Queijos e produtos lácteos podem prevenir cáries

produtos lácteos

produtos lácteos

 

Um interessante estudo publicado na edição de maio/junho 2013 do jornal clínico da Academy of General Dentistry ( AGD), revelou que o consumo de queijos e de outros produtos lácteos pode ajudar a manter os dentes longe das cáries.

Como sabemos, os alimentos lácteos são vitais para manter uma boa saúde e isso é, especialmente importante para a saúde óssea. Mas, não há muitos estudos que demonstram como esses produtos afetam em particular a saúde oral.

Nesta pesquisa foram observados 68 jovens entre 12 e 15 anos. Os autores analisaram o pH da placa dental da boca dos voluntários, antes e depois de terem consumido queijo, leite ou iogurte sem açúcar. Níveis de pH abaixo de 5,5, já revelam que a pessoa está correndo risco de sofrer uma erosão dentária, portanto, quanto maior o nível de pH menores as chances do desenvolvimento de cáries.

Os indivíduos analisados foram divididos em 3 grupos. Um foi instruído a consumir queijo cheddar, outro a beber leite e o terceiro grupo iogurte sem açúcar. Os pesquisadores mediram os níveis do pH da boca de cada sujeito em 10, 20 e 30 minutos após o consumo dos alimentos e chegaram ao seguinte resultado: as pessoas que consumiram leite e iogurte sem açúcar não apresentaram mudanças consideráveis nos níveis de pH de suas bocas. Já aqueles que comeram queijo, mostraram um rápido aumento desses níveis, sugerido que o queijo tenha propriedades anti-cavidade.

Segundo os pesquisadores, a diferença no nível de pH pode ter ocorrido devido ao aumento da produção de saliva, processo que ocorre naturalmente quando mastigamos, para que sejam mantidos os níveis ideais de acidez de nossa boca. Há também vários compostos encontrados no queijo que podem aderir ao esmalte do dente ajudando a protegê-los ainda mais, sendo considerados como uma medida preventiva contra a cárie.

Autor: Redação Surya Dental – Fernanda B. Benitte – Graduada em Marketing

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
Single bond Universal 3M

Single Bond Universal 3M ESPE

Próximo artigo
exomarketing

Exomarketing: 6 ações para o seu consultório odontológico

Posts relacionados