Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Surya Dental

Férias sem dor de dente: antes de viajar, faça um check up

Antes de viajar é bom fazer um check up para poder se divertir sem problemas bucais

 

Fim de ano é sinal de que as férias estão aí. Porém, antes de viajar é importante checar se a saúde bucal está em ordem. Afinal, seria extremamente desagradável passar os dias de diversão sofrendo com dor de dente ou problemas na gengiva.

“Nessa avaliação o profissional precisa checar principalmente cáries profundas por meio de radiografias e exame clínico. O motivo é evitar inflamações no canal do dente cariado, o que causaria uma inflamação e consequentemente dor, atrapalhando a viagem do paciente”, diz Ricardo Ladorucki, cirurgião-dentista.

Segundo o profissional, além da cárie, é importante que o dentista olhe cada item que compõe a boca para que um problema não passe despercebido. “As gengivas também devem estar saudáveis, ou seja, sem inflamações agudas ou crônicas e sem tártaro, a mucosa bucal e a língua não podem estar com lesões e a saliva deve estar com seu fluxo normal”, afirma Ricardo.

 

Resolva o problema antes das férias
Se durante o check up algum problema for percebido, a colaboração do dentista e do paciente têm que funcionar para que o tratamento seja finalizado antes da viagem. Por isso, enquanto o profissional trata de uma cárie ou de uma gengivite, por exemplo, combatendo inflamações, fazendo restaurações ou removendo o tártaro, o paciente deve fazer sua parte em casa.

“Ele deve ter uma higiene mais rigorosa para que as inflamações regridam com mais rapidez, usando também bochechos bucais”, indica Ricardo. E, para que os problemas não voltem, os cuidados não podem parar durante a viagem, por isso, escova, pasta e fio dental são itens fundamentais na mala de qualquer viajante.

 

Prevenindo problemas
Porém, mais importante que remediar a tempo um problema, é preveni-lo. Segundo o especialista, para evitar transtornos de última hora e correria na hora de fazer um tratamento, o melhor é frequentar o dentista regularmente. Dessa forma, o paciente fica livre de dores no dente ou inflamações na gengiva em qualquer época do ano.

“As pessoas devem ter uma boa higiene em todas as épocas do ano e devem visitar sempre o dentista para exames clínicos e radiográficos. Essas visitas são importantes para que se faça a prevenção dos problemas bucais. Além disso, com intervenções precoces, as cáries não conseguem evoluir para inflamações de canal, por exemplo”, diz Ricardo.

Falando nisso, é bom redobrar os cuidados com a higiene bucal nas festas de fim de ano, uma vez que essa época é conhecida pela fartura de comida. Carnes, doces, chocolates, farofa, vinho. Vale se esbaldar, mas sem esquecer de reforçar o uso do fio dental e intensificar a escovação depois das refeições. Assim dá para garantir as comemorações e as férias sem problemas na boca.

 
Fonte: www.saude.terra.com.br

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio