Dietas e problemas ortodônticos: Entenda a relação entre eles

dietas e problemas ortodônticos

Fazer dietas é um dos assuntos principais nos encontros entre amigas. A preocupação por um corpo nos padrões exigidos pela sociedade moderna faz com com que muitas mulheres sigam uma alimentação regrada com alimentos mais leves. Mas até onde isso é benéfico? Você sabia que certos alimentos considerados saudáveis, podem ser grandes vilões para o seu alinhamento dentário?

Novas pesquisas sugerem que muitos problemas ortodônticos estão associados à dieta moderna em países industrializados. O estudo da universidade de Kent mostra que uma dieta com alimentos mais leves ou macios faz com que a mandíbula tenha um crescimento menor em relação ao tamanho dos dentes. Os pesquisadores testaram em várias partes do mundo a teoria da transição dos hábitos alimentares do homem-caçador para o homem-agricultor que resultou em mudanças no desenvolvimento craniano e mandibular.

Dietas e problemas ortodônticos, qual a relação?

Dr Von Cramon-Taubadel, professor de Antropologia Biológica do Departamento de Antropologia e Conservação, pesquisou a forma do crânio e mandíbula de 11 populações distribuídas globalmente e comparou com diferentes modelos genéticos, diversas posições geográficas, diferenças climáticas e alimentares. Ele descobriu que a forma da mandíbula, e até mesmo o formato do palato, estava relacionada com o comportamento alimentar das populações, enquanto que a forma do crânio estava fortemente relacionada com a genética destas populações.

Em particular, a forma da mandíbula reflete principalmente as populações que são caçadores ou agricultores, independentemente de qual parte do mundo eles vêm. Isto sugere que o comportamento de mastigação cresça e se desenvolva de forma diferente em grupos com tipos de subsistência diferentes, enquanto que o crânio não é afetado da mesma maneira.

Resumindo: Os grupos onde a caça era a principal fonte de alimentação, a mandíbula possuía um formato mais longo e estreito, enquanto que nos grupos onde a agricultura predominava, a mandíbula era mais curta e larga, aumentando o apinhamento dentário, que  podem ocasionar problemas na estética, na fala, etc. Os dentes apinhados possibilitam principalmente o aparecimento de cáries, doenças gengivais e higienização inadequada.

Você sofre com problemas na sua carga dentária?  Para corrigi-los é necessário que o paciente procure por um especialista  em Ortodontia. Esses profissionais são responsáveis por tratamentos ortodônticos e cuidam para que os apinhamentos sejam resolvidos na infância. O objetivo do tratamento está em trazer um bom resultado estético, melhoras na saúde bucal e menor possibilidade de extrações dentárias para acomodar os dentes de forma alinhada na cavidade bucal, procedimento esse, que para alguns adultos é necessária, mas que também tem um maravilhoso resultado.

 

Fonte: Odontoblogia

Edição de Texto: Thaísa Biazin – Marketing SURYA DENTAL

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Moldagem para Laminados Cerâmicos – Materiais e Técnicas

Próximo artigo

Seu sorriso pode deixar o mundo mais belo

Posts relacionados