
Minha clínica
3 min
Um consultório odontológico é como uma empresa, depende de uma boa gestão para funcionar bem e gerar lucros. Assim, a organização financeira e administrativa de um consultório é essencial para que ele se mantenha no mercado.
O primeira passo para organizar financeiramente seu consultório, é acompanhar todas as rotinas, ou seja, ter conhecimento de tudo o que acontece, para que com as informações corretas, seja possível controlá-lo.
Para estipular os honorários cobrados, uma série de fatores deve ser levada em consideração, como o valor cobrado pela concorrência, o perfil do público-alvo, a localização da sua clínica, os materiais usados, entre outros.
É fundamental também saber os custos internos fixos do consultório, como aluguel, salário dos funcionários, telefone, energia; e os custos variáveis (relacionado a cada serviço odontológico).
Deve-se ainda levar em consideração a remuneração do capital investido, o reinvestimento no próprio consultório e obviamente, a remuneração dos sócios (lucro).
Assim, para definirmos o preço, devemos:
Desta forma, temos: Custo Fixo/hora + Custo Variável + Lucro = PREÇO FINAL.