Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Surya Dental

Instrumentos odontológicos: como escolher e quais comprar?

Os instrumentos odontológicos são essenciais em qualquer consultório, pois permitem que o dentista realize os procedimentos diários. Alguns são básicos e utilizados em qualquer especialidade, do clínico-geral ao implantodontista.

Descubra, neste artigo, quais instrumentais odontológicos são essenciais no dia a dia da prática clínica e como comprar itens de qualidade. Confira!

Instrumentais para exame clínico

São instrumentais de Odontologia básicos e encontrados em todas os consultórios. Servem para uma análise inicial da condição clínica do paciente.

Espelho clínico

É utilizado para observar a estrutura da boca do paciente por completo. Existem modelos de espelho clínico com ou sem aumento da imagem, de superfície plana e com cristal côncavo; este último amplia a visualização da cavidade bucal.

Antes de comprar, pesquise e dê preferência a materiais autoclaváveis, leves, resistentes e que não reflitam a luz, para não atrapalhar o diagnóstico. É importante ainda que o espelho clínico tenha uma imagem refletida nítida e sem sombras.

Sonda exploradora

Utilizada para identificar falhas na estrutura dental. Com a sonda exploradora, o dentista consegue verificar a presença de cáries e investigar a anatomia do dente. É um instrumento básico na Endodontia, que auxilia na localização da entrada do canal radicular.

Pinça clínica

Tem a função de auxiliar no manejo dos materiais dentro ou fora da cavidade bucal. É empregada para pegar rolinhos de algodão, brocas e gases, dando mais precisão ao dentista.

Instrumentais para procedimentos

São aqueles utilizados em pequenas ou grandes cirurgias, em atendimentos que necessitam de anestesia e em restaurações.

Seringa carpule

É a seringa que administra os anestésicos ao paciente. Vem com um dispositivo de segurança que previne a aplicação acidental do produto em vasos sanguíneos. Escolha um instrumental que seja fácil de manusear e que comporte qualquer tubete de anestésico.

instrumentos-odontologicos

Seringa carpule administra anestésicos ao paciente.

Escavador de dentina

Instrumental indicado para limpeza da câmara pulpar e para remoção da dentina cariada. Sempre prefira os escavadores fabricados em aço inox e que sejam autoclaváveis.

Espátulas

São instrumentos odontológicos indicados para aplicação e manipulação de cimento e resinas.

Hollemback

Usado para esculpir características anatômicas no dente e para remover excesso de materiais, assim como para inserir produtos pastosos (resinas) na cavidade. Instrumental comum em procedimentos da área de Dentística.

Fórceps

Para extração de dentes em crianças e adultos. Os modelos são numerados e indicados para cada tipo de dente. O desenho do fórceps já dá a dica para qual situação ele é mais indicado.

instrumentos-odontologicos

Fórceps são utilizados na extração de dentes.

Cubas

Os modelos de inox servem para acomodar medicações, álcool iodado e soro; têm tamanhos variados. Já a cuba de borracha funciona para manipular produtos odontológicos. Por ser flexível, garante melhor homogeneização dos materiais.

Sugador

Em metal ou plástico, o sugador é indicado para procedimentos odontológicos que precisam da sucção de saliva e outros líquidos. Os modelos metálicos são feitos em aço inox e autoclaváveis, já os de plástico são descartáveis.

Como organizar instrumentos odontológicos

Os materiais devem ser acomodados em uma bandeja de aço inox. A cada atendimento, separe os instrumentais que serão utilizados e coloque-os na bandeja, que pode ou não ter divisórias.

Depois de autoclavados, os instrumentais devem ser armazenados em embalagens apropriadas em armários fechados. A melhor forma de fazer isso é com a categorização. Separe fórceps, pinças, bandejas e sugadores e identifique-os com uma etiqueta e a data da última esterilização.

instrumentos-odontologicos

Bandeja metálica com instrumentos de Odontologia.

Os instrumentais odontológicos fazem parte do trabalho de clínicos gerais e especialistas. Além dessa lista, existem os de cirurgia básica, como bisturis, pinças para apreensão do fio de sutura e tesoura. Já a Periodontia utiliza também sondas milimetradas e curetas. A Dentística usa condensadores, esculpidores, brocas e pontas diamantadas. Já a Endodontia lida com brocas e limas.

Já conhece a Surya? É uma dental online com mais de 25 anos de experiência e o melhor lugar você para comprar instrumentos odontológicos de qualidade e por preços competitivos. Conheça as opções, clique no banner!

surya-produtos-odontologicos

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio