Marketing odontológico: 14 dicas infalíveis para consultório

marketing odontológico

Se a sua clínica está com dificuldades para conseguir novos clientes ou fidelizar os que já frequentam o consultório, a solução pode estar no marketing odontológico. Trata-se de um conjunto de estratégias para dar visibilidade à marca, atrair mais pacientes e, assim, aumentar o faturamento e a longevidade do seu negócio.

Não fique esperando o telefone do consultório tocar. Faça o seu nome aparecer para pacientes e prospectos, abasteça-os com conteúdos educativos em redes sociais e seja fonte de informação para eles. Dessa forma, sua clínica será vista como referência na área.

Ficou interessado? Conheça, a seguir, 14 dicas para começar a usar o marketing odontológico no seu consultório.

1. Comunique-se pelo WhatsApp

O WhatsApp é uma ótima ferramenta para se comunicar com clientes e prospectos. Você pode utilizar o app para agendar consultas, tirar dúvidas e checar se está tudo bem com o paciente após um procedimento.

Além dessas formas de uso, você pode explorar o WhatsApp para distribuir conteúdo autoral. Produza vídeos — principalmente —, áudios, fotos e textos para enviar a dois tipos de contatos: os que já são clientes do seu consultório ou os que podem se tornar pacientes.

A dica mais valiosa para o WhatsApp é: não faça ofertas de produtos e serviços, e sim crie conteúdo informativo, que gera muito mais engajamento do que a venda direta.

O ideal é falar sobre um problema e apresentar a solução. Algumas sugestões de conteúdos que você pode produzir:

  • Dicas sobre higiene bucal;
  • Como o paciente pode cuidar do clareamento dental;
  • O que são lentes de contato;
  • Dicas de escovação para quem usa aparelho ortodôntico;
  • Como se previne cárie;
  • Saúde bucal do bebê.

A periodicidade do envio dos materiais também é importante. Não exagere na frequência, mas também não dê espaço ao ponto de o destinatário esquecer de você. Dispare os conteúdos uma ou duas vezes por semana, no máximo.

O WhatsApp é uma ótima ferramenta de marketing na Odontologia porque aproxima profissional e paciente. Além disso, o conteúdo é compartilhado, fazendo com que a mensagem chegue a pessoas fora da sua base de contatos inicial.

Se for usar o WhatsApp, a dica de ouro é apostar na versão Business, pois ela oferece uma série de funcionalidades que vão facilitar o contato com o paciente. Para te ajudar a configurar o seu perfil, deixamos o vídeo do canal Ecommerce na Prática.

2. Use softwares odontológicos

Os softwares odontológicos, além de serem essenciais para organizar a rotina do consultório, são bons aliados em estratégias de marketing.

Não há dúvidas de que se lembrar dos pacientes em datas especiais fortalece os laços, certo? Para isso, você pode contar com o e-mail ou com SMS, que podem ser disparados pelo software de forma automática, tornando o processo muito mais prático e garantindo que você não deixe passar nada.

Por isso, na hora de escolher qual software comprar, vale pesquisar diversas opções e optar pela mais completa e que vai suprir todas as necessidades do seu consultório, como o disparo de mensagens automáticas.

3. Atenda com excelência para fidelizar clientes

Crie vínculo com seus pacientes para aumentar a confiança nos serviços que você oferece. Para que isso aconteça, ofereça um atendimento de excelência.

As ações de marketing odontológico têm relação direta com o atendimento que o cliente recebe no consultório porque ajudam a criar uma relação de confiança com o seu público.

Capacite a equipe de funcionários para receber bem o paciente. É importante ser gentil desde o primeiro contato, no agendamento da consulta. Quando ele chegar na clínica, esteja atento à acolhida, informe que o profissional está em atendimento e que ele será o próximo a ser chamado, mas que, enquanto isso, pode tomar um café, uma água ou usar o wi-fi para acessar a internet. Dê uma atenção individualizada.

A satisfação é a chave para que o seu cliente tenha vontade de indicar o serviço do seu consultório para os conhecidos. Não se esqueça de agradecer individualmente cada indicação. Envie uma carta ou um e-mail a cada novo cliente indicado que você receber.

Para que a satisfação do cliente seja uma premissa para conseguir novos pacientes, é preciso medir esse indicador. Você pode fazer um formulário no Google Docs e enviar por e-mail aos pacientes perguntando, por exemplo, se estão satisfeitos com o tratamento em andamento, o que a clínica poderia melhorar, quais são os pontos fortes e se indicaria os serviços do consultório para conhecidos.

marketing odontologico atenda com excelência para fidelizar clientes
Manter um cliente satisfeito gera marketing positivo para o seu consultório. Foto: rawpixel

4. Conheça o público-alvo e a persona

Toda estratégia de marketing precisa partir do conhecimento do seu público-alvo e da sua persona. Essas informações são essenciais para que você crie uma comunicação que faça sentido para essas pessoas, assim como focar energias e investimentos em algo que realmente vale a pena.

Talvez você já tenha ouvido falar do conceito de público-alvo, que é um recorte genérico de pessoas que podem ser seus pacientes. Já a persona, termo comum entre profissionais do marketing digital, é o perfil fictício do seu cliente ideal. Em seguida, vamos dar alguns exemplos para que fique mais claro, considerando que a sua clínica trabalha com harmonização orofacial.

Público-alvoPersona
  • Mulheres
  • 25 aos 65 anos
  • Residentes na sua cidade
  • Classe média alta
  • Marisa Gomes
  • 35 anos
  • Mora em um bairro sofisticado da sua cidade
  • Médica
  • Preocupada em manter a boa aparência
  • Gosta de se inspirar em famosas
  • Deseja manter a jovialidade do rosto
  • Nos tempos livres, gosta de viajar, jantar em restaurantes elegantes e ir ao clube

Com essa tabela, ficou mais simples de entender. Quando pensamos em persona, consideramos desde o perfil até os hábitos diários, as dificuldades que encontra, os desejos, a família etc. Essas informações vão ajudar você a entender que tipo de conteúdo faz sentido para essa pessoa e como solucionar as dores desse paciente.

Enquanto o público-alvo pode ser simples de entender apenas com informações e percepções do dia a dia da clínica, a persona necessita de mais estudos e pesquisas.

Para você compreender como montar a sua persona, indicamos o vídeo do canal Ecommerce na Prática, para aprender a começar do zero.

5. Tenha um site

Se a sua clínica ainda não tem um site, chegou o momento de pensar melhor sobre o assunto. Estar presente na internet é uma forma potente de se comunicar e de ser descoberto por pessoas que precisam dos seus serviços.

Com um site, você pode fornecer todas as informações sobre o seu consultório, o seu currículo, o serviço oferecido, entre outros dados importantes. Além disso, é um bom espaço para criar conteúdos essenciais para educar pacientes e, consequentemente, criar uma relação com eles.

Ao invés de esperar que outras pessoas falem de você, use o seu site para ser o primeiro a divulgar o seu trabalho.

A dica é criar um site que proporcione uma boa experiência ao paciente, que permita realizar agendamentos e conhecer melhor quem você é e o que a sua clínica tem a oferecer.

Construir a sua presença de marca, estar na mente dos pacientes de forma positiva e oferecer informações que diminuam as chances do seu potencial cliente ir atrás do concorrente são pontos que podem ser construídos quando se está na internet.

6. Esteja nas redes sociais

Atualmente, ficar fora das redes sociais é um dos maiores erros que você pode cometer em relação ao marketing odontológico. Afinal, grande parte das pessoas têm um perfil em alguma delas.

Em hipótese alguma esses espaços devem ser utilizados como forma de fazer divulgação sensacionalista ou que não esteja de acordo com o Código de Ética Odontológica — como veremos adiante —, e sim como forma de oferecer conteúdos de qualidade para pacientes.

Primeiramente, você deve conhecer bem o seu público para entender em quais redes sociais vale a pena investir. Depois, é preciso compreender todas as funcionalidades para criar excelentes postagens e inovar o formato em que as informações serão oferecidas.

É claro que esse conhecimento vem com o tempo e a prática, assim como o interesse em explorar o que cada app pode fazer por você.

Nas redes sociais, além de se comunicar com pacientes, você pode fazer conteúdos sobre o dia a dia, tirar dúvidas, contar curiosidades, criar posts compartilháveis e também com caráter de humor.

7. Crie um blog

Além da criação de conteúdos nas redes sociais, outra opção benéfica para o marketing odontológico é a criação de um blog. Essa plataforma tem uma série de vantagens, como oferecer baixo custo, aumentar as chances de ser encontrado no Google, de se estabelecer como autoridade no assunto e se relacionar com pacientes e potenciais clientes.

Se você domina a escrita e se sente confortável para produzir por conta própria os conteúdos, então essa é uma tarefa que pode ficar sob sua responsabilidade. Entretanto, é importante buscar conhecimentos em Search Engine Optimization (SEO), em português “otimização para mecanismos de busca”, para que os seus resultados sejam melhores.

Outra opção é contratar um profissional da área de produção de conteúdo para escrever os posts do seu blog. Dessa forma, será menos uma tarefa na sua rotina e você terá mais garantia em relação à qualidade dos materiais.

8. Mostre os benefícios dos tratamentos

Tanto no WhatsApp como em redes sociais, crie conteúdo com linguagem acessível, sem uso de termos técnicos. A ideia aqui é dizer ao paciente quais benefícios ele terá ao fazer um tratamento, seja um clareamento dental ou um aparelho ortodôntico.

Uma boa dica é produzir vídeos e publicá-los também no YouTube. Você pode gravar até com o celular, basta usar um tripé, e escolher um ambiente bem iluminado.

Fale também sobre as vantagens de fazer o tratamento no seu consultório, como uso de materiais, flexibilidade de horários, tecnologia e acompanhamento pós-tratamento.

9. Faça cursos de marketing digital

A melhor forma de implementar o marketing odontológico na sua clínica é aprendendo sobre o tema. E você pode fazer isso pela internet, de graça.
Um dos cursos de marketing digital é oferecido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), no qual o aluno aprende conceitos de marketing de serviços e relacionamento, branding e marketing digital, e estuda ferramentas on-line.

A Endeavor oferece o curso gratuito de Marketing Digital para o Empreendedor, com duas horas de duração.

Marketing odontológico
Faça cursos para se especializar em marketing odontológico.

10. Leia livros de marketing

Uma excelente forma de compreender melhor o marketing e pensar em estratégias para o seu negócio é lendo livros sobre o tema, desde títulos clássicos e importantes para o ramo, quanto lançamentos direcionados à atualidade.

Marketing odontológico
Tem dúvidas de como fazer planejamento estratégico de marketing? A dica é ler alguns livros sobre o assunto.

Se o seu objetivo é fortalecer suas bases e entender melhor os conceitos do marketing, leia autores como Philip Kotler e Seth Godin. Conhecer biografias de personalidades importantes, como Steve Jobs, Walt Disney e Bill Gates, também é uma ótima dica.

Já se você pretende se atualizar sobre as melhores estratégias empregadas atualmente, procure lançamentos de autores relevantes.

11. Faça um planejamento

Fazer um planejamento de marketing é muito importante. Nesse documento, devem constar um estudo da situação atual do seu negócio e uma projeção dos próximos passos a serem tomados.

Para sua elaboração, leve em consideração os dados que você tem à disposição (como número de pacientes, clientes recorrentes, estatísticas de redes sociais) e outros fatores relevantes para o ramo, como datas comemorativas e a sazonalidade do comércio local.

A partir daí, trace seus objetivos para curto e longo prazo (podem ser aumentar o número de consultas ou de um procedimento específico, o volume de pacientes recorrentes, o faturamento) e o que será feito para alcançá-los, como ações em redes sociais, marketing de indicação ou otimização de processos do consultório

marketing odontologico Monitore suas ações
As monitorar suas ações de marketing odontológico, é possível compreender sua eficácia.

12. Monitore suas ações

Além de planejar o que será feito para o crescimento do seu negócio, é essencial que você monitore suas ações constantemente para saber o que está surtindo resultado.

Por exemplo: se você tem alimentado suas redes sociais há alguns meses e isso não tem surtido efeito, experimente modificar o teor das postagens, acrescentando um pouco do seu dia a dia, dicas para pacientes ou informações sobre algum tipo de procedimento.

Faça relatórios sobre tudo o que está sendo feito para ter um acompanhamento em tempo real.

13. Respeite o Código de Ética Odontológica

O dentista pode divulgar a clínica desde que as ações não desrespeitem o Código de Ética Odontológica. Seguir as instruções desse documento significa respeitar pacientes e colegas de profissão.

Veja quais condutas são vedadas ao cirurgião-dentista:

  • Anunciar preços, serviços gratuitos e modalidades de pagamento;
  • Divulgar títulos, qualificações, especialidades que não possua ou que não sejam reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia;
  • Anunciar técnicas e terapias de tratamento sem comprovação científica;
  • Criticar técnicas utilizadas por outros profissionais como inadequadas ou ultrapassadas;
  • Dar consulta, diagnóstico ou prescrição de tratamento em veículos de comunicação;
  • Divulgar nome, endereço ou outro elemento que identifique o paciente, a não ser com o consentimento dele;
  • Aliciar pacientes, praticando ou permitindo a oferta de serviços por informação ou anúncio falso, irregular, ilícito ou imoral, com o intuito de atrair clientela;

14. Crie uma identidade visual

A identidade visual é fundamental para o marketing odontológico porque ela é responsável por passar uma primeira impressão, que deve ser de confiança e profissionalismo. Além disso, é com um bom design no seu site, materiais impressos e posts que a sua marca ficará na cabeça das pessoas.

Indicamos que, na hora de criar a identidade visual, converse com um profissional de design. Ele reunirá todas as suas ideias para fazer um estudo aprofundado, o que resultará em um visual que transmita, de fato, o que é o seu consultório.

Hoje, o marketing odontológico faz parte do serviço de um profissional da área. Seguindo essas dicas, você saberá como vender seus serviços de forma adequada e se destacar no mercado.

Aproveitamos e convidamos você a conhecer 30 ferramentas digitais para organizar o seu consultório. Você pode descobrir quais são elas no e-book gratuito da Surya Dental! Basta clicar no banner abaixo e fazer o download.

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6 comentários
    1. Olá, Edgar! Como vai?
      Sem dúvidas, o marketing odontológico é um excelente aliado do profissional.

      Agradecemos o seu comentário! Não deixe de assinar a nossa newsletter para ficar para receber mais dicas e outros assuntos do mundo da odontologia.

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