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Como criar uma estratégia de marketing para consultório odontológico
Marketing Surya publicado em 7/jan/2019 e atualizado em 22/fev/2021

Como criar uma estratégia de marketing para consultório odontológico

Uma estratégia de marketing para consultório odontológico eficiente é construída a partir de três pilares básicos: atendimento, divulgação e preço dos serviços.

É importante que você saiba que marketing não tem a ver apenas com divulgação e que é preciso definir o seu objetivo ao planejar uma campanha. Você tem algumas possibilidades, e aqui estão elas:

  • Aumentar o número de pacientes: foco em volume, e não em qualidade. Risco de conseguir clientes aventureiros, mau pagadores ou que só se interessam por preço.
  • Aumentar a lucratividade do consultório odontológico: foco em gerar valor para o cliente. Incentivo a idas frequentes ao consultório, envio de comunicados – tudo para firmar um compromisso dele com a sua clínica.
  • Divulgar uma clínica nova: foco em tornar a marca conhecida. Atrair clientes por serviços de qualidade (e não por menor preço), fornecendo conteúdo informativo on-line sobre saúde e higiene bucal.

Neste post, você vai aprender como desenvolver os três pilares de uma estratégia de marketing para consultório odontológico. Confira!

Experiência do paciente

Uma estratégia de marketing odontológico não se faz só com divulgação, mas com um conjunto de elementos que é capaz de fazer com que as pessoas ao redor percebam que você tem algo que é útil para elas.

Nesse conjunto, entram, claro, a divulgação, mas também o preço e a experiência do paciente no consultório.

No varejo de moda, por exemplo, o que seria considerado um bom exemplo de experiência de compra do cliente? Atendimento cordial e resolutivo, poucas filas, estacionamento próprio, vendedores capacitados, ambiente confortável e acolhedor, facilidades de pagamento.

Na Odontologia, zelar pela experiência do paciente é marcar consultas com agilidade, recepcioná-lo com simpatia na clínica, ter um staff treinado e capacitado, fazer atendimento humanizado e um pós-venda que mantenha o paciente comprometido.

Se o paciente tiver uma experiência especial no consultório, a tendência é que retorne e ainda indique a sua clínica. E aí tocamos num ponto essencial de uma estratégica de marketing odontológico, que é o marketing de indicação.

Quando você tem “pacientes vendedores”, os benefícios são muitos. A começar por conseguir um público segmentado, ter um custo de aquisição de clientes bem menor e fechar contratos com mais agilidade.

estrategia de marketing para consultorio odontologico 1

Divulgação

Faça seu consultório ser encontrado! Uma estratégia de marketing odontológico não está completa sem a divulgação. Você pode fazer isso em meios off-line e on-line, dependendo do comportamento do público que quiser atingir.

Um passo básico da divulgação é inserir a sua clínica no Google Meu Negócio, uma plataforma gratuita que dá visibilidade para a sua marca. É uma ferramenta fácil de usar e que vai possibilitar que você tenha presença on-line. Você vai gerenciar informações (textos, fotos e vídeos), inserir a localização da clínica o telefone e responder comentários.

Outra forma é divulgar seu negócio em redes sociais, a partir de um perfil comercial. Faça posts patrocinados e crie filtros para localidade (cidade ou bairro) e perfil de usuário para alcançar as pessoas certas para a sua clínica.

Com a página criada, gere conteúdos informativos para seu público sobre higiene bucal e cuidados com o clareamento dental em linguagem clara e acessível ao público geral. Com uma estratégia de marketing para consultório odontológico bem definida, as chances de você se tornar referência na sua área são grandes.

estratégia de marketing para consultório odontológico

Preço

O preço é importante para comunicar sua proposta de valor ao paciente. Em clínicas populares, por exemplo, os custos dos serviços são coerentes com o que os clientes podem pagar. Já em um consultório de luxo, o preço não é visto como um empecilho, uma vez que os pacientes já sabem o que os aguardam e estão dispostos a pagar mais.

A precificação dos serviços do seu consultório precisa levar em consideração algumas variáveis, como:

  • Custos fixos e variáveis da clínica
  • O preço da concorrência
  • Perfil da sua clínica (popular ou luxo)
  • Experiência profissional adquirida ao longo do tempo

Os custos fixos são aluguel do imóvel, salário dos funcionários internet, luz e telefone, por exemplo. Os custos variáveis oscilam conforme o número de atendimentos e dizem respeito a materiais descartáveis e insumos para os procedimentos. Quanto mais atendimentos você fizer, maiores serão os gastos.

O perfil da clínica tem a ver com o seu público-alvo, de A/B ou C/D. Os serviços oferecidos têm de estar dentro da expectativa da sua clientela, atente-se a isso. A experiência profissional deve entrar no cálculo de precificação porque você dedicou tempo e dinheiro para avançar de patamar em conhecimentos e oferecer uma técnica exclusiva ou um know-how que o concorrente não possui. Se você é um dentista recém-formado, não há nada de errado em praticar preços menores para conseguir formar clientela.

Consultar a concorrência é sempre válido, mas procure comparar preços de consultórios semelhantes ao seu, que oferecem o mesmo padrão de estrutura, de serviço e atendimento. Com essa pesquisa, você não cobrará nem caro e nem barato e terá um referencial para, a partir daí, subir o preço.

Não se baseie na tabela de preços do protético para estabelecer o valor que você vai cobrar – não se esqueça que, assim como você, o protético tem dificuldades em fazer a precificação.

estrategia de marketing para consultorio odontologico 2

A definição da margem de lucro também tem variáveis, a saber: tamanho do mercado odontológico na cidade de atuação, nível da concorrência e percepção de valor que o cliente tem do seu serviço.

Aplique nossas orientações para ter uma estratégia de marketing para consultório odontológico bem sucedida. Assine nossa newsletter para receber conteúdos sobre a gestão da clínica.


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