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Marketing odontológico: 7 dicas infalíveis para o seu consultório

Se a sua clínica está com dificuldades para conseguir novos clientes ou fidelizar os que já frequentam o consultório, a solução pode estar no marketing odontológico. Trata-se de um conjunto de estratégias para dar visibilidade à marca, atrair mais pacientes e, assim, aumentar o faturamento e a longevidade do seu negócio.

Não fique esperando o telefone do consultório tocar. Faça o seu nome aparecer para pacientes e prospectos, abasteça-os com conteúdos educativos em redes sociais e faça com que você seja fonte de informação para eles. Dessa forma, sua clínica será vista como referência na área.

Ficou interessado? Conheça, a seguir, sete dicas para começar a usar o marketing odontológico no seu consultório.

1. Comunique-se pelo WhatsApp

O WhatsApp é uma ótima ferramenta para se comunicar com clientes e prospectos. Aproveite todas as funcionalidades desse comunicador, que faz parte do dia a dia de 120 milhões de brasileiros, e não use-o apenas para confirmar consultas.

O melhor uso que você pode dar ao WhatsApp é distribuir conteúdo autoral. Produza vídeos – principalmente –, áudios, fotos e textos para enviar a dois tipos de contatos: os que já são clientes do seu consultório ou os que podem se tornar pacientes.

A dica mais valiosa para o WhatsApp é: não faça ofertas de produtos e serviços, e sim crie conteúdo informativo, que gera muito mais engajamento do que a venda direta.

O ideal é falar sobre um problema e apresentar a solução. Algumas sugestões de conteúdos que você pode produzir:

  • dicas sobre higiene bucal;
  • como o paciente pode cuidar do clareamento dental;
  • o que são lentes de contato;
  • dicas de escovação para quem usa aparelho ortodôntico;
  • como se previne cárie;
  • saúde bucal do bebê.

A periodicidade do envio dos materiais também é importante. Não exagere na frequência, mas também não dê espaço ao ponto de o destinatário esquecer de você. Dispare os conteúdos uma ou duas vezes por semana, no máximo.

O WhatsApp é uma ótima ferramenta de marketing odontológico porque aproxima profissional e paciente, o conteúdo é compartilhado, fazendo com que a mensagem chegue a pessoas fora da sua base de contatos inicial.

2. Use softwares odontológicos

Os softwares odontológicos ajudam a organizar o consultório e automatizar algumas ações de marketing para dentistas. Uma delas é o envio de mensagens por e-mail ou SMS em datas especiais, como aniversário, Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal; lembrete de consulta com opção de confirmar ou cancelar e aviso para que o paciente retorne seis meses após a última ida ao consultório.

Além disso, uma clínica organizada funciona como um cartão de visitas para o paciente. O software pode ajudar o dentista a controlar o estoque, para que não faltem produtos em um tratamento, organizar a agenda e guardar o histórico de todos os clientes. Fora isso, um ambiente organizado limpo e com boa infraestrutura causam uma excelente primeira impressão.

3. Atenda com excelência para fidelizar clientes

Crie vínculo com seus pacientes para aumentar a confiança nos serviços que você oferece. Para que isso aconteça, ofereça um atendimento de excelência.

As ações de marketing odontológico têm relação direta com o atendimento que o cliente recebe no consultório porque ajudam a criar relação de confiança com o seu público.

Capacite a equipe de funcionários para receber bem o paciente. É importante ser gentil desde o primeiro contato, no agendamento da consulta. Quando ele chegar na clínica, esteja atento à acolhida, informe que o profissional está em atendimento e que ele será o próximo a ser chamado, mas que, enquanto isso, pode tomar um café, uma água ou usar o wi-fi para acessar a internet. Dê uma atenção individualizada.

A satisfação é a chave para que o seu cliente tenha vontade de indicar o serviço do seu consultório para os conhecidos. Não se esqueça de agradecer individualmente cada indicação. Envie uma carta ou um e-mail a cada novo cliente indicado que você receber.

Para que a satisfação do cliente seja uma premissa para conseguir novos pacientes, é preciso medir esse indicador. Você pode fazer um formulário no Google Docs e enviar por e-mail aos pacientes perguntando, por exemplo, se estão satisfeitos com o tratamento em andamento, o que a clínica poderia melhorar, quais são os pontos fortes e se indicaria os serviços do consultório para conhecidos.

marketing odontológico

Foto: rawpixel

4. Tenha um site e esteja nas redes sociais

Publique conteúdo nas redes sociais com o qual o seu público-alvo se identifique. Coloque-se no lugar de pacientes e prospectos: o que eles gostariam de ver? Fotos de aparelhos, equipamentos e cirurgias ou imagens de homens, mulheres e crianças felizes, sorrindo?

Fotos de “antes e depois” são consideradas infrações éticas na Odontologia e se você decidir usá-las, corre o risco de ser multado pelo Conselho de Odontologia do seu Estado.

Pacientes usam sua página no Facebook ou seu perfil no Instagram como fonte de informação e, por isso, faça postagens com regularidade, mas caso não tenha tempo para se dedicar às atualizações, contrate uma agência para cuidar disso para você.

Responda as mensagens enviadas pelas redes sociais. Se alguém entra em contato, por exemplo, pedindo informações sobre o preço de um clareamento dental, convide-o para ir ao consultório e explique que é preciso, antes, fazer uma avaliação e entender o contexto do paciente para oferecer o melhor serviço.

5. Mostre os benefícios dos tratamentos

Tanto no WhatsApp como em redes sociais, crie conteúdo com linguagem acessível, sem uso de termos técnicos. A ideia aqui é dizer ao paciente quais benefícios ele terá ao fazer um tratamento, seja um clareamento dental ou um aparelho ortodôntico.

Uma boa dica é produzir vídeos e publicá-los também no YouTube. Você pode gravar até com o celular, basta usar um tripé, e escolher um ambiente bem iluminado.

Fale também sobre as vantagens de fazer o tratamento no seu consultório, como uso de materiais, flexibilidade de horários, tecnologia e acompanhamento pós-tratamento.

6. Faça cursos de marketing digital

A melhor forma de implementar o marketing odontológico na sua clínica é aprendendo sobre o tema. E você pode fazer isso pela internet, de graça.

Um dos cursos de marketing digital é oferecido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), no qual o aluno aprende conceitos de Marketing de Serviços e Relacionamento, branding, marketing digital e estuda ferramentas on-line.

A Endeavor oferece o curso gratuito de Marketing Digital para o Empreendedor, com duas horas de duração, já o Marketing Digital para Iniciantes 2.0 é ofertado pela Escola do Marketing Digital na versão gratuita e paga (com certificado).

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7. Respeite o Código de Ética Odontológica

O dentista pode divulgar a clínica desde que as ações não desrespeitem o Código de Ética Odontológica. Seguir as instruções desse documento significa respeitar pacientes e colegas de profissão.

Veja quais condutas são vedadas ao cirurgião-dentista:

  • Anunciar preços, serviços gratuitos e modalidades de pagamento;
  • Divulgar títulos, qualificações, especialidades que não possua ou que não sejam reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia;
  • Anunciar técnicas e terapias de tratamento sem comprovação científica;
  • Criticar técnicas utilizadas por outros profissionais como inadequadas ou ultrapassadas;
  • Dar consulta, diagnóstico ou prescrição de tratamento em veículos de comunicação;
  • Divulgar nome, endereço ou outro elemento que identifique o paciente, a não ser com o consentimento dele;
  • Aliciar pacientes, praticando ou permitindo a oferta de serviços por informação ou anúncio falso, irregular, ilícito ou imoral, com o intuito de atrair clientela;
  • Utilização de expressões antes e depois.

Quer saber mais sobre marketing odontológico? Leia o nosso post sobre como as datas comemorativas da área de saúde podem ajudar no consultório.

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