Dentista estomatologista: saiba o que faz esta especialidade

O dentista estomatologista é um profissional graduado em odontologia e especializado em estomatologia. Apesar de ter grande importância, o registro e o reconhecimento pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) aconteceram no Brasil apenas em 1992. Continue lendo para saber mais sobre essa área de atuação.

O que é um dentista estomatologista?

A estomatologia é a área responsável por diagnosticar doenças bucais e que, também, integra diversas especialidades odontológicas, assim como conhecimentos da medicina.  

O objetivo da estomatologia é prevenir, diagnosticar, realizar tratamentos e prognósticos de “doenças próprias do complexo maxilo-mandibular, das manifestações bucais de doenças sistêmicas e das repercussões bucais do tratamento antineoplásico”, como explica o documento de consolidação das normas para procedimentos nos conselhos de odontologia.

Ao longo dos anos, dentro das universidades, a disciplina ganhou diferentes nomes, como diagnóstico bucal, diagnóstico oral, medicina bucal e semiologia, mas, atualmente, você pode verificar a matéria na sua grade curricular como estomatologia, que substitui a antiga “patologia e terapêutica aplicadas”.

O que faz um dentista especialista em estomatologia?

O documento de normas para procedimentos prevê os seguintes afazeres para o especialista:

  • realizar procedimentos preventivos para o paciente e para a população, com ênfase no diagnóstico precoce de câncer bucal.
  • condução ou supervisão de atividades de pesquisa e epidemiológica, clínica e/ou laboratorial relacionadas aos temas de interesse da especialidade.
  • realização ou solicitação de exames complementares, necessários ao esclarecimento do diagnóstico. 

Onde atuar com estomatologia oral?

Você já deve ter percebido que estamos falando de uma área complexa e importantíssima para a população, afinal, ela é essencial para prevenir, diagnosticar e tratar o câncer de boca que, nos últimos anos, vem aumentando consideravelmente. 

Dessa forma, o estomatologista pode atuar dentro de espaços focados em oncologia, como hospitais, centros de referências e clínicas, mas também no próprio consultório, em UTIs, serviços públicos ou privados, laboratórios e pesquisa. 

estomatologista
Estomatologia e odontologia: as áreas são bastante integradas e permitem que o dentista trabalhe com pesquisa, oncologia e muito mais!

Como é o mercado de trabalho?

A estomatologia não está entre as áreas com maior número de profissionais atuando: dos 131.341 dentistas cadastrados no Conselho Federal de Odontologia, apenas 1.044 são especialistas nesse ramo, o que equivale a 0,8% dos profissionais (dados de 2022).

E quanto ganha um estomatologista? Tudo depende do estágio da carreira, assim como do Estado em que atua. O salário mensal pode ir de R$ 2.062,91 até R$ 4.249. É válido explicar que profissionais mais capacitados se posicionam melhor no mercado de trabalho. 

Portanto, se você pretende seguir essa carreira, é importante continuar estudando, realizando cursos e participar de eventos para destacar-se entre a concorrência e tornar-se uma referência em estomatologia. 

Como ser um especialista em estomatologia?

O primeiro passo é concluir a sua graduação em odontologia. Depois, você deve buscar uma pós-graduação na área de estomatologia, que pode ser em instituições particulares ou públicas. 

As instituições indicadas pela Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (Sobe) são:

  • São Leopoldo Mandic (Rio de Janeiro)
  • Hospital Heliópolis (São Paulo) — Curso livre de aperfeiçoamento em estomatologia
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Unime (Bahia)
  • Bolsa Fundap/Unesp
  • Unime (Santos)
  • OCEx (Rio de Janeiro)
  • Hospital AC Camargo (São Paulo) — Programa de aprimoramento profissional
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Unicamp (Campinas)
  • FOB – USP (Bauru)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal)

Na hora de escolher a instituição, fique atento sempre aos seguintes critérios estabelecidos pelo CFO:

  • A instituição deve ser reconhecida pelo MEC.
  • Caso seja uma escola composta por especialistas, é fundamental que o profissional a ministrar o curso seja da especialidade.
  • A duração deve ser de 750 horas.
  • O período do curso não deve exceder o prazo de 12 meses consecutivos.

O que vou aprender na pós de estomatologia?

Ao entrar na especialização, você vai se aprofundar em um grande leque de patologias e complicações decorrentes delas, abordagens e técnicas de diagnóstico, prevenção, tratamento e mitigação. 

Também vai aumentar o conhecimento em sintomas e sinais na cavidade bucal relacionados a doenças sistêmicas, discutir etiologia, alterações morfológicas dos tecidos em diferentes estágios patológicos e muito mais. 

estomatologista
A pós-graduação te prepara para realizar diagnósticos e compreender a fundo as patologias.

Como comentamos em diversos momentos deste texto, a oncologia é um aspecto muito forte desta área e, por isso, você vai ter contato com os processos císticos e tumorais relacionados à odontologia, sinais, sintomas, tratamentos, diagnóstico etc. 

Agora que já conhece a estomatologia, a especialidade pode ser uma opção que vale a pena considerar, sobretudo se você gosta do trabalho com patologias e se interessa pela área oncológica. 

Se você gosta de conteúdos sobre áreas odontológicas e dicas para a carreira, adicione o Blog da Surya Dental nos seus favoritos e acompanhe nossos artigos!

conteúdos para universitários de odontologia no blog da surya dental

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
Ficha de paciente

Como organizar ficha de paciente odontológico? Aprenda!

Próximo artigo
bichectomia-procedimento

Cirurgia de bichectomia: o que dentistas devem saber?

Posts relacionados