Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Surya Dental

Qual o melhor fotopolimerizador odontológico? Conheça opções

O fotopolimerizador é utilizado em restaurações diretas e indiretas, colagem de brackets e acessórios ortodônticos. É um aparelho que deve fazer parte do arsenal clínico de todo profissional que busca trabalhar com uma Odontologia atualizada.

Os fabricantes de materiais estão constantemente desenvolvendo novas tecnologias para os aparelhos, mas você sabe qual o melhor fotopolimerizador odontológico?

Os melhores fotopolimerizadores são os que vão oferecer as seguintes características: cura rápida, segura, durável e uniforme; controle do tempo e potência; alcance facilitado aos dentes posteriores; peça de mão leve e ergonômica; e uniformidade do feixe de luz.

Veja como surgiu essa tecnologia e quais as opções mais completas disponíveis no mercado para decidir qual comprar!

Os primeiros fotopolimerizadores

A fotoativação de compostos resinosos na Odontologia começou nos anos 70 com o uso de luz ultravioleta (UV), tecnologia que logo foi substituída pelas lâmpadas halógenas.

As halógenas ficaram no mercado por quase 30 anos, apesar de alguns inconvenientes. Como a luz era branca, era preciso um filtro para que o espectro azul pudesse ser utilizado.

Outra desvantagem era o calor gerado, o que exigia um ventilador interno para resfriar o aparelho, o que, consequentemente, o deixava mais pesado. A vida útil da lâmpada também era pequena, cerca de 50 horas.

A fotoativação com LED veio a partir de 1995, inaugurando uma nova fase na cura de resinas, e com benefícios sobre as lâmpadas halógenas: menor geração de calor, maior portabilidade, longevidade e funcionamento com bateria.

A era LED na fotopolimerização está sempre em aperfeiçoamento ao ponto de os novos aparelhos terem modos de programação de acordo com o serviço a ser feito, luzes que atravessam barreiras para uma cura segura e perfeita da resina e fotoativação cada vez mais rápida, otimizando o trabalho do dentista e o tempo de permanência do paciente na cadeira.

dentista utilizando fotopolimerizador para restauração

Os melhores fotopolimerizadores fornecem uma cura segura e uniforme das resinas.

Fotopolimerizadores Schuster

A Schuster, fabricante de equipamentos periféricos odontológicos, tem vários modelos de fotopolimerizadores na linha de produtos.

Emitter B

O Emitter B emite uma luz com comprimento de onda na faixa de 470 nm e é indicado para polimerização de resinas compostas que possuem canforoquinona como agente fotoiniciador.

Funciona também para sessões de clareamento dental com peróxido de hidrogênio 35%, colagem de brackets e acessórios ortodônticos e parafixação de facetas e lentes de contato dentais.

Características

  • Sem fio e com bateria de lítio (600 aplicações de 15 segundos com carga cheia)
  • Desligamento automático
  • Ponteiras condutoras de luz giram 360°

Emitter D

O modelo faz polimerização de 10 segundos para camadas compósitas de até 2 milímetros. Para uso em Ortodontia, a cura do bracket acontece em 3 segundos. Para o clareamento dental, a potência chega a 1.250 mw/cm².

São três modos de uso: Rampa, Contínuo e Pulsado. Na Rampa, a intensidade da luz aumenta gradativamente nos primeiros 3 segundos para, depois, se manter na potência máxima (1.250 mw/cm²).

No programa Contínuo, a potência é máxima durante todo o procedimento. No Pulsado, a aplicação é intermitente, mantendo-se na intensidade elevada por 1 segundo, desativando em intervalos de 0,2 segundo.

Características

  • Sem fio, bateria de lítio substituível
  • Profundidade de polimerização: 6 mm
  • Temporizador para polimerização e clareamento: 5, 10, 15, 20, 30 e 40 segundos

Emitter Now

O lançamento da marca é o Emitter Now, que funciona com uma bateria de lítio em três programas: Contínuo, Ortho e High. Emite luz com comprimento de onda na faixa de 420 nm a 480 nm.

Oferece polimerização em 3 segundos nas funções Ortho e High com potência de 2.500 mw/cm². Esse fotopolimerizador Schuster é bom para colar brackets e acessórios ortodônticos e fotopolimerizar resinas compostas, ionômeros e adesivos.

Características

  • Sem fio e com bateria de lítio
  • Luz azul gerada por LED de alta potência
  • Temporizador para polimerização: 5, 10, 15 e 20 segundos

Fotopolimerizadores Ultradent

A versão sem fio do Valo, fotopolimerizador Ultradent, fabricante norte-americana de equipamentos para dentistas, é considerada uma das melhores do mercado e recebeu vários prêmios.

Valo Cordless

O aparelho produz uma luz de alta intensidade de 385 nm a 515 nm que é capaz de polimerizar todos os materiais dentários. A caneta é leve, com design ergonômico, e a ponteira (com um ângulo de 5°) facilita o acesso a qualquer área, sem causar desconforto ao paciente.

Com três modos de operação (Standard, High Power e Xtra Power), o Valo Cordless distribui a luz uniformemente sobre a superfície dos dentes para fornecer resultados consistentes, independentemente do tamanho e da localização da restauração. Não é um fotopolimerizador barato, mas entrega a melhor performance da categoria.

Características

  • Sem fio e com quatro baterias recarregáveis
  • Bateria tem duração de 400 fotopolimerizações
  • Cura o material em 3 segundos

O modelo Valo com fio da Ultradent tem as mesmas funções, funcionando com uma fonte de alimentação de 9 volts e 2 amperes.

Vale Grand sem fio

O Valo Grand sem fio é uma versão mais robusta do Valo Cordless, com uma lente 50% maior, projetada para cobrir um molar de 10 mm para uma cura rápida e eficaz.

A lente de 12 mm do Valo Grand tem a mesma potência e intensidade de feixe do Valo original. As duas canetas são leves, ergonômicas e duráveis.

Características

  • Sem fio, funciona com quatro baterias recarregáveis
  • Três modos de funcionamento: Standard, High Power Plus e Xtra Power
  • Fotopolimerização em 3 segundos na operação Xtra Power

Fotopolimerizador SDI

O Radii-cal SDI é leve e tem design ergonômico. É um fotopolimerizador que funciona no modo rampa, no qual a potência da luz aumenta gradativamente nos primeiros 5 segundos.

A intensidade do LED é de 1.200 mw/cm², e a bateria tem autonomia de 1,2 mil fotopolimerizações de 10 segundos cada.

Características

  • Sem fio, funciona com bateria recarregável
  • Dois anos de garantia
  • Não precisa de ventilação
qual-o-melhor-fotopolimerizador-odontologico

Modelo de fotopolimerizador odontológico com display e contagem de segundos.

Fotopolimerizador Kavo

A Kavo, uma das empresas líderes na indústria odontológica, tem o fotopolimerizador Poly Wireless como único representante desse tipo de periférico. A potência máxima é de 1.100 mw/cm², que é atingida gradativamente.

A peça de mão conta com uma inclinação de 25°, o que possibilita luminosidade uniforme ao manter a face da ponteira paralela ao dente. A ponteira tem giro de 360° e é confeccionada em fibra ótica.

Características

  • Sem fio, funciona com bateria de lítio de 2.200 mAh
  • Tempo de fotopolimerização ajustável entre 10, 20, 40 e 60 segundos
  • Sem risco de aquecimento da polpa do dente

Fotopolimerizador 3M

O Elipar Deepcure garante um resultado seguro e previsível, com profundidade de cura uniforme e em profundidade. A radiância é de 1.470 mw/cm², e o comprimento de onda, de 430 nm a 480 nm.

A vantagem é que o feixe de luz acessa facilmente toda a superfície do dente, inclusive os posteriores, mesmo com pouca abertura da boca.

Uma carga completa da bateria tem capacidade para 720 fotoativações de 10 segundos cada. O tempo de carregamento para uma bateria totalmente descarregada é de 120 minutos.

Características

  • Sem fio, funciona com bateria
  • Leve, tem dois botões e modo de operação único
  • Tempo de exposição de 5, 10, 15 e 20 segundos e modo Tack-Cure (1 segundo para remoção de excessos de cimentos)

Os melhores fotopolimerizadores odontológicos entregam um desempenho acima dos concorrentes em qualidade da cura, durabilidade da restauração e alcance facilitado.

A Surya Dental, e-commerce de revenda de produtos odontológicos, trabalha com as melhores marcas do segmento. Clique no banner para ver preços e modelos!

qual-o-melhor-fotopolimerizador-odontologico

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio