentista. É responsável também pela assepsia dos materiais e preparo do paciente.

Quando levamos em conta todas as atribuições deste profissional, entendemos também que quanto melhor for o seu grau de especialização, melhores serão os serviços prestados. E isso certamente irá refletir em todas as etapas do atendimento.

2- Confiança do paciente

Na rotina do auxiliar odontológico geralmente encontramos o atendimento ao público. Ele provavelmente será o primeiro contato com o paciente e responsável pela impressão passada a respeito do seu consultório.

Por isso, é importante que ele tenha propriedade sobre os assuntos relacionados a odontologia e saiba se portar na presença de seus pacientes. Boas indicações já na recepção aumentam a confiança do paciente, que se sentirá mais seguro em relação ao atendimento recebido.

3- Otimização do tempo

Otimizar tempo significa poupar desperdícios e realoca-lo para funções que realmente precisam do seu conhecimento específico. Uma ótima forma de se alcançar esse resultado é com a capacitação de seu auxiliar odontológico em informática, por exemplo.

Isso, porque para otimizar o tempo dentro dos consultórios, você poderá delegar a esse profissional tarefas de atualização que lhe pouparão um tempo precioso, como monitoramento e alimentação dos softwares clínicos, agendas de pacientes, planilhas de estoque e outras rotinas administrativas.

4- Melhora de competitividade

Para assegurar sua competitividade no mercado, as clínicas precisam de profissionais capacitados, que possuam conhecimentos teóricos e práticos e estejam aptos a desempenhar suas funções. Uma equipe bem treinada e afiada aos principais procedimentos da clínica pode alcançar resultados excelentes, diminuindo desperdícios e o tempo necessário para o atendimento.

Outro quesito que deve ser levado em consideração é a capacitação em novas técnicas e tecnologias, que podem tornar sua clínica referência em procedimentos e melhorar a competitividade de seu consultório. O que mais uma vez mostra que ao investir na capacitação de seu auxiliar odontológico você estará investindo em sua clínica.

5- Menor rotatividade do auxiliar odontológico

Quando investimos em capacitação do auxiliar odontológico somos impelidos para uma via de mão dupla onde o empregador investe em qualificação e recebe uma mão de obra cada vez mais especializada. Essa colaboração, alinhada aos objetivos da empresa, contribui para a melhora da performance do consultório como um todo.

Leve em consideração também que esse tipo de ação, em conjunto a uma boa política de trabalho, reduz os custos com rotatividade e, consequentemente, os custos com demissões, contratações e treinamento de novos funcionários.

Estes são apenas alguns exemplos que mostram que investir em capacitação de seus colaboradores irá maximizar seus resultados. O conhecimento facilitará e muito a vivência nas rotinas cotidianas do consultório ou clínica odontológica. Leia o post sobre odontologia à distância e entenda os novos rumos no ensino.

Quer receber nossas novidades? Deixe seu e-mail.

Deixe um comentário