Onlay de Opallis (FGM) utilizando adesivo universal – Uma alternativa simples para reabilitar dentes posteriores

Paciente do gênero feminino, 52 anos de idade.

A QUEIXA

Dente fraturado.

ASPECTO INICIAL

Destruição coronária extensa do dente 45 envolvendo a cúspide vestibular, de trabalho, alcançando a câmara pulpar.

INTRODUÇÃO

As resinas compostas polimerizadas em condições ideais dentro do próprio consultório podem ser utilizadas como uma alternativa do clínico para as onlays cerâmicas e restaurações de resina composta de laboratório. Apresentam uma série de vantagens, entre elas a rapidez e o menor custo por serem confeccionadas em âmbito de consultório, não requerem nenhum equipamento especial, são de fácil e rápida execução; além das vantagens técnicas de melhor polimento, melhor grau de polimerização, maior estabilidade de cor, e bom vedamento marginal. A realização da técnica associada ao uso de um adesivo universal leva maior praticidade e versatilidade ao profissional.

O EXAME CLÍNICO/RADIOGRÁFICO

Boa saúde bucal geral, apresentando fratura do dente 45 com comprometimento pulpar e ausência de lesão periapical.

O TRATAMENTO

Após a remoção da lesão cariosa, acesso e tratamento endodôntico, foi planejada uma reconstrução com uso de pino de fibra de vidro – White Post (FGM) e a cimentação de uma restauração indireta confeccionada com resina composta Opallis (FGM). O objetivo foi preservar ao máximo tecido dental sadio, utilizando-se assim uma técnica minimamente invasiva e de baixo custo.

Foto inicial mostrando a grande destruição dental envolvendo a face vestibular, mesial e oclusal do segundo pré-molar inferior direito.

Foto inicial mostrando a grande destruição dental envolvendo a face vestibular, mesial e oclusal do segundo pré-molar inferior direito. O tratamento endodôntico já fora realizado e o dente encontrava-se restaurado provisoriamente.

Tomada de cor: Com base no remanescente dentário e nos dentes vizinhos, definimos a cor das resinas que seriam utilizadas com ajuda da escala de cor da resina Opallis (FGM). Nessa imagem, tomada de cor para dentina e esmalte.

Tomada de cor: Com base no remanescente dentário e nos dentes vizinhos, definimos a cor das resinas que seriam utilizadas com ajuda da escala de cor da resina Opallis (FGM). Nessa imagem, tomada de cor para dentina e esmalte.Remanescente dental com exposição da guta-percha da obturação endodôntica.

 Remanescente dental com exposição da guta-percha da obturação endodôntica.Escolha do pino de fibra DC2 com base na régua-guia do sistema White Post (FGM).

Escolha do pino de fibra DC2 com base na régua-guia do sistema White Post (FGM).Abertura e acesso com auxílio da broca Gates Glidden.

Abertura e acesso com auxílio da broca Gates Glidden.

Atenção à radiografia e à angulação do canal radicular. Esse passo é importante para que não haja trepanação da raiz. Inicio do preparo do canal com broca White Post (FGM)

Atenção à radiografia e à angulação do canal radicular. Esse passo é importante para que não haja trepanação da raiz. Inicio do preparo do canal com broca White Post (FGM)

.Prova do pino e marcação com lapiseira de laboratório da altura do corte do pino.

Prova do pino e marcação com lapiseira de laboratório da altura do corte do pino.Prova do pino cortado em posição no canal radicular, evitando sua exposição para o meio bucal.

Prova do pino cortado em posição no canal radicular, evitando sua exposição para o meio bucal.

Aplicação do sistema adesivo Ambar Universal (FGM) sobre dentina e esmalte. Foi realizada a técnica de condicionamento seletivo, somente em esmalte .

Aplicação do sistema adesivo Ambar Universal (FGM) sobre dentina e esmalte. Foi realizada a técnica de condicionamento seletivo, somente em esmalte

.Evaporação do solvente com jato de ar.

Evaporação do solvente com jato de ar.

Silanização: aplicou-se uma camada de silano Prosil (FGM) sobre o pino e este foi deixado para secar naturalmente por 1 minuto

Silanização: aplicou-se uma camada de silano Prosil (FGM) sobre o pino e este foi deixado para secar naturalmente por 1 minuto

Uma gota de sistema adesivo Ambar Universal (FGM) é colocada sobre a ponta Cavibrush (FGM) para aplicação no pino de fibra de vidro.

Uma gota de sistema adesivo Ambar Universal (FGM) é colocada sobre a ponta Cavibrush (FGM) para aplicação no pino de fibra de vidro. (Ambar Universal contém MDP, o que lhe confere adesão eficiente e estável em esmalte e dentina, bem como aos diversos materiais restauradores).

Aplicação do cimento resinoso dual Allcem Core (FGM) desde o ápice do canal radicular.

Aplicação do cimento resinoso dual Allcem Core (FGM) desde o ápice do canal radicular.Colocação do pino em posição. Ele deve ser inserido com pressão para que desça até o fim

Colocação do pino em posição. Ele deve ser inserido com pressão para que desça até o fimInjeção de Allcem Core (FGM) ao redor do pino de fibra para preenchimento da porção coronária e, em seguida fotopolimerização por 40 segundos.

Injeção de Allcem Core (FGM) ao redor do pino de fibra para preenchimento da porção coronária e, em seguida fotopolimerização por 40 segundos.

Preparo dental com ponta diamantada FG (#2136) cônica de ponta arredondada.

Preparo dental com ponta diamantada FG (#2136) cônica de ponta arredondada.Hemosthase (FGM), gel hemostático utilizado para conter o sangramento gengival.

Hemosthase (FGM), gel hemostático utilizado para conter o sangramento gengival.Preparo pronto para a moldagem

Preparo pronto para a moldagem

Massa de resina composta sendo acomodada (já sobre o modelo de gesso) contra o preparo com auxílio de pincel de ponta de borracha (Esthet Plus, TDV)

Massa de resina composta sendo acomodada (já sobre o modelo de gesso) contra o preparo com auxílio de pincel de ponta de borracha (Esthet Plus, TDV)

.Aspecto da restauração indireta com a base de dentina e interface construídos.

Aspecto da restauração indireta com a base de dentina e interface construídos.

Acabamento das proximais

Acabamento das proximais

Restauração separada do modelo (vista da área de cimentação)

Restauração separada do modelo (vista da área de cimentação)Aplicação do sistema adesivo Ambar Universal (FGM) sobre a peça.

Aplicação do sistema adesivo Ambar Universal (FGM) sobre a peça.Detalhe da aplicação de sistema adesivo Ambar Universal (FGM) sobre o dente

Detalhe da aplicação de sistema adesivo Ambar Universal (FGM) sobre o denteAplicação do cimento Allcem Core (FGM), sobre o dente preparado

Aplicação do cimento Allcem Core (FGM), sobre o dente preparadoAplicação do cimento sobre a peça.

Aplicação do cimento sobre a peça.

Fotopolimerização por 40 segundos

Fotopolimerização por 40 segundos

Acabamento fino com discos de lixa Diamond Pro (FGM)

 Acabamento fino com discos de lixa Diamond Pro (FGM)

Polimento com pastas diamantadas Diamond ACI (FGM) com Feltro Diamond (FGM) em baixa rotação

Polimento com pastas diamantadas Diamond ACI (FGM) com Feltro Diamond (FGM) em baixa rotaçãoPolimento com pasta Diamond ACII (FGM).

Polimento com pasta Diamond ACII (FGM).

Polimento com pasta de polimento final Diamond R (FGM) e feltro Diamond (FGM) em baixa rotação

Polimento com pasta de polimento final Diamond R (FGM) e feltro Diamond (FGM) em baixa rotaçãoPontos de contato adequados após cimentação

 Pontos de contato adequados após cimentação

Vista Lingual da restauração cimentada

Vista Lingual da restauração cimentada

 .Vista vestibular da restauração cimentada.

Vista vestibular da restauração cimentada.

Autores:

Carlos Francci – Graduado em Odontologia (FOUSP-SP); – Mestre, Doutor e Livre Docente em Materiais Dentários (FOUSP-SP); – Professor Assistente do Departamento de Materiais Dentários (FOUSP-SP); – Coordenador de Cursos de Especialização e Atualização em Dentística (EAP APCD Central e EAP ABO Pouso Alegre-MG); – Coordenador do Curso de Atualização de Dentística (FUNDECTO-USP); – Coordenador do GFree (Grupo Francci de Estudos em Estética).

Guilherme M. Garone – Mestre em Dentística (FOUSP-SP); – Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial (FUNDECTO/USP-SP); – Professor das disciplinas de Biomateriais Odontológicos, Dentística Operatória e Dentística Restauradora (Unicid-SP); – Professor Coordenador do Curso Soluções Estéticas em dentes anteriores e posteriores (CETAO-SP); – Professor Coordenador do Curso de Especialização em Dentística Estética (Unicid-SP); – Professor do Curso de Dentística Estética (IDENT/Maceió-AL).

Conheça a linha completa da FGM no site da Surya Dental.

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Ortopedia Funcional: conheça essa especialidade da Odontologia

Próximo artigo
arte padrao caso clinico 4

Passo-a-passo na cimentação de pinos Exacto

Posts relacionados