Higiene oral diminui risco de HPV

Higiene oral diminui risco de HPV

Um novo estudo da University of Texas Health Science Center (USA), mostrou que as pessoas que apresentam más condições de saúde bucal estão mais suscetíveis à infecções do vírus oral do HPV.

3.400 americanos adultos foram acompanhados e avaliados. Aqueles que mantinham uma boa ou excelente higiene bucal, eram de maneira considerável, menos propensos a ter uma infecção oral pelo papilomavírus humano (HPV).

Até então acreditava-se que a higiene oral e a contaminação pelo vírus HPV era algo completamente independente. Esse é o primeiro registro de estudos que comprovam essa ligação.

A boa notícia é que as pessoas que fazem parte do grupo de risco, ou seja, aqueles que não se preocupam tanto com a saúde bucal, podem ter esse fator modificado, através da manutenção de uma boa higiene oral, podendo assim prevenir a infecção e câncer posteriores relacionados ao HPV.

Assim como o HPV genital, a infecção oral pode ser de dois tipos: as de baixo risco que não causam cancro, mas podem ocasionar uma grande variedade de tumores e verrugas na cavidade oral e as infecções de alto risco que pode causar câncer da orofaringe.

Papel do dentista

O dentista tem o dever de alertar seus pacientes sobre os riscos de contração da doença e orientar sobre a prevenção.

Geralmente o HPV se manifesta nas regiões posteriores da boca, na base da língua, parte posterior da garganta e em toda região das amígdalas. É muito importante prestar atenção nas lesões que demoram muito ou que não cicatrizam. Se o paciente sente dores ao mastigar ou engolir, ronquidão, inchaço, caroço na boca, presença de bolinhas, dormência na boca ou nos lábios, é provável que algo esteja errado e o tratamento correto deve ser indicado o mais rápido possível.

Autor: Redação Surya Dental – Fernanda Benitte – Graduada em Marketing

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
Wifi

WiFi liberado

Próximo artigo
Single bond Universal 3M

Single Bond Universal 3M ESPE

Posts relacionados