Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Surya Dental

Estudo mostra que café pode travar cáries dentárias

Um estudo brasileiro publicado recentemente demonstrou que consumir café “Robusta”, um café produzido no Brasil e no Vietname, pode beneficiar a saúde oral e travar as cáries dentárias. As análises realizadas em laboratório revelaram que este tipo de café tem a capacidade de mineralizar o esmalte dentário.

Para determinar as mudanças na concentração de cálcio, os investigadores expuseram fragmentos de dentes a um extrato deste café. Segundo os cientistas, as concentrações de cálcio aumentaram depois de apenas quatro dias de tratamento, o que de acordo com os responsáveis pelo estudo pode dever-se ao efeito antibacteriano dos extratos de café.

Andréa Antonio, um dos responsáveis pela investigação, acredita que o café “Robusta” tem um efeito inibidor no desenvolvimento de cáries e pode vir a ser considerada uma substância “anti cáries” no futuro.

Autor(a): Ana Rita Costa

 

História do Café
Produzida a partir dos grãos do fruto do cafeeiro, o café é uma bebida que tradicionalmente é servida quente, porém, atualmente existem algumas receitas que servem o café gelado. Em 1980, ele era a segunda mercadoria mais vendida em todo o mundo, ficando atrás apenas do petróleo.

O café começou a ser produzido nas terras altas da Etiópia, mas foi através do Egito e da Europa que ele difundiu-se para o restante do mundo. Em 1727, o governador do Estado do Grão-Pará enviou o sargento-mor Francisco de Melo Palheta em uma viagem, encarregando o oficial de conseguir trazer algumas mudas de café para plantação. Na Guiana Francesa, o sargento conseguiu ganhar a confiança da esposa de um importante político de lá, e foi ela quem deu uma muda de café-arábico, trazida para o Brasil de forma clandestina.

Hoje em dia, os brasileiros são responsáveis pelo consumo anual de 20 milhões de sacas de café, o que equivale a 173 bilhões de xícaras. O volume de café torrado e moído exportado tem diminuído com o passar dos anos, e um dos principais motivos é o surgimento dos cafés blends, que misturam diferentes tipos de café.

Fonte: www.calendariobr.com.br / www.calendariobr.com.br

Leia mais sobre o Café;

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Feito por Nerau Studio