Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Surya Dental

Eu quero ser…. Dentista!

Se algum dia, lhe passou pela cabeça fazer faculdade de Odonto, ou se ainda está na dúvida sobre onde essa profissão pode te levar, aqui estão algumas dicas e explicações sobre os profissionais mais “sorridentes” do mercado.

Quero ser dentista

A odontologia é a ciência que estuda o tratamento dos dentes, boca e dos ossos da face. O dentista cuida da saúde e da estética da boca, embora estejam diretamente ligados. Cirurgias, restaurações, limpezas, extrações, instalações de próteses, são entre várias outras, atividades que fazem parte da vida profissional de um dentista. É responsável também, pela prevenção e cura de doenças da gengiva, bochecha e da língua.

Geralmente, o dentista faz sua carreira em um consultório particular. No inicio é comum dividir espaço com outros colegas de profissão, devido ao alto custo dos equipamentos de trabalho.

Após formar-se na faculdade, é preciso registrar-se no Conselho Regional de Odontologia para exercer a profissão. Esse Conselho, assim como os que representam as demais profissões, tem como função a valorização e fortalecimento dos profissionais e, mais ainda, de apoio à sociedade civil ao impedir atos lesivos efetivados por pessoas que fazem do exercício profissional um meio de conseguir benefícios de forma desonesta. Portanto é importantíssimo que você seja um profissional registrado no conselho que represente sua classe.

A partir do ano de 2009, cirurgiões dentistas tiveram a liberação para tratar seus pacientes com acupuntura, fitoterapia, terapia floral, hipnose, homeopatia e laserterapia. Isso fez com que aumentasse ainda mais o leque de opções em especializações.

As áreas de especializações mais exercidas hoje:

Clínica geral: Restaurar e extrair dentes e implantar próteses.

Dentística restauradora: Restabelecer a forma e a função dos dentes, clarear e corrigir sua estética.

Endodontia: Tratar alterações na polpa e na raiz dos dentes.

Estomatologia: Diagnostica e trata doenças da boca.

Implantodontia: Realizar cirurgias e próteses isoladas, parciais ou completas (dentaduras) nos maxilares, utilizando implantes.

Odontogeriatria: Cuidar da saúde bucal do idoso.

Odontopediatia: Cuidar da saúde bucal da criança.

Odontologia legal: Fazer exame e perícia judicial e elaborar atestados e laudos técnicos, identificar cadáveres pela arcada dentária.

Patologia bucal: Fazer exame laboratorial para identificar doenças.

Periodontia: Cuidar das gengivas e dos ossos que dão sustentação aos dentes, fazendo cirurgias, raspagens e outros procedimentos no entorno dos dentes.

Buco-Maxilo-Facial: Diagnosticar e tratar doenças, traumatismos, lesões e anomalias, congênitas e adquiridas, do aparelho mastigatório e anexos e, estruturas crânio faciais associadas.

E como anda o Mercado de Trabalho para esses profissionais?

Quero ser dentista

Se você pensa em sair da faculdade e montar seu próprio consultório, prepare-se para uma concorrência “feroz”. A procura pelo curso de Odontologia, tem aumentado a cada ano. Há quem diga que a área clínica está saturada há anos, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde concentra-se 60% do total de dentistas do país. Apesar de enxergar a saturação do mercado, como um incentivo ao profissional de buscar ainda mais qualificação ao serviço que oferece, especialistas sugerem também, um outro caminho a seguir, a carreira de bacharel. Podendo atuar como professor universitário, dar aula em outras instituições ou ministrar cursos.

Há também a possibilidade de se tornar um funcionário público e fazer parte dos programas do governo que possibilitam o acesso da população carente ao profissional dentista. Sabe-se que hoje, o setor público é o maior empregador profissional. Contando com o Sistema Único de Saúde (SUS), o número de cirurgiões-dentistas no setor púbico, ultrapassa os 70 mil.

Outro dado interessante, é que em junho de 2010, o Ministério da Saúde editou uma portaria que dá a pessoas com necessidades especiais, o direito de atendimento odontológico em hospitais públicos. Assim, continuam sendo criadas mais vagas para esse atendimento e, profissionais especialistas em pediatria, geriatria e doença bucal devem ser os mais requisitados.

Se comparada a outras áreas da saúde, as dificuldades são as mesmas. A busca incessante por esses cursos, cresce na mesma proporção em que a população se conscientiza sobre a necessidade desses profissionais. Portanto não tenha medo! Siga sua vocação. Ao fazer aquilo que lhe dá prazer, você certamente encontrará uma forma de alcançar o sucesso profissional.

Redação Surya Dental – Fernanda Benitte – Graduada em Marketing

 

Comentários

  1. Adorei seu post! Muito obrigado mesmo, estou construindo
    um site sobre dentistas e seu artigo ajudou bastante, levantei informacoes sobre tratamentos dentarios, a importancia da higiene bucal entre outros fatores.
    Vou te adicionar aos favoritos.

  2. Muito legal seu artigo, interessante e com
    muitas informações, vou te adicionar aos favoritos.
    Obrigado!

    Review my web site: SR Ar Condicionado Automotivo

    1. Obrigada!
      Ficamos lisonjeados em fazer parte de sua lista de sites favoritos.
      Esperamos que nosso conteúdo continue lhe agradando.

      Att
      Equipe Surya Dental

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Feito por Nerau Studio