Exomarketing: 6 ações para o seu consultório odontológico

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Podemos chamar de exomarketing todas as medidas de marketing externas que visam se relacionar com pessoas fora da empresa. Quando falamos em consultórios odontológicos, há uma série de ações que podem ser realizadas e gerar bons resultados, fortalecendo os laços com os pacientes antigos e atraindo novos.

Continue a leitura para descobrir seis ações de exomarketing para o seu consultório odontológico!

1. Lembranças em datas especiais

Para fidelizar seus clientes, prestar os serviços odontológicos é o mínimo que seu consultório deve fazer. Isso porque, independentemente da qualidade dos serviços, há diversos outros cirurgiões-dentistas.

Mostrar apreço pelos pacientes, por outro lado, pode cativá-los e fazer com que procurem seus serviços novamente. Portanto, em datas especiais (como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal), procure mandar mensagens e lembranças, demonstrando que eles são importantes para seu consultório.

Mantenha também o registro de aniversários atualizados para enviar felicitações. Isso pode ser feito por WhatsApp, porém não envie uma mensagem pronta. Faça um texto individual e nominal para cada paciente.

Esse tipo de ação é uma excelente maneira de gerar mais indicações, pois muitas vezes as pessoas que receberam essas lembranças contam a amigos e parentes.

2. Publicações de artigos

Esse tipo de ação pode garantir credibilidade aos profissionais de Odontologia, sejam eles docentes ou não. Isso porque o público vê com bons olhos a publicação de artigos, sendo uma evidência de que o cirurgião-dentista continua estudando e se atualizando.

O processo de organização de um artigo pode ser demorado e trabalhoso, portanto, ao menos que você se interesse pela área acadêmica, não opte por essa ação de exomarketing.

3. Contribuição em matérias

Em veículos de imprensa ou blogs sobre Odontologia, muitas vezes, é necessário o respaldo de um profissionais durante a preparação de determinadas matérias. Uma forma de divulgar seus serviços pode ser contribuindo para esse tipo de conteúdo.

Peça para que sejam incluídos seus dados, como nome e inscrição regional.

4. Participação em palestras e cursos

Uma excelente ação de exomarketing para conhecer pessoas e ser visto é estar presente em cursos e palestras, seja como palestrante ou apenas participante.

No primeiro caso, você pode ser preletor de eventos sobre saúde bucal na sua cidade, sejam eles públicos ou privados. Elabore materiais com dicas sobre escovação e alimentação para atrair seu público.

Já como participante, é possível frequentar palestras de outros profissionais em congressos de Odontologia. Assim, você poderá fortalecer sua rede de contatos e se tornar mais conhecido na área.

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5. Parcerias

Uma forma de conseguir mais clientes sem precisar investir muito dinheiro é fazendo parcerias. Para isso, converse com profissionais de outras especialidades ou até médicos que tenham um público similar (pediatria, otorrinolaringologia).

Sugira uma troca de indicações, ou seja, para todos os pacientes que entrarem em contato buscando aquele determinado serviço, você indicará os serviços do seu colega, e ele indicará os seus.

Além disso, você também pode sugerir a troca de materiais gráficos, como cartões de visitas, um no consultório do outro. É válido lembrar que é proibido pagar para receber indicações de pacientes.

Outro modelo de parceria é com empresas e escolas, oferecendo descontos pelos seus serviços. Uma dica é encontrar instituições próximas ao seu consultório, facilitando o acesso do público.

6. Utilize as redes sociais

As redes sociais têm se mostrado uma boa forma de divulgação para cirurgiões-dentistas. Com elas, é possível se conectar e interagir com seu público em potencial.

Uma boa de estratégia de exomarketing para as redes sociais é criar conteúdos informativos. Escovação, saúde bucal, alimentação e procedimentos pós-operatórios são assuntos importantes e que devem chamar a atenção e gerar valor para o público.

Aplicar estratégias de exomarketing é muito importante para os profissionais de Odontologia, seja para fidelizar clientes ou conseguir novos pacientes.

Para ler mais dicas sobre a gestão de consultórios odontológicos, acesse o blog da Surya Dental!

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