13 dicas de decoração para consultório odontológico pequeno

decoracao consultorio pequeno

Decoração para consultório pequeno nem sempre é fácil de fazer. O espaço impõe algumas limitações, mas o mercado e os profissionais vêm se adaptando e procurando soluções que se encaixem no ambiente e no orçamento do cirurgião-dentista.

Consultórios pequenos podem ser aconchegantes, mas também podem parecer maiores com alguns truques no uso de materiais para dar a sensação de amplitude.

A tendência na decoração para clínicas odontológicas agora é humanização e a mistura de materiais e texturas. Os consultórios deixaram de ser necessariamente brancos e passaram a incorporar cores para dar vida à sala de espera.

Quer aprender cinco dicas para decoração de consultório pequeno? Continue a leitura para descobrir!

1. Faça uma recepção para impressionar

A recepção é o primeiro contato do paciente com a clínica ou o consultório e deve passar uma boa impressão. A primeira e mais importante delas é a higiene. Por mais simples que seja a decoração do seu consultório pequeno, é essencial que o ambiente esteja impecavelmente limpo, sem lixo acumulado, sem sujeira no chão ou poeira nos móveis e sem paredes sujas.

Sabendo que a recepção tem um papel importante na percepção que o cliente tem do seu negócio, é preciso montar um ambiente bonito, aconchegante e confortável.

decoracao consultorio pequeno 1
Invista em uma recepção atraente para a decoração do consultório odontológico pequeno.

Escolha cadeiras, sofás e poltronas confortáveis e tenha assentos em número suficiente para acomodar todos os pacientes. Observe a proporção: em consultórios pequenos, não escolha móveis grandes. Deixe espaço livre para circulação de pacientes e acompanhantes.

Organize a recepção por setores: atendimento da secretária, área de espera, copa, banheiro e espaço para crianças (se for o caso).

Escolha objetos decorativos para compor o ambiente. Você pode usar flores naturais (cuidado com alergias) e artificiais em vasos de concreto, cerâmica ou cristal. Uma dica: flores artificiais acumulam poeira. Peça para a sua equipe verificar periodicamente se é hora de providenciar a limpeza.

Outras sugestões de itens decorativos são quadros, esculturas, bandejas, caixas e baús. Alguns consultórios têm aquários, que servem para distrair e relaxar quem está à espera da consulta.

Quando se trata de decoração de consultório pequeno, os arquitetos usam truques para ampliar os ambientes, como cores claras, vidros e espelhos. Ambientes únicos, sem divisórias também dão a sensação de amplitude. Quanto menos paredes, melhor.

2. Imprima seu estilo na decoração do consultório pequeno

Dê seu toque pessoal à decoração. O uso de cores claras e neutras no consultório é quase uma unanimidade nas clínicas, mas nada impede que você incorpore sua personalidade para decorar o ambiente.

Se você faz o estilo contemporâneo, pode optar por poltronas e móveis de linhas retas e cores sóbrias. Se for mais descontraído, que tal cadeiras coloridas ou uma parede em um tom de destaque? Caso você goste de viajar, que tal imprimir suas próprias fotos de paisagens em tamanhos grandes e emoldurar? Só atenção: deixe fotos de família para a sua mesa na sala de clínica.

A decoração de consultório odontológico pequeno pode fugir do conceito tradicional, do uso de branco e bege, para ser algo original e inesperado.

decoracao consultorio pequeno 2
Na hora de escolher a decoração do consultório pequeno, aposte em manter a sua identidade.

3. Prefira iluminação indireta

A iluminação direta e branca é associada a ambientes hospitalares, mas a recepção da clínica não precisa estar inserida neste contexto. Por isso, opte por luzes de LED na cor amarela e por um projeto de iluminação indireta – que transmite uma sensação de conforto.

Para completar o projeto, use pendentes, luminárias de piso ou em mesas laterais com cúpulas de linho para criar uma atmosfera acolhedora e elegante.

decoracao consultorio pequeno 3
A iluminação é um ponto essencial da decoração.

Iluminação natural também é uma ótima pedida. O projeto deve pensar também em como captá-la. Além de gerar economia de energia, o aproveitamento da luz natural traz um clima de relaxamento para a sala de espera da clínica. Melhor ainda se a visão externa for para um jardim.

4. Misture texturas e materiais

Couro, madeira vidro, tecido, pedra e porcelanato. Mesclar materiais e acabamentos cria uma decoração interessante para consultórios pequenos. A madeira, por exemplo, é um elemento que provoca calor. Utilize-a em painéis, quadros, balcão da secretária, persianas e no piso. Para deixar o ambiente leve, misture com vidro.

Uma forma de mesclar o couro é em estofados. Pedras, como mármore, podem estar em mesas e em parte do piso.

decoracao consultorio pequeno 4
A mistura de texturas dá mais dinâmica ao ambiente.

Opte por um porcelanato de alto tráfego, durável, que não arranhe e seja fácil de limpar. Há muitas opções no mercado e com certeza uma delas vai se encaixar no seu projeto.

5. Faça um cantinho para crianças

Caso a sua especialidade seja odontopediatria, é fundamental decorar a recepção da clínica com referências infantis.

A decoração do consultório pequeno pode ter paredes coloridas, livros e brinquedos, cantinho para colorir e filmes de personagens infantis. Todos esses itens vão funcionar como distrações para a criança, enquanto aguarda a consulta com o dentista.

decoracao consultorio pequeno 5
Objetos decorativos para os pequenos fazem toda a diferença.

Mas se você atende o público adulto, não é necessário fazer uma decoração temática infantil na recepção. Basta um cantinho lúdico na sala de espera para que os filhos dos pacientes tenham alguma distração.

Decore o espaço com cores chamativas, coloque pufes, brinquedos e uma mesinha com desenhos para colorir. As crianças vão adorar!

6. Prefira móveis planejados

Os móveis planejados, além de bonitos, oferecem muitas vantagens, sobretudo para espaços pequenos. Por serem desenhados de acordo com as necessidades do ambiente, eles otimizam o local e oferecem conforto e praticidade.

Na hora de decorar a sua recepção ou, até mesmo, o interior do seu consultório, conte com uma empresa especializada em móveis planejados. Sem dúvidas, o seu espaço de trabalho ficará muito mais bonito e elegante.

7. Use as paredes ao seu favor

Se a sua sala de recepção é muito pequena e não oferece possibilidades de inserir peças decorativas maiores, uma ótima ideia é ornamentar as paredes.

Os adesivos decorativos de parede para consultório odontológico são uma forma de deixar o seu ambiente mais alegre, ainda mais se você trabalhar com crianças. Bichinhos, balões e imagens de incentivo podem compor o seu espaço.

Nichos e prateleiras também são excelentes aliados, porque permitem que você organize itens decorativos e, assim, passe uma sensação superagradável e acolhedora, além de expressar melhor o seu estilo.

Para espaços infantis, os nichos podem servir como organizadores de brinquedos, lápis de cor e de decorações focadas a esse público.

8. Conte com divisórias funcionais

As divisórias são ótimas para espaços pequenos porque ajudam a manter a organização do local e passam a sensação de o ambiente ter cômodos.

Dentro da sala de atendimento, ela pode ser usada para dividir algumas áreas de trabalho, o que auxilia a deixar o seu local mais agradável, tanto para você quanto para o paciente.

Outra opção é usar uma divisória de móvel planejado e aproveitar o item para organizar decorações ou, quem sabe, fazer um cantinho do café.

9. Use espelhos

Os espelhos são uma mão na roda na hora de ampliar espaços pequenos. Para isso, conte com modelos grandes, podem ser redondos ou retangulares.

decoração para consultório
Os espelhos deixam os ambientes mais amplos e, por isso, são uns dos melhores artigos de decoração para consultório odontológico.

Uma dica de onde posicioná-los é atrás do balcão da recepção ou, então, atrás da sua mesa de trabalho. Essas localizações são ótimas para dar a sensação de amplitude.

10. Traga vida para sua recepção

As plantas para decorar o consultório também são bem-vindas na recepção! Elas dão mais vida ao ambiente, sem falar que são itens lindos e acessíveis para decorar o espaço.

Para que a rotina da clínica seja mais funcional, opte por plantas que não precisam de muita rega e sejam fáceis de cuidar, como jiboias e espadas-de-são-jorge, que, além disso, são excelentes para ambientes internos.

11. Opte por portas deslizantes

Em um projeto pequeno, as portas podem ser um verdadeiro problema por conta do movimento de abrir e fechar. Por isso, a dica é substituir esse modelo por um que deslize.

Com esse tipo de porta, você economiza espaço e pode, até mesmo, escolher um modelo que deixe o local mais sofisticado e moderno.

12. Confie no “menos é mais”

Para ambientes amplos, o trabalho de decoração é muito mais fácil, já que você não precisa se preocupar tanto com mobilidade, praticidade e conforto. Mas, para consultórios pequenos, tudo deve ser extremamente pensado.

Por isso, nada de abusar de itens decorativos. Em áreas grandes, eles podem ficar bem distribuídos, já nas pequenas, podem causar a sensação de bagunça.

Prefira uma decoração minimalista, mas sem que isso seja sinônimo de abrir mão do bom gosto e da sua identidade. Basta não exagerar nos itens e saber posicioná-los de forma que gere uma visão harmoniosa.

13. Consulte as obrigatoriedades da Anvisa

Antes de começar a decorar o seu consultório, sobretudo se for fazer isso por conta própria, indicamos que consulte as normas da Anvisa. Isso porque existem algumas restrições em relação ao uso de determinados materiais.

Aqui no blog da Surya, temos um conteúdo completo sobre normas para consultórios, que vale a leitura antes de comprar qualquer coisa para a sua clínica.

Após conferir as normas, pense em uma decoração que respeite as exigências. Assim, você cria um ambiente bonito e confortável, mas que, ao mesmo tempo, oferece segurança para profissionais e pacientes.

Gostou deste conteúdo? No nosso blog, temos diversas dicas para a sua clínica e dia a dia no trabalho. Clique na imagem abaixo e confira!

cta banner blog Surya

Marketing Surya

Total
10
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
plano odontologico vale a pena

Atender plano odontológico: vale a pena para o dentista?

Próximo artigo
novas tecnologias na odontologia

Novas tecnologias na odontologia: 13 tendências para o setor

Posts relacionados