Comunicar é preciso!

A Odontologia brasileira entra numa nova fase precisando aproveitar conquistas e apresentar caminhos. Solucionar-se! Ter um em cada cinco cirurgiões-dentistas do mundo, a maior quantidade de Faculdades de Odontologia, a maior rede de cursos de especialização e o maior mercado de serviços odontológicos do mundo é, a um só tempo, motivo de orgulho e preocupação.
comunicar na odontologia

A Odontologia brasileira entra numa nova fase precisando aproveitar conquistas e apresentar caminhos. Solucionar-se! Ter um em cada cinco cirurgiões-dentistas do mundo, a maior quantidade de Faculdades de Odontologia, a maior rede de cursos de especialização e o maior mercado de serviços odontológicos do mundo é, a um só tempo, motivo de orgulho e preocupação.

Conquistas foram atingidas com números indiscutíveis, mas que precisam transformar-se em realidade positiva aos que participam desse mercado. Ser a maior tem seus desafios. Um deles é anunciar-se como tal, fazer com que as pessoas saibam que têm à sua disposição o melhor serviço odontológico do planeta, dar-se a conhecer e fazer mais pessoas terem acesso a essas vantagens. São temas que fazem pensar os que se dedicam à gestão e ao marketing com foco na Odontologia.

Na recente feira de Chicago estava disponível um livro de 100 páginas com ofertas de folhetos, vídeos, livros, modelos, quadros, painéis, cartões e outros, num total de mais de 1.000 itens de marketing e gestão para a Odontologia, oferecidos à venda pela ADA a uma Odontologia de primeiro mundo. Temos de ser conscientes da nossa realidade e criativos para fazer algo alternativo e assim levar os serviços odontológicos ao conhecimento da população de forma ágil e rápida.

Fazer o que todo esse material se propõe e ainda inovar é o que agora propomos, usando os meios interativos. Entrar definitivamente na internet é a solução imediata para nossa realidade, informando, esclarecendo, conscientizando e motivando as pessoas, a cuidarem da sua saúde bucal, de uma forma ativa com o envio de e-mails pelos cirurgiões-dentistas à sua comunidade de amigos, parentes, conhecidos e pacientes, em forma de listas de presentes e futuros clientes.

Não ficando só na proposta e deixando muitos apenas na vontade, sem ter o que ou como fazer, estamos disponibilizando um trabalho elaborado em forma de livro (que se encontra esgotado na versão impressa), com o título de 100 Motivos para ir ao Dentista, no qual em linguagem leiga, são apresentadas as principais situações que deveriam levar as pessoas aos consultórios dentários, motivando-as.  Para ter sua versão interativa sem nenhum custo, basta solicitá-lo por e-mail ao endereço eletrônico apresentado ao final. Assim, todos já terão o que enviar, em forma de e-mails semanais à sua lista, fazendo o que, em nosso entender, falta para muitos virem mais vezes aos consultórios dentários: comunicação. Sem custos, contando apenas com sua ASB que se encarregará de enviar semanalmente um destes motivos à toda a sua lista, mais o hábito de muitos, que ao receberem a mensagem percebida como importante, a encaminham aos amigos, difundindo esta informação de forma ágil e eficiente, que ao ter seus dados no final, o consultarão.

Esses envios farão com que a autoestima de todos os Cirurgiões Dentistas melhorem por estarem participando efetivamente do processo de conscientização da população quanto aos seus problemas de saúde bucal, democratizando a informação, ao mesmo tempo em que estarão disponibilizando-se para soluções que são encontradas nos consultórios dentários. Algo inovador que poderá ser uma alternativa apresentada ao mundo usando a ferramenta que revolucionou a comunicação entre as pessoas e deu acesso universal a informação: a internet.

Essa é a característica desta coluna: apresentar alternativas de soluções que sejam simples e acessíveis a todos, sem novas despesas ou custos; oferecer para cada problema uma solução; ser motivo de estímulo a melhores dias no exercício da profissão e incentivo a ações que valorizem o Cirurgião Dentista, colocando à sua disposição o que possa tornar seus dias mais produtivos.

Autor:

Antônio Inácio Ribeiro é Professor de Marketing no MBA Gestão de Negócios na Saúde da São Leopoldo Mandic, MBA em Marketing pelo ISAE / FGV, Especialista em Marketing pela PUC / PR, Pós-graduado em Marketing pela ADVB / SP, Administrador pela Universidade Mackenzie / SP, autor de 32 livros, tendo já publicados mais de 1.300 artigos e colunas, 600 no Brasil e 700 no exterior, ministrador de 370 cursos e palestras, dos quais mais de 80 no exterior.

ribeiro@odontex.com.br

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