tipos de brocas odontológicas

Um cirurgião-dentista que deseja alcançar o sucesso no tratamento dos pacientes deve adotar um roteiro criterioso durante a execução do protocolo clínico e utilizar materiais de qualidade, trabalhando com a cautela necessária para evitar falhas.

Existem vários tipos de brocas odontológicas para auxiliar o cirurgião dentista no preparo do acesso cavitário. Disponibilizar uma lista detalhada dessas brocas é uma tarefa difícil. Afinal, a maioria dos dentistas possui suas preferências. Neste post, vamos falar sobre algumas das brocas de acesso mais comuns.

Brocas esféricas carbide

As brocas esféricas carbide são usadas para a remoção de cárie e para criar o formato do contorno inicial no dente. Essas brocas também são usadas para penetrar no teto da câmara pulpar e removê-lo.

Há alguns cirurgiões dentista que preferem, por exemplo, usar a broca de carbide de fissura e da ponta diamantada – ambas podem ser usadas para algumas extensões da parede axial do preparo cavitário. Porém, é preciso ficar atento ao uso desses tipos de brocas odontológicas. Sua utilização por mãos menos experientes pode perfurar a câmara pupal e as paredes axiais.

brocas carbide

Eu quero

Brocas diamantadas esféricas

As brocas diamantadas esféricas são necessárias quando o acesso endodôntico deve ser feito através de restaurações de porcelanas. Elas penetram o material de forma mais fácil e com menos riscos de trincar ou fraturá-las.

As pontas diamantadas são utilizadas também para desgastar o esmalte e a dentina, girando por meio de motores e turbinas em baixa, média e alta velocidade. Quando utilizadas em alta velocidade, devem ser preferencialmente refrigeradas por jatos de ar/água para minimizar a geração de calor friccional.

tipos de brocas odontológicas

Eu quero

Broca transmetal

Muitos dentes que requerem preparos para o acesso cavitário possuem restaurações de amálgama ou casquetes de metal com porcelana. Esses precisam ser penetrados com o uso de uma broca com maior eficiência no corte.

Nesses casos, a broca transmetal se apresenta como uma excelente opção. O pescoço extra longo dessas brocas, mantém a cabeça da peça de mão longe do dente, aumentando, assim, a visibilidade durante o procedimento.

tipos de brocas odontológicas

Eu quero

Embora haja diferenças sutis entre os tipos de brocas odontológicas de diferentes fabricantes, o seu uso correto atinge o mesmo objetivo. Além disso, a escolha depende do procedimento a ser realizado e do gosto pessoal do cirurgião dentista. Conheça essas e outras brocas odontológicas no site da Surya Dental.

Quer receber nossas novidades? Deixe seu e-mail.

Deixe um comentário