7 tipos de alongamento para dentistas que evitam dores

alongamento para dentistas

O profissional de Odontologia muitas vezes se expõe a posições que causam dores nas costas e pescoço. Para evitá-las, é possível realizar alongamentos para dentistas antes, depois e entre as consultas.

Esses exercícios podem minimizar os incômodos, melhorar a circulação e até auxiliar na correção da postura, prevenindo que as dores se tornem problemas mais graves nos ossos, músculos e nervos.

Descubra, a seguir, sete alongamentos simples que podem ser feitos no seu consultório para evitar as dores nas costas e pescoço.

1. Braços

Sentado no próprio consultório, entrelace os dedos das mãos e estenda os braços para cima, com as palmas viradas para o alto. Permaneça assim por cerca de 30 segundos, mantendo a postura ereta e olhando para frente.

alongamento para dentistas braços

2. Peitoral

É um exercício que estimula os músculos do peito e da grande dorsal. Sentado, coloque os braços para trás, junte as mãos e abrace as costas da cadeira. Deixe o peitoral estufado com a postura ereta e olhando para a frente. Não é necessário fazer muita força.

3. Pescoço

Coloque a mão direita sobre o lado esquerdo do corpo, puxando-a na direção do ombro. Em seguida, vire o rosto para baixo, em direção à axila, e puxe novamente. Após 30 segundos de cada exercício, repita o processo com o outro lado do corpo.

Esse alongamento para dentistas é essencial para alongar os músculos esternocleidomastóideo e trapézio superior, muito utilizados durante o atendimento dos pacientes.

alongamento de pescoço para dentistas

4. Torções laterais

Ainda sentado, segure com a mão esquerda nas costas da cadeira e vire o corpo para o mesmo lado, deixando os ombros perpendiculares ao restante do corpo. Com a mão direita, segure o assento. Após cerca de 30 segundos, repita o processo invertendo o lado. Os músculos enfatizados são os oblíquos externos, da parte lateral do tronco.

5. Lombar

Ainda sentado e com as pernas separadas, na linha dos ombros, vá debruçando o tronco lentamente para a frente, sobre as coxas. Ao encostar o abdômen sobre as pernas, incline a cabeça para a frente. Não é necessário fazer força, mas apenas manter o corpo debruçado.

Nesse exercício, são alongados os eretores da espinha, iliocostal lombar e o multífido, melhorando a flexibilidade e evitando dores nas costas e no pescoço.

6. Tríceps

Este exercício pode ser realizado em pé ou sentado, o importante é manter o corpo sempre ereto. Levante o braço que será alongado, dobre o cotovelo, formando um ângulo de 90 graus sobre a sua cabeça. Em seguida, puxe-o para a direção contrária.

Uma variação do mesmo exercício é fazer o mesmo processo, porém manter a mão espalmada voltada para o chão, alinhada à coluna vertebral. Nesse caso, empurre o cotovelo do braço alongado para baixo, fazendo uma leve pressão.

Os músculos alongados serão o tríceps braquial, braquial, redondo maior e grande dorsal.

7. Quadríceps

O músculo quadríceps é muito utilizado para flexionar a região das ancas e se agachar. Seu alongamento é muito simples: puxe o tornozelo direito para trás com a mesma mão, segurando-o perto dos glúteos por alguns segundos. Repita o processo com o outro lado.

Lembre-se de deixar o corpo ereto! Caso seja difícil permanecer em um pé só, faça esse alongamento para dentista próximo a uma parede, se apoiando com a outra mão.

alongamento para pernas para dentistas

Mesmo com o esforço empregado por algumas partes do corpo durantes as consultas, fazer alguns alongamentos para dentista entre um atendimento e outro pode aliviar as dores no pescoço e ombros, e oferecer um maior conforto.

É importante lembrar que a prática de exercícios físicos pode render ainda mais benefícios, tanto dentro quanto fora do consultório. Portanto, procure destinar um tempo por semana para essas atividades.

Dicas extras: Confira abaixo mais alguns exemplos de alongamentos que podem ser feitos no seu consultório!

alongamentos para dentistas

Marketing Surya

Total
0
Shares
2 comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
fotografia odontológica

Fotografia Odontológica: ISO e Balanço de Branco

Próximo artigo
pessoas ruivas precisam de mais anestesia

Você sabe por que pessoas ruivas precisam de mais anestesia?

Posts relacionados