odontopediatra

A Odontopediatria é uma especialização da área odontológica que cuida da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes, oferecendo de forma adequada um tratamento específico para cada faixa etária, além de orientar corretamente pais e também gestantes no pré-natal odontológico.

Hoje em dia, sabemos que muitas pessoas tem medo de ir ao dentista devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. Devido a isso, acabam por passar este medo para seus filhos, sobrinhos ou netos. Mas, é preciso saber que assim como nas demais áreas, a odontopediatria se inova a cada ano, levando benefícios tanto para os profissionais quanto para os pacientes.

O objetivo do Odontopediatra é cuidar e preservar os dentes de leite que possuem importantes funções no desenvolvimento dos ossos da face, na preservação do espaço para os dentes permanentes não permitindo a redução do arco dentário nem a disfunção na articulação da mandíbula, no desenvolvimento da fala e na mastigação dos alimentos.

A importância de ir ao Odontopediatra

A criança deve ir a um odontopediatra quando o primeiro dente nasce para que a mãe receba informações importantes sobre a higiene bucal e dicas para realizar a higienização com mais facilidade fazendo com que a criança seja tratada da maneira correta e com seus devidos cuidados, pois o tratamento requer um cuidado especial, já que os pequenos precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire uma tortura, assim como antigamente. Logo, o ambiente deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída.

A primeira visita da criança ao Odontopediatra deve ocorrer por volta dos seis meses, com o início da erupção dos primeiros dentinhos (leite). Nesta visita, a mãe receberá orientações sobre: dieta, higiene, aplicação de flúor, transmissibilidade da cárie, uso adequado da mamadeira e chupeta e também, correção de maus hábitos como a sucção de dedo. Esta fase é considera importante, devido ser um guia para a erupção dos dentes permanentes, mantendo em equilíbrio harmônico o crescimento das estruturas da face (dentes, ossos e músculos).

Por isso, é importante que os pais conversem com o odontopediatra sobre qualquer experiência ruim que a criança tenha tido para que o profissional saiba ajudá-lo a lidar com esse medo e que o tratamento ocorra da melhor maneira possível.
Outra função importante é que este profissional ensina a criança a ter prazer e diversão na hora da escovação. Auxilia os pais a comprarem mais de uma escova de cor e forma diferentes, a colocar a criança de frente a um espelho, assim ela vê o que acontece e permite com mais facilidade a escovação, a ter o hábito do fio dental que retira a sujeira onde a escova não alcança e a usar cremes dentais sem flúor, que podem ser ingeridos pela criança sem causar danos.

Os procedimentos realizados/efetuados por um odontopediatra

- Orientação a gestante: A mãe receberá orientações sobre como cuidar da sua saúde bucal e como proceder com os cuidados com o bebê quando ele chegar. Nessa consulta é possível esclarecer dúvidas sobre o uso de mamadeira e chupeta, boca do bebê, higiene, o nascimento dos dentes, o momento da primeira visita entre tantos outros;

- Atendimento a bebês: antes mesmo de nascerem os primeiros dentinhos é importante o bebê fazer uma visita ao odontopediatra . A mãe receberá as orientações para aliviar o desconforto quando eles começarem a nascer e como prevenir as cáries. Bebê compreende a etapa de 0 a 3 anos;

- Atendimento a crianças: Elas aprenderão a cuidar dos seus dentinhos de uma forma leve e descontraída. Criança compreende a etapa de 3 à 10-12 anos;

- Atendimento a adolescentes: Nesse momento que os valores são consolidados, a atenção e uma linguagem especial são essenciais na comunicação. Adolescentes compreende a etapa de 12-20 anos;

Saiba alguns riscos de não levar a criança a um odontopediatra:

- Nascimento de dentes sobrepostos aos de leite (encavalados);
– Cárie devido a má higienização, como a famosa cárie de mamadeira;
– Problemas de convívio social da criança provocada pelo nascimento errôneo dos dentes, como mordida cruzada, dentes apinhados, etc.

Em linhas gerais, a finalidade da odontopediatria é prevenir e orientar sobre hábitos bucais saudáveis, além do tratamento restaurador e curativo, tornando as visitas ao consultório agradáveis. Por isso, saiba: tratamentos preventivos como aplicações de flúor, selantes, treinamentos de escovação, vídeos, modelos educativos são mais rápidos, agradáveis e menos dispendiosos que restaurações, coroas e outros tratamentos que seu filho precisará se seus dentes forem descuidados.

Redação Surya Dental – Maira Marques – Graduada em Jornalismo

FONTE: Odonto Clinic / Guia do Bebê / Brasil Escola

Quer receber nossas novidades? Deixe seu e-mail.

Deixe um comentário