Reanatomização dos incisivos centrais e laterais superiores

Paciente L.F.P.B, sexo feminino, 52 anos, apresentou-se à clínica odontológica da FO – UFRJ com queixa de fratura do bordo incisal e ângulo mesio incisal do elemento 11 e presença de diastema entre os elementos 22 e 23. Após exame clínico e radiológico foi traçado o plano de tratamento, optando-se por aumento de coroa e correção dos zênites dos elementos 13, 12, 11, 21, 22, 23, para posterior restauração com resina composta do elemento 11 fraturado e dos dentes 13, 12, 21, 22 e 23, reestabelecendo, assim, estética e função através da técnica de estratificação.

Foi realizado previamente um enceramento progressivo sobre o modelo de gesso, servindo como base para a confecção de index de silicona de adição Virtual (Ivoclar Vivadent).

Após isolamento absoluto, foi realizada a confecção de bisel de 45° graus nas faces vestibulares e linguais dos elementos 12, 11, 21, 22, e o polimento coronário com auxílio de pedra pomes e escova de Robinson. Em seguida foi realizado condicionamento ácido por 20 segundos em todas as faces com ácido fosfórico 37% (FGM), lavagem e secagem criteriosa e aplicada duas camadas do sistema adesivo Ambar (FGM).

O início do procedimento restaurador propriamente dito se deu pela confecção de facetas diretas de resina composta sobre os elementos 13 e 23 com Opallis EA2 (FGM). Em seguida posicionou-se o índex para servir de base durante a confecção da parede palatina dos elementos 12, 11, 21 e 22 com uma finíssima camada de Opallis DA2 (FGM), na sequência os mamelos dentários foram reconstruídos com auxílio da mesma. O terço incisal foi reproduzido aplicando uma fina camada de Opallis T-Neutral (FGM), pois apresenta translucidez mediana ótima para confecção de terços incisais menos translúcidos. Para finalizar, a restauração foi preenchida por uma última camada com resina de esmalte Opallis EA2 (FGM), que apresenta uma elevada capacidade de obtenção de brilho. Todas as superfícies foram recobertas por gel hidrossolúvel (KY) para consecutiva fotoativação final.

O acabamento e polimento das superfícies restauradoras foram realizadas após a remoção do isolamento absoluto, com auxílio de um contra-ângulo multiplicador (Sirona), pontas multilaminadas (Komet), lâminas de bisturi n°12, discos da sequência Diamond Pro + Diamond Flex + pasta Diamond Excel (FGM).

Tanto os procedimentos cirúrgicos, quanto os procedimentos restauradores garantiram a devolução da estética e função para o paciente. Reestabelecendo características essenciais dos dentes e proporcionando um sorriso harmônico e condizente com a idade do paciente.

cas2

Reanatomização dos incisivos centrais e laterais superiores

Reanatomização dos incisivos centrais e laterais superiores

Sorriso final da paciente
Autor(es):
Vinícius Barçal Cavalcante da Silva
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Andrea Damas Tedesco
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fonte: 36ª Edição – Revista Surya News

Marketing Surya

Total
0
Shares
6 comentários
  1. Ótimo artigo, excelente trabalho!
    Mas quanto à digitação do título, não seria Reanatomização?
    Ou talvez Rearmonização?
    Enfim, acho que está confuso, ou sou eu quem desconhece esse novo vocábulo…
    Desde já agradeço a atenção.
    Anna Paula Rodrigues

    1. Olá Dra. Anna Paula,

      Obrigada pelo retorno quanto ao Caso Clínico.
      Nos desculpe pelo equivoco, realmente o nome é Reanatomização.
      Novamente, agradecemos por nos alertar e já realizamos as alterações necessárias.

      Esperamos que nosso conteúdo continue lhe agradando cada vez mais!
      Sua participação é essencial para a melhoria do nosso Blog.

      Att,
      Equipe Surya Dental

    1. Olá Dra. Bianca Silva,

      Ficamos felizes que tenha gostado do nosso Caso Clínico.
      Agradecemos o seu comentário, esperamos que nosso conteúdo continue lhe agradando sempre!
      Sua participação é essencial para a melhoria do nosso Blog.

      Att,
      Equipe Surya Dental

  2. Adorei a idéia de vocês divulgarem estes casos clinico. É bastante proveitoso.Gostaria que vocês enfatizassem mais sobre as Facetas Diretas em Resina e a Reanatomização.

    Parabéns e muito grata pela Atenção de vocês.

  3. Vou fazer a reanatomização do dente 12 e 22, gostaria de saber mais ou menos o valor que vária, e após arrumar esses dois dentes tenho que continuar usando normalmente o uso do aparelho ortodôntico, tô achando que não vou precisar, pois meus dentes já estão certo e já faz 4 anos que eu uso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
Dentes brancos e hálito fresco? Mude a dieta

Dentes brancos e hálito fresco? Mude a dieta

Próximo artigo
mau posicionamento dentário

Mau posicionamento dentário pode causar dores e assimetria da face

Posts relacionados