Você sabe onde quer chegar?

Você sabe onde quer chegar?

“Não importa de onde você vem… Não importa onde você está… Importa aonde você quer chegar”.

Vamos aqui refletir com o foco em estratégia. O filósofo Sócrates que viveu por volta de 400 antes de Cristo e utilizou muito uma frase que estava inscrita no famoso Oráculo de Apolo em Delfos na Grécia Antiga que dizia: “Homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo”.

O militar e filósofo chinês Sun Tzu disse há 2.500 anos: “Se conhecemos o inimigo e a nós mesmos não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas”.

Por que Hitler fracassou ao invadir a Rússia dando inicio a sua derrota na 2ª Guerra Mundial? A resposta é: Por não estudar. Ele não estudou a história da invasão da Rússia por Napoleão Bonaparte.

Napoleão Bonaparte
Em 1812, Napoleão já estava instalado no Kremlin quando os russos voluntariamente começaram a incendiar Moscou queimando tudo o que possuíam. Hitler ignorou o contexto russo, o inverno russo, o tempo que ficariam ali para se instalar no poder e não compreendia as forças e fraquezas do rival.

A questão é: Para sua estratégia dar certo você tem que saber onde está hoje e não mentir para si mesmo. Não pode ir para frente do espelho, murchar a barriga e achar que está tudo bem.

Como disse o poeta português Fernando Pessoa em seu artigo “A essência do Comércio”, de 1925: “… Se queremos servir os outros, nós é que devemos pensar como eles”.

Não trate o outro como você gostaria de ser tratado… Trate o outro como ele gostaria de ser tratado. E não caia na ilusão de achar que você sabe o que os outros pensam de você!

Então passe às metas. Vá direto ao ponto, sem enrolação. O mercado está te esperando. Lembre-se, não existe mercado parado… Existe gente parada. Não fique procurando atalhos. Quem chega primeiro bebe água limpa!

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

 

Autor: *Gilclér Regina* palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs motivacionais que já venderam mais de cinco milhões de exemplares. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil compram suas palestras. Mais de 3.000 palestras realizadas no Brasil e em outros países.

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
Programa Dentista Empreendedor Sebrae

Programa Dentista Empreendedor Sebrae

Próximo artigo
o escorpião e o ser humano

O Escorpião e o Ser Humano

Posts relacionados