Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal

semana de prevenção de câncer bucal

Na primeira semana de novembro deste ano acontecerá a primeira Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal. Em dezembro de 2015, o Plenário do Senado aprovou o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 86/2014, que institui a proposta. A lei, já em vigor, tem como objetivo estimular ações preventivas e campanhas educativas relacionadas ao câncer bucal, promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral aos portadores de câncer bucal, apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol do controle do câncer bucal e difundir os avanços técnico-científicos relacionados à doença.

A Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal visa conscientizar sobre esse tipo de câncer, que encontra-se entre os dez tipos com maiores índices de incidência no Brasil, com 182 mil casos novos. Em seguida, estão os tumores de mama (57 mil), cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil), estômago (20 mil) e de colo do útero (15 mil). Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, a estimativa para 2015 era de 14 mil novos casos da doença, sendo que 4 mil pessoas chegariam a óbito. O principal fator que contribui para a instalação do processo é o avanço da idade. Segundo pesquisadores, 30% a 40% dos casos podem ser evitados com a mudança de hábitos como: fumo, alimentação balanceada, prática de atividades físicas, controle do peso, consumo de álcool e uso de protetor solar.

Sendo assim, a primeira semana de novembro deste ano é o momento para que os profissionais dentistas promovam em seus consultórios o tratamento da doença. Informar seus pacientes sobre a gravidade e causas da doença assim como incentivar bons comportamentos para sua prevenção é um grande passo dado em direção ao combate do câncer bucal.

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Como atender seus pacientes de forma positiva

Próximo artigo
onde montar consultório

Onde montar o consultório odontológico

Posts relacionados