Síndrome da Boca Ardente

arte padrao caso clinico 3

Nada parece errado quando uma pessoa tem esta doença, mas nada poderia estar mais longe da verdade. Quem sofre com essa doença sente uma dor oral, como se estivesse com a boca escaldada! E os sintomas podem persistir por vários dias.

Essa disfunção, chamada de SBA (Síndrome da Boca Ardente), continua a confundir os investigadores dentários. Em vários momentos, a questão tem sido ligada a distúrbios da mucosa, periodontal ou problemas com restaurações. Causas mentais ou emocionais também foram citadas como a razão para pessoas que desenvolvem esta condição.

Quem sofre dessa síndrome, precisa visitar um dentista várias vezes antes que seu problema possa ser diagnosticado. Alguns dos sintomas mais comuns incluem: (1) ardor na língua e dor oral, sem motivo, (2) gosto anormal ou sensação de secura na boca, e (3) sensações de que a boca está queimando. Mas a parte estranha, é que os sintomas desaparecem durante as refeições.

Cerca de 2 a 5 por cento da população norte-americana sofrem com esse problema. As mais afetadas são, mulheres de idades entre 50 a 70 anos.

Há relatos de que essa doença se desenvolve devido a alterações nas funções sensoriais neurológicas. Anemia, diabetes, deficiência de vitaminas e problemas de tireoide podem também levar a essa síndrome. A causa específica ainda é um mistério, mas um traço comum entre os portadores, é o dano ou desaparecimento dos nervos da cavidade oral. Esta deterioração não pode ser vista ao olhar, o que explica o fato do diagnóstico ser tão difícil de fazer.

Por sua gravidade, essa disfunção altera drasticamente a qualidade de vida de uma pessoa, podendo levar até ao suicídio. Existem consultórios especializados em tratar este problema, geralmente feito através de analgésicos e outros tratamentos tópicos utilizados para reduzir os efeitos da síndrome.

Uma edição recente do Journal of the American Dental Association, menciona que a SBA agora está sendo ensinada a estudantes de odontologia, mas uma grande quantidade de trabalho precisa ser feito para lidar com a doença de uma forma mais eficaz.

Fonte: Dentistry Today
 
Autor: Fernanda Benitte – Graduada em Marketing

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
Testes de HIV em consultórios odontológicos

Testes de HIV em consultórios odontológicos

Próximo artigo
sorriso perfeito

Estudo revela a fórmula do sorriso perfeito

Posts relacionados