Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Surya Dental

Qual dieta seguir após a extração do siso?

A extração dos dentes do siso é indicada quando o paciente tem entre 16 e 18 anos, porque nessa faixa etária as primeiras raízes dentárias estão em formação e o dente ainda não nasceu. Com isso, a extração é mais simples e o pós-cirúrgico tem recuperação melhor.

É uma cirurgia relativamente simples, mas não obrigatória. Dentistas afirmam que e extração é indicada somente para os casos em que o dente do siso esteja causando prejuízos à arcada dentária. Se existe espaço para ele nascer, sem comprometer o alinhamento dos outros dentes, não há motivo para removê-lo.

Se na consulta com o dentista ele concluiu que a retirada do dente é recomendada para o seu caso, você terá que seguir uma dieta após extração do siso, basicamente à base de alimentos líquidos, pastosos e gelados. Preparamos um post especial, com várias dicas. Boa leitura!

Cuidados após extração do siso

A retirada do dente do siso, por mais simples que seja, ainda é um procedimento cirúrgico e por isso requer cuidados de pós-operatório. Até um dia após a extração, é indicado escovar os dentes de forma suave, sem aplicar força. Prefira escovas de cerdas ultramacias para não machucar a região. Pergunte ao dentista se você pode usar enxaguante bucal.

O inchaço é comum no período pós-cirúrgico, mas existe uma forma de melhorar. Logo que deixar a clínica e chegar em casa – e até as primeiras 24 horas –, você pode fazer compressas frias por 5 ou 10 minutos a cada meia hora. No dia seguinte,
mude para compressas quentes, usando uma toalha úmida na região inchada.

Não consuma bebida alcoólica no pós-operatório, pois pode interferir na eficácia do antibiótico. O paciente deve retornar ao consultório depois de sete dias para remover os pontos e para o dentista avaliar o processo de cicatrização.

dieta apos extracao do siso

O que comer depois de extrair o siso

Além dos cuidados de higiene bucal, é indicado fazer uma dieta após extração do siso. Nos primeiros quatro ou cinco dias depois da cirurgia, evite alimentos quentes, dando preferência aos gelados, que vão ajudar reduzir as chances de sangramento.

Saiba quais alimentos incluir na dieta após extração do siso:

Sorvete

Sim! Um sorvetinho é sempre bem-vindo para aliviar o calor, mas a temperatura gelada do sorvete também a ajuda a reduzir o inchaço e amenizar a dor após a extração do dente.

dieta apos extracao do siso

Foto: Fancycrave

Gelatina

A gelatina é um alimento muito fácil de preparar, rico em colágeno e ótimo para uma dieta após extração do siso por ser gelado e macio de mastigar.

dieta apos extracao do siso

Sucos e vitaminas

Saborosos e nutritivos, sucos e vitaminas são ideais para incluir na lista de alimentos para consumir após a retirada do siso.

Muitos pacientes apresentam trismo, que é dificuldade de abrir a boca logo depois da operação, o que praticamente inviabiliza a ingestão de alimentos sólidos. Para facilitar, a dica é investir em sucos e vitaminas, de preferência naturais e bem gelados. Use um canudinho biodegradável, vai ficar ainda mais fácil.

dieta apos extracao do siso

Foto: rawpixel

Sopas e caldos

Estão entre os pratos mais indicados por dentistas logo após a extração do siso por serem fáceis de ingerir. Escolha a sua receita preferida, mas preste atenção à temperatura. Se estiver quente demais, pode causar dor, sangramento e ainda complicar o processo de cicatrização.

Assim que a sopa ficar pronta, coloque no prato e deixe esfriar. Só consuma quando estiver morna.

dieta apos extracao do siso

Foto: rawpixel

Legumes

Com o passar dos dias, você já conseguirá consumir alimentos sólidos sem dificuldade. Que tal começar por legumes? Cozinhe-os bem e amasse para chegar a um purê. Tente receitas com batata, abóbora e mandioca.

Para deixar o prato mais nutritivo, cozinhe uma carne, deixe bem macia e desfie para facilitar a ingestão.

dieta apos extracao do siso

Foto: Светлана Хуснутдинова

Com essas dicas, ficou fácil seguir uma dieta após extração do siso, né? Além de uma alimentação adequada, não se esqueça de fazer uma higiene bucal completa no período pós-cirúrgico. A Surya Dental tem os melhores produtos para garantir a saúde bucal. Clique no banner para saber mais.

dieta apos extracao do siso

Comentários

    1. Boa tarde, Juliana.
      Está informação é muito importante, muitas pessoas tem dúvidas sobre o que pode e o que não pode comer após a extração do siso.
      Nossas fontes foram a CRO – DF e a Sorrisologia.

  1. Vanessa disse:

    Olá, boa noite.
    Retirei três sisos na sexta-feira (15) e hoje, após três dias, continuo sem conseguir mastigar alimentos mais sólidos, mesmo eles sendo feitos de batata ou legumes. Não sei se por medo… mas não vejo a hora de voltar a me alimentar normalmente! Desde o dia da cirurgia, só me alimento de sopas, vitaminas, sucos e iogurtes. Gostaria de saber se a alimentação normal (feijão, carne, arroz…) só pode voltar após a retirada dos pontos.

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio