Testes de HIV em consultórios odontológicos

Testes de HIV em consultórios odontológicos

Pesquisadores da universidade de Sidney estão examinando dentistas e farmacêuticos, avaliando o apoio que prestam à comunidade em que estão inseridos e a possibilidade de contribuírem para com o diagnóstico precoce de pacientes portadores de DST.

Se esta pesquisa apresentar resultados positivos, será possível implantar um sistema de “teste rápido” em farmácias e consultórios de cirurgiões dentistas, que ofereça em pouco tempo resultados de exames de HIV e Hepatite C.

O governo australiano, aprovou o primeiro teste rápido em dezembro do ano passado. O exame é feito através de uma gota de sangue retirada do dedo, ou via oral. O resultado fica pronto em apenas 20 minutos, mas quando positivos, requerem um exame de sangue mais completo.

Estima-se que em Nova Gales do Sul, 20 a 30% dos portadores de HIV convivem com o vírus sem saber. O projeto visa levar este recurso através das farmácias comunitárias e clínicas dentárias, pois além serem estabelecimentos de confiança e competência reconhecidas, geralmente são de fácil acesso, possuem distribuição demográfica ampla e são ambientes que permitem que as pessoas criem laços estreitos de confiança e segurança, facilitando assim a busca voluntária por testes e exames como este.

Um projeto como este, além de beneficiar a população, representa uma oportunidade para os farmacêuticos e dentistas de expandir seu papel na saúde pública existente.

Autor: Fernanda Benitte – Graduada em Marketing

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Cientistas criam produto capaz de recuperar o esmalte dos dentes

Próximo artigo
arte padrao caso clinico 3

Síndrome da Boca Ardente

Posts relacionados