Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Surya Dental

Pesquisadores Irlandeses inventaram um dispositivo inteligente para detecção do bruxismo

splintA-300x249 Device_coms_origional

O bruxismo é uma condição dentária que afeta bilhões de pessoas, sendo que um a cada cinco adultos no mundo todo sofre com o problema que pode causar severos danos na dentição e restaurações dentárias. Como a maioria dos pacientes rangem os dentes durante a noite, a condição é difícil de diagnosticar. Por isso, um time de pesquisadores da Irlanda desenvolveram uma nova tecnologia chamada SmartSplint para detectar e monitorar o bruxismo durante o sono, que possibilita aos dentistas um melhor entendimento e tratamento da condição.

O SmartSplint é um moderno protetor de boca que contém sensores integrados que medem a força do ranger dos dentes do paciente durante o sono, auxiliando então a diagnosticar e monitorar o bruxismo. As informações personalizadas coletadas pelo sensores são enviadas para um aplicativo de celular, bem com um website, onde dentistas e pacientes podem ver os perfis individuais do rangimento. De acordo com os pesquisadores, isso irá ajudar os pacientes a entenderem suas condições e aos dentistas, um tratamento mais adequado e eficiente.

O dispositivo inteligente para o bruxismo, o SmartSplint, foi desenvolvido pela SelfSense Technologies, da Trinity College Dublin. “Como dentista, pode ser difícil detectar se um indivíduo tem bruxismo até começarmos a ver problemas na dentição. Mas aí, já é tarde. Um diagnóstico precoce e prevenção do estrago são fundamentais. Nós criamos o SmartSplint porque não existia nenhum teste de bruxismo disponível que nós consideramos adequado ou prático para uso generalizado em um preço acessível. O sucesso do tratamento para deteorização dos dentes e doença periodental foi revolucionário com o desenvolvimento de um simples teste e nós esperamos que o SmartSplint possa fazer o mesmo para o bruxismo”, afirma o Dr. Padraig McAuliffe, um dos desenvolvedores do dispositivo.

O ranger de dentes durante a noite vai além de um pequeno desconforto. A mordida forca os dentes posteriores gerando um peso que chega à 100kg a cada meia hora sobre os dentes. Além disso, a condição crônica pode levar a severas dores faciais, dores de cabeça e desgate nas restaurações dentárias como coroas, facetas e implantes.

O preço para consertar dentes desgastados por bruxismos pode ser imenso com o tempo, mas pode ser diminuído drasticamente usando um protetor de boca. Infelizmente, devido o bruxismo ocorrer principalmente a noite, muitos pacientes não tem conhecimento da existência do problema, afirma o pesquisador.

A SelfSense Technologies recentemente conseguiu a licença para sua tecnologia de sensor. A empresa planeja lançar o SmarSplint na Irlanda no segundo semestre deste ano e internacionalmente em 2016.

Para mais informações sobre o SmarSplint, viste o site www.selfsense.ie

Fonte: Dental Tribune

 

Comentários

  1. Gleison disse:

    Bom dia!
    Tenho interesse em conhecer melhor sobre o smartsplint, como:
    -custo deste aparelho?
    -qto q pode ser cobrado do paciente?
    -formas e condicoes de manuseios?

    1. Oi Gleison,

      Aparentemente o dispositivo ainda não está disponível, e portanto não temos tais informações,
      mas você pode saber mais sobre o lançamento e o funcionamento no site deles: http://www.selfsense.ie

      Att.,

      Equipe Surya Dental

  2. Osvaldo lenzi disse:

    Espero que seja é que possamos nos beneficiar para auxiliar no diagnóstico precoce do bruxinho.

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Feito por Nerau Studio