Guia prático de marketing pessoal para dentistas

marketing pessoal para dentistas

Para ser reconhecido como um bom profissional no ramo da Odontologia, não basta apenas conhecer as últimas tendências ou procedimentos revolucionários no tratamento dentário. Além da competência técnica, o profissional deve agregar qualidades que ultrapassem o campo meramente clínico. Porém, é importante ressaltar que você precisa ter meios para que tais qualidades cheguem aos potenciais clientes.

Hoje vamos tratar de um tema útil para alavancar qualquer carreira, inclusive a dos dentistas: o marketing pessoal para dentistas.

Como funciona o marketing pessoal?
O termo marketing, genericamente falando, significa um conjunto de ações para a promoção de uma marca. Envolve divulgação, mensuração e ações estratégicas para o engajamento do público-alvo. Nos últimos anos, no entanto, podemos observar a demanda crescente por um tipo de marketing que não necessariamente se aplicava às marcas mas, sim, às pessoas.

Assim, o marketing pessoal se tornou uma ferramenta valiosa para aqueles profissionais que desejam aprimorar seu trabalho e reforçar a sua imagem positiva junto aos colaboradores ou seus clientes. Com a crescente demanda por serviços cada vez mais personalizados na Odontologia, surgiu o conceito de marketing pessoal para dentistas. Ficou interessado? Então confira as dicas que separamos para você colocar em prática hoje mesmo!

Cartão de visitas: a sua aparência
Isso mesmo! Como profissional de saúde, você estará sempre sendo observado pelos seus pacientes. Por isso, sua aparência é o seu cartão de visitas. Dentes bem tratados são fundamentais, já que essa é a sua matriz de trabalho. Mantenha seus jalecos e roupas sempre limpas. No mais, tenha sempre no consultório algumas peças limpas, já que imprevistos acontecem e você pode se trocar caso derrame algum alimento ou medicamento, por exemplo.

Se você for mulher, tome cuidado com a maquiagem excessiva. Evite unhas grandes e o uso de jóias e bijuterias muito chamativas durante o atendimento. Perfumes muito fortes costumam gerar críticas. Cuide para que os cabelos não fiquem soltos durante os procedimentos. Por fim, opte por roupas claras, já que elas reforçam a sua higiene e transmitem segurança ao paciente.

Monitore suas atitudes
Provavelmente, você já conhece essa dica, mas precisamos reforçá-la. Às vezes nem percebemos, mas nossas atitudes dizem mais sobre nós do que nossas próprias ideias ou argumentos. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de se relacionar, principalmente no ambiente profissional.

Procure entender seu tom de voz e cuide para que ele seja sempre agradável para qualquer tipo de pessoa que te ouvir. Trate com cordialidade além dos seus pacientes, os seus colegas de trabalho e seus colaboradores. Mantenha a gentileza e o bom humor. Eles são fundamentais para amenizar o estresse do dia a dia.

Comunique-se com clareza
Por diversas vezes, você estará tratando pessoas que desconhecem termos odontológicos ou até que têm receio da cadeira do dentista. Por isso, para demonstrar respeito e consideração ao seu cliente, seja claro ao explicar o que ele tem e como você irá tratá-lo. Lembre-se sempre que sua linguagem deve ser de fácil compreensão e sua fala pode ser otimizada e melhor entendida caso possa mostrar imagens, vídeos ou o moldes para os pacientes.

Se seus pacientes entenderem pelo que estão passando, bem como o que você está fazendo, eles terão real confiança em seu trabalho. Isso conta muitos pontos para o marketing pessoal!

Aperfeiçoamento, sempre!
Em um mercado cada vez mais competitivo, estar atualizado com relação às novidades em Odontologia é requisito básico. Por mais que seu tempo esteja escasso, elabore um planejamento e inclua uma rotina de estudos em sua jornada. Vai valer muito a pena!

Simpósios, congressos e workshops são ótimos canais para aperfeiçoamento técnico e também para conhecer eventuais parceiros de profissão. Pós-graduações como especializações, MBAs, mestrados e doutorados solidificam seus conhecimentos e reforçam sua imagem positiva. Invista no que for melhor e mais acessível para você, só não deixe de estudar!

Fonte: www.smilecursos.com.br

Marketing Surya

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