Caso Clínico: Restauração Adesiva com Silicone Variotime – Heraeus Kulzer

Introdução

O sorriso é a maior e melhor forma de manifestação de felicidade. A harmonia entre lábios, dentes e gengiva é o que o torna belo, além da presença de proporções adequadas.

Diastemas nos dentes anteriores, dentes conóides e agenesias quebram essa harmonia e de forma geral incomodam muito o paciente que busca estética. As resinas compostas apresentam limitação de longevidade em muitos casos. Recobrir os dentes anteriores com laminados cerâmicos de diferentes espessuras surge como uma alternativa para suprimir essas condições adversas. O tratamento odontológico através de laminados cerâmicos busca o preenchimento desses espaços de forma proporcional, muitas vezes podendo até realizar pequenas correções de alinhamento.

Assim, esse trabalho demonstra a substituição de resina composta por laminados cerâmicos para fechamento de diastemas.

Casos clínico

Paciente de 34 anos, gênero feminino, procurou atendimento descrevendo descontentamento com o aspecto dos seus dentes anteriores superiores. Observou-se, clinicamente, presença de diastemas e resinas compostas com alteração de cor e fraturas. Inicialmente, foi feito profilaxia e clareamento caseiro.

Restauração Adesiva com Silicone

 Restauração Adesiva com Silicone 2

  Restauração Adesiva com Silicone 3

Foi feito o mock-up com resina bisacrílica. A moldagem foi realizada com silicone de adição (Variotime – Heraeus-Kulzer) em duas etapas, primeiramente, o pesado e , posteriormente, o leve. A moldagem com material pesado foi feita sobre o mock-up em posição. As resinas foram removidas com discos de lixa. Após finalização dos preparos, foi inserido o fio retractor, e o material leve foi inserido dentro do sulco gingival e no interior do material pesado, dessa forma, o espaço do mock up funcionou como alívio.

Restauração Adesiva com Silicone 4

 Restauração Adesiva com Silicone 5

Os laminados foram feitos com cerâmica injetada e, em seguida, aplicada. A cimentação foi feita com cimento exclusivamente foto ativado.

Conclusão

A técnica de moldagem em dois passos com silicone de adição pesado sobre o mock up é fácil e permite a economia de tempo e erros na hora do alívio. Além de proporcionar excelente adaptação marginal.

     Sorriso final  Sorriso final

Referências Bibliográficas

[1] Rehabilitation beauty and functional smile: literature review. Alves N. V.; Santana T. A. T.; Landim E. V. F.; Tavares G. R.. Vol. 3(9), pp. 25-30, Abril, 2016.

[2] da Cunha LF, Herrera FS, Benetti AR. Accuracy of Single-Step versus 2-Step Double-Mix Impression Technique. ISRN Dent. 2011;2011:341546.

Autores:

Leonardo Fernandes da Cunha

Gisele Maria Correr

Carla Castiglia Gonzaga

Marina Samara Baechtold

Gustavo Ross Kinder

Cibele de Almeida Kintopp

Janes Francio Pissaia

Você conhece o site da Surya Dental? Clique aqui e acesse mais de 15.000 itens.

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
gestao de consultorio odontologico

Gestão de consultório odontológico: você conhece os custos da clínica?

Próximo artigo
fada do dente

Como trabalhar a história da fada do dente no consultório

Posts relacionados