Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Surya Dental

Uma boa higiene oral pode diminuir o risco de infecções por HPV

Um novo estudo da University of Texas Health Science Center (USA), mostrou que as pessoas que apresentam más condições de saúde bucal estão mais suscetíveis à infecções do vírus oral do HPV.

3.400 americanos adultos foram acompanhados e avaliados. Aqueles que mantinham uma boa ou excelente higiene bucal, eram de maneira considerável, menos propensos a ter uma infecção oral pelo papilomavírus humano (HPV).

Até então acreditava-se que a higiene oral e a contaminação pelo vírus HPV era algo completamente independente. Esse é o primeiro registro de estudos que comprovam essa ligação.

A boa notícia é que as pessoas que fazem parte do grupo de risco, ou seja, aqueles que não se preocupam tanto com a saúde bucal, podem ter esse fator modificado, através da manutenção de uma boa higiene oral, podendo assim prevenir a infecção e câncer posteriores relacionados ao HPV.

Assim como o HPV genital, a infecção oral pode ser de dois tipos: as de baixo risco que não causam cancro, mas podem ocasionar uma grande variedade de tumores e verrugas na cavidade oral e as infecções de alto risco que pode causar câncer da orofaringe.

Papel do dentista

O dentista tem o dever de alertar seus pacientes sobre os riscos de contração da doença e orientar sobre a prevenção.

Geralmente o HPV se manifesta nas regiões posteriores da boca, na base da língua, parte posterior da garganta e em toda região das amígdalas. É muito importante prestar atenção nas lesões que demoram muito ou que não cicatrizam. Se o paciente sente dores ao mastigar ou engolir, ronquidão, inchaço, caroço na boca, presença de bolinhas, dormência na boca ou nos lábios, é provável que algo esteja errado e o tratamento correto deve ser indicado o mais rápido possível.

Autor: Redação Surya Dental – Fernanda Benitte – Graduada em Marketing

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio