Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Surya Dental

Você já ouviu falar no Estomatologista?

O Estomatologista é um profissional graduado em Odontologia e especializado em Estomatologia. Apesar de ter grande importância, o registro e reconhecimento pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) aconteceu no Brasil apenas em 1992.

 

 Qual sua função?

Os Doutores especialistas em Estomatologia tratam de doenças que se manifestam na boca ou que possam exercer alguma influência ou interação negativa com o tratamento odontológico.  Sua função é prevenir e diagnosticar toda região bucal, doenças sistemáticas e no complexo maxilo-mandibular.  Para a Professora Dra. Juliana Andrade Cardoso,  esse profissional cuida de diversas estruturas que compõem da boca. Ele está capacitado a detectar o câncer de boca em estágio inicial,  acompanhar pacientes em tratamentos oncológicos minimizando os efeitos adversos do tratamento radioterápico e quimioterápico, diagnosticar e tratar doenças bucais de origem viral, bacteriana, fúngica, imunológica e, além disso, também é capaz de fazer o diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis e doenças dermatológicas que possuem manifestação bucal.

Em Estomatologia, a prevenção da saúde pode ser conseguida através de ações educativas tentando-se mudar valores e comportamentos do paciente. Assim, a orientação ao paciente quanto aos malefícios do fumo, álcool, exposição excessiva ao sol, da importância de uma boa higiene e saúde bucal, da integridade dos elementos dentais e aparelhos protéticos, os benefícios da alimentação balanceada, orientações quanto a importância e técnica de autoexame são alguns exemplos que se levados a sério podem evitar o aparecimento de inúmeras doença.

É de extrema importância que as pessoas comecem as levar os problemas bucais mais a sério. Desde um inchaço, uma bolinha no céu da boca ou até mesmo aftas e pontinhos esbranquiçados nas gengivas, é necessário se atentar e procurar um Estomatologista mais próximo de você. O que parece ser apenas um incomodo passageiro, pode ser tornar um sério problema. Cuide-se! Previna-se!

 

Você já pensou em se especializar em Estomatologia?

 

Por se tratar de uma especialidade com poucos anos de existência no Brasil, há uma carência muito grande de profissionais atuando nessa área e nem muitas Instituições de Ensino Odontológico com a profundidade desejada, para formar odontólogos com uma real visão de medicina bucal. O resultado disto é que grande parte dos pacientes, com doenças bucais de diversas nosologias, ficam sem atendimento técnico-científico adequado.

 

Conheça algumas Universidades que oferecem o curso:

UNESP (Câmpus Araraquara-SP)

São Leopoldo Mandic (Rio de Janeiro-PR)

Universidade Positivo (Curitiba-PR)

UERJ (Rio de Janeiro – RJ)

UFMG (Belo Horizonte – MG)

 

Texto: Thaísa Biazin – MARKETING SURYA DENTAL 

Fontes: Instituto do Sorriso / Portal Educação 

 

 

 

 

 

 

 

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Feito por Nerau Studio