Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Surya Dental

Entenda o significado das marcações coloridas nas brocas odontológicas

Alguns cirurgiões dentistas têm o hábito de selecionar as brocas odontológicas pelo seu formato ou tamanho, mas pouca, ou nenhuma, atenção dão a outras características que podem estar presentes nestes materiais. A exemplo das marcações coloridas! Se você nunca prestou muita atenção nelas, saiba que elas podem definir a forma de uso da sua broca.

Brocas odontológicas

Algumas brocas odontológicas possuem marcações coloridas anelares nas hastes, e entender o seu significado irá influenciar no melhor desempenho do seu tratamento.

Isso, porque essas marcações obedecem a uma norma internacional para identificar os grãos de corte dessas brocas. Vejamos:

Marcação verde: indica um grão extra-grosso (151 µm). Significa que esta broca tem um corte muito rápido e agressivo;
Marcação azul: indica uma gramatura de espessura mediana (91-126µm);
Marcação vermelha: representa um grão de gramatura fina (46µm). É indicada à procedimentos mais delicados;
Marcação amarela: identifica um grão ultra fino, que não faz corte. Empregada somente para acabamento e pré-polimento e utilizada, na maioria das vezes, para aparar restaurações de resina.

brocas odontológicas

Usos e aplicações das brocas odontológicas

As brocas odontológicas com marcação verde são ideais caso você precise fazer a redução rápida de camadas espessas de estrutura dentária. Sua granulometria espessa permite que ela seja usada para operações rotineiras de grande densidade.

Se o esmalte não for rígido, ou houver dentina para ser removida, possivelmente será o caso de utilizar a broca de marcação azul, já que essa terá uma ação mais conservadora. Sua granulometria média faz com que esta seja a broca odontológica ideal para ser utilizada em operações rotineiras em esmalte, dentina e preparações cavitárias em geral.

Porém, se o tratamento exigir um bisel ou qualquer outro procedimento mais delicado, cauteloso e preciso, é provável que as brocas odontológicas de marcação vermelha sejam as mais indicadas. Elas são eficientes no acabamento de paredes e margens dos preparos cavitários.

As pontas com granulatura extrafina, de marcação amarela, podem ser usadas em procedimentos ainda mais delicados. Como, por exemplo, na finalização e acabamento de restaurações de resina composta ou porcelana.

Brocas diamantadas

As brocas diamantadas são confeccionadas com partículas abrasivas aglutinadas à hastes metálicas cilíndricas-circulares, e não devem ser selecionadas levando-se em conta somente seu formato ou tamanho. Ao contrário, afinal é importante que seja observada o tipo de granulatura que influenciará o corte e a eficiência do procedimento.

Portanto, a escolha da broca deve ser feita considerando ambos os aspectos. Sendo essencial que você analise cada pormenor, a fim de adquirir o melhor equipamento para seu consultório.

Na Surya Dental você tem acesso à brocas de alta resistência e com grãos de diamantes naturais de dimensões controladas, saiba mais clicando aqui.

conheça a surya

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Feito por Nerau Studio