Saiba como fazer captação de pacientes na odontologia

Paciente sorrindo para dentista

Ser uma clínica referência em uma determinada especialidade é o que todos os profissionais da odontologia desejam, não é mesmo? Entretanto, sabemos como a concorrência é grande nesta área e que nem sempre é fácil driblar este obstáculo.

A boa notícia é que o seu consultório pode se destacar de outros modos, por meio de ações e da divulgação certa para o público ideal, gerando, consequentemente, uma maior captação de pacientes em odontologia.

Mas afinal, o que é a captação de clientes? Este termo é um sinônimo de “atrair”, portanto, é a busca por pessoas que estejam dispostas a consumir o seu serviço, no caso, tratamentos odontológicos.

Acompanhe este artigo e confira quatro dicas de como captar clientes para a sua clínica odontológica. No final, ainda deixamos uma dica extra para você! Vamos lá?

1. Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo para captação de pacientes em odontologia (e qualquer área) é conhecer o público-alvo. Essa etapa é crucial para que você possa pensar melhor em suas estratégias, assim como comunicar-se da forma certa.

Uma maneira de começar esse trabalho de análise é pensar na sua área de atuação. Por exemplo, se você trabalha com odontopediatria, o seu público serão pais e mães (e não se esqueça das crianças!), mas se a sua especialidade é odontogeriatria, provavelmente irá conversar com familiares de diferentes idades e gêneros, cuidadores e idosos.

Após analisar quem são as pessoas que buscam por atendimento dentro da sua área, provavelmente já terá uma boa ideia de público-alvo.

Com essa informação em mãos, você conseguirá pensar em quais conteúdos chamam a atenção do público, qual a melhor forma de se comunicar, quais diferenciais pode oferecer e como criar um consultório que atraia as pessoas, o que resultará na captação de novos pacientes.

2. Faça das redes sociais suas aliadas

Hoje em dia, divulgar o seu negócio ficou bem mais simples, graças às redes sociais. Portanto, não deixe-as de fora de sua estratégia na hora de planejar a captação de clientes!

Nessas plataformas, você pode produzir conteúdos valiosos, como dicas, além de tirar dúvidas, explicar procedimentos, entre outros.

Pode parecer que este tipo de material não vai trazer novos pacientes para a sua clínica, mas acredite, eles são fundamentais para atrair possíveis clientes e dar início a um relacionamento que pode se transformar em mais uma consulta marcada em sua agenda.

Outro ponto essencial é que, através de conteúdos relevantes, você passa a ser visto como especialista no assunto e irá transmitir aquela confiança que muitos pacientes procuram na hora de encontrar um novo dentista (em especial cirurgiões-dentistas).

Para entender melhor como as redes sociais podem interferir na área de odontologia, você pode ler o nosso conteúdo especial para divulgação neste meio.

Dentista mexendo no celular em corredor de clínica.
As redes sociais são excelentes para o seu trabalho atingir novos pacientes e construir a sua imagem como especialista em sua área

3. Prepare uma análise SWOT

Quem já é familiarizado com marketing, muito provavelmente já ouviu falar da famosa análise SWOT, sigla das palavras inglesas strengths (forças), weakness (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças).

Essa análise permite que você faça um diagnóstico interno do seu consultório, por meio dos pontos fortes e fracos. E também auxilia a olhar os concorrentes, pelos pontos de oportunidades e ameaças.

Todas essas informações são inseridas em uma matriz 2×2, que divide o externo do interno, o negativo do positivo.

Para visualizar melhor e, assim, entender a fundo do que se trata, deixamos um vídeo do canal Rock Content Brasil, que irá explicar o passo a passo de como fazer a SWOT.

4. Fique de olho nos concorrentes

Observar os consultórios concorrentes é algo que você deve começar a fazer, caso ainda não tenha esse hábito. Isso não significa que irá imitar os colegas de profissão, e sim estar atento ao mercado para ficar à altura da competição.

Por exemplo, se os seus concorrentes estão implementando novas tecnologias no consultório, oferecendo novidades em tratamentos ou fazendo determinados cursos, talvez seja a hora de você rever os seus objetivos para estar bem colocado no mercado.

A análise da concorrência, inclusive, é parte essencial da SWOT, justamente porque auxilia você a encontrar falhas e oportunidades.

5. Trabalhe diferenciais

A quinta dica só fará sentido se a análise SWOT for feita. Afinal, os resultados desse trabalho são muito importantes para encontrar lacunas e preenchê-las com diferenciais.

Muitas vezes, dentistas que estão há anos no mercado acomodam-se por achar que estão consolidados, mas a verdade é que o mercado muda constantemente. Profissionais estagnados correm grandes riscos de ficarem para trás e perderem tudo o que já construíram.

Por isso, é importante buscar inovação, formações e novidades, para que você possa ter diferenciais e se posicionar bem no mercado.

Como diferencial, você pode entender tudo: comodidades dentro do consultório, tecnologia em materiais, cursos e títulos.

6. Esteja na internet

Estar na internet não é apenas marcar presença em redes sociais! Invista em um bom site, onde a pessoa possa conhecer o seu currículo e a clínica, além de agendar uma consulta com facilidade; inclua um blog com conteúdos relevantes, ótimas oportunidades para gerar valor aos visitantes.

Sem dúvidas, ter este espaço transmitirá profissionalismo e abrirá mais possibilidades de captação de pacientes em odontologia.

O Google Meu Negócio também é uma excelente alternativa para fazer com que seja mais fácil encontrar a sua clínica em posição de destaque nas páginas do Google: a pessoa conseguirá acessar o seu site, ter acesso ao seu telefone e, até mesmo, visualizar o seu endereço no Google Maps.

7. Parceria com outras empresas

Já pensou em se unir com outras empresas? Uma parceria oferece benefícios para os dois negócios, ajudando a sua clínica a alcançar um maior número de potenciais clientes.

E não precisa nem ser do ramo de odontologia. Algumas universidades, por exemplo, têm parcerias de descontos com outras empresas, escolas de idiomas e até mesmo profissionais na área de saúde.

Muler branca sorrindo e recebendo tratamento odontológico
Em dúvida de como aumentar a captação de pacientes em odontologia? Experimente as parcerias com empresas.

Por exemplo, no caso de universitários, através dessas parcerias eles podem ganhar descontos ao visitarem a sua clínica. Um bom atendimento a este paciente pode fazer com que ele faça a divulgação para outras pessoas que não tinham conhecimento deste benefício!

8. Tenha bons materiais para apresentar aos clientes

Na hora de atender um novo possível cliente, é muito importante ter boas estratégias para mostrar por que o tratamento deve ser fechado com você. É claro que essa etapa deve ser feita de forma ética, sem sensacionalismo e sem promessas absurdas.

Uma ferramenta que pode auxiliar nesse processo é ter uma pasta com fotografias odontológicas, que devem ser usadas com caráter educativo e para explicar ao paciente quais estratégias serão utilizadas, as etapas do tratamento etc.

9. Ofereça flexibilidade em pagamentos

Pode parecer algo simples, mas a flexibilidade de pagamento pode ser decisiva para o paciente fechar um tratamento. Por isso, é importante estudar formas de aumentar o leque de opções.

Atualmente, existem outras possibilidades de pagamento, como Pix, transferência, cobranças com QR code, link de pagamento etc.

Pensar nas pessoas que não usam cartão também é necessário e, por isso, vale a pena estudar formas de pagamento parcelado, como o carnê.

Dica bônus: o que não fazer

Na prospecção de pacientes, não pense que tudo é válido! De acordo com o Conselho Federal de Odontologia, existem algumas legislações que vetam diversas práticas na hora de promover a sua clínica. Confira:

  • Fotos de antes e depois: de acordo com a resolução CFO 196/2019, é autorizada a divulgação de imagens relativas ao diagnóstico e à conclusão dos tratamentos odontológicos, apenas quando realizados por cirurgião-dentista;
  • Divulgar preços e formas de pagamento em anúncios;
  • Divulgar procedimentos e técnicas sem comprovação científica.

E lembre-se: ao divulgar a sua clínica ou consultório, é obrigatório incluir o nome e o número de inscrição da pessoa física ou jurídica, assim como o nome do dentista responsável.

Se você deseja aumentar as suas chances de captação de pacientes em odontologia na internet, ou até por meio de materiais impressos e ações offline, ainda existe a possibilidade de entrar em contato com uma agência especializada no assunto para otimizar este processo.

Quer ler mais conteúdos para ajudar o seu consultório a se destacar? Então, clique na imagem abaixo e confira mais textos no blog da Surya Dental!

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4 comentários
  1. Bom dia. Li o artigo sobre como captar pacientes, mas divulgar vantagens, seguindo consta , não pode . Tipo, traga um amigo e ganhe tal coisa. Estou enganada?

  2. Excelente artigo, especialmente a parte que fala sobre EOfereça flexibilidade em pagamentos. De fato isso eu considero indispensável par o crescimento de um dentista.

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