Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Surya Dental

Como executar o isolamento absoluto do campo operatório

Durante um procedimento odontológico, muitas vezes é necessário fazer o isolamento absoluto do campo operatório. Sua finalidade é eliminar a umidade da saliva e a contaminação bacteriana que possam ocorrer, tornando a área mais asséptica.

Muitos dentistas acreditam que o isolamento absoluto não é uma prática necessária e que toma muito tempo. Porém, com a prática, esse procedimento se tornará simplificado e trará mais segurança aos seus pacientes.

Continue a leitura e acompanhe como fazer o isolamento absoluto do campo operatório nos seus pacientes!

Equipamentos necessários

O primeiro passo para o procedimento é separar todos os equipamentos necessários. Os isolamentos geralmente são feitos com lençóis (ou diques) de borracha, e mesmo que não seja o único material utilizado, é a maneira mais recomendada.

Além disso, será necessário utilizar um alicate Ainsworth para fazer as perfurações, um arco metálico Young, grampos (com e sem asa, dependendo do dente) e uma pinça Palmer. Para fazer as marcações, utilize uma caneta comum para retroprojetor, e para fortalecer a fixação, utilize fio dental.

Dica: alguns dentistas utilizam vaselina para lubrificar os lençóis de borracha, porém, por ser um derivado do petróleo, ela corrói o material após alguns minutos, tornando o campo menos seguro. Ao invés disso, opte por lubrificantes à base de água.

Etapas do isolamento

O primeiro passo para fazer o isolamento absoluto é marcar o lençol de borracha com a caneta. Para isso, prenda-a ao arco metálico Young nas extremidades. Em seguida, peça para que o paciente abra a boca e apoie o lençol sobre os dentes que serão isolados, marcando-os com a caneta sobre a borracha.

Muito importante: utilize luvas durante todo o processo, e dê preferência às pinças para manusear os objetos, utilizando as mãos somente quando necessário.

Dependendo da posição dos dentes, peça para que o paciente incline mais ou menos a cabeça. Assim, não haverá desconforto. Dica: alguns dentistas traçam uma cruz no lençol, dessa forma, fica mais fácil de encontrar seu centro e marcar os dentes.

Em seguida, retire o lençol e fure as marcações com o alicate Ainsworth. Após a perfuração, passe lubrificante sobre os furos para que haja uma maior aderência aos dentes durante a aplicação.

isolamento absoluto

O próximo passo é encaixar o grampo que fixará o campo operatório. Para isso, coloque-o sobre o furo correspondente à marcação, expandindo o lençol. Os demais furos servirão para encaixar os outros dentes.

Em seguida, com o auxílio de uma pinça Palmer, abra o grampo o encaixe ao dente do paciente. Com o dedo, vá abrindo o restante dos furos para que se adaptem aos demais dentes.

Para um melhor encaixe, você pode passar o fio dental entre os dentes, empurrando o lençol até o final, próximo à gengiva. Em seguida, empurre o lençol com uma espátula até a cervical até que esteja bem fixa. Assim, o campo operatório estará pronto para receber o procedimento de forma segura.

isolamento absoluto

Remoção do isolamento absoluto

Após o procedimento, será necessário desfazer o isolamento. Comece utilizando a pinça Palmer para retirar o grampo fixado ao dente. Em seguida, solte o lençol do arco metálico Young.

Com uma tesoura pequena, corte as proximais do lençol, rente à vestibular, sempre com muito cuidado. Após aberta toda a parte de cima, remova a borracha pela parte de baixo, puxando com calma até que se desloque totalmente.

Todo o cuidado é pouco com a boca dos pacientes! Praticar o isolamento absoluto do campo operatório garantirá maior biossegurança e limpeza no seu campo operatório, e consequentemente, uma maior satisfação de seus clientes.

Para utilizar os produtos e equipamentos adequados em seu consultório, conheça a Surya Dental! Com mais de 25 anos de experiência no mercado, está entre as líderes do setor. Clique no banner abaixo para conferir!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio