Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Surya Dental

Profissão: Dentista Clínico Geral

Chega um momento da graduação em que o aluno se depara com os seguintes questionamentos: Qual área devo seguir? Devo me especializar? Pois como já vimos anteriormente, dentro da área odontológica existe um leque de especializações na qual o acadêmico pode se aprofundar, como por exemplo a endodontia, estomatologia, implantodontia, odontopediatria entre outros. E para você que deseja saber mais a respeito de algumas áreas da odontologia nós da Surya Dental apresentaremos um pouco sobre cada uma delas.

Para começar, falaremos a respeito do dentista clínico geral, apresentando sua importância, os principais procedimentos que realiza e também a diferença entre as demais especializações.

O Dentista clínico geral não é caracterizado pela especialização, pois antes dos profissionais se especificarem dentro de determinada área da odontologia, passam pela fase de clínicos gerais, estando aptos para atuar nesta função.

Atualmente, tem crescido o número de pessoas que procuram profissionais que podem contar na hora da necessidade. Portanto, é preciso saber que os clínicos gerais têm o conhecimento da odontologia como um todo (sabem um pouco de cada área), já que são eles quem realizam os procedimentos inicias do tratamento, atendendo assim seus pacientes quando necessitarem.

É na clínica geral que o paciente tem o primeiro contato com o dentista. Nesta etapa deve-se pesquisar o estado de saúde geral do paciente, bem como seu histórico médico-odontológico e seu histórico sobre tratamentos odontológicos anteriores, obtendo desta forma as primeiras informações sobre o paciente, as quais os dará suporte para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento específico. Deste modo, com estas informações em mãos, o paciente é recebido pelo dentista e em seguida passa por um exame intra-oral e extra-oral, pois é muito importante saber as características emocionais e físicas, como linha do sorriso, simetria facial, suporte labial e idade do paciente.

  1. Os procedimentos dos quais os clínicos gerais realizam é a adequação do meio bucal inicial, com restaurações e limpeza, além de procedimentos educativos e preventivos, como orientação da higiene oral e saúde bucal através do controle de placa, raspagem de tártaro, remoção de cáries, atendimento de urgência, fluorterapia, aplicações de selante e se preciso encaminha o paciente para uma área mais especifica para um tratamento mais adequado.

Logo, a presença deste profissional na área odontológica é muito importante, pois a sua atuação é a primeira linha de defesa contra os problemas bucais. Portanto, não exite em procurar à ajuda de um profissional quando estiver com problemas bucais, pois eles sabem os procedimentos corretos que lhe ajudarão a ter um sorriso saudável e perfeito.

Redação Surya Dental – Maira Marques – Graduada em Jornalismo

 

 

Comentários

  1. Alessandra Andrade laizo disse:

    Eu gostaria de saber se um dentista clínico geral pode fazer uma peça???é q vou precisar de uma segundo a dentista q eu procurei.mas ela disse q ela mesma faz. E ela é clínica geral…to um pouco insegura.

    1. Oi Alessandra, tudo bom?

      É sempre bom se informar se o profissional faz aquele procedimento e se tem experiência. O ideal é consultar-se com alguém que tenha especialização na área necessária.

      Muito obrigado por acompanhar nosso blog!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Feito por Nerau Studio