PNS divulga dados alarmantes sobre saúde bucal dos brasileiros

Na última terça feira, dia 02/06/2015, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou o volume II do PNS – Pesquisa Nacional de Saúde 2013 – O PNS se trata de um estudo sobre a percepção do estado de saúde, estilos de vida e doenças crônicas dos brasileiros. E os dados sobre a saúde bucal continuam alarmantes.

saude-bucal-dos-brasileiros

Na última terça feira, dia 02/06/2015, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou o volume II do PNS – Pesquisa Nacional de Saúde 2013 – O PNS se trata de um estudo sobre a percepção do estado de saúde, estilos de vida e doenças crônicas dos brasileiros. E os dados sobre a saúde bucal continuam alarmantes.

Aproximadamente 67,4% dos brasileiros com mais de 18 anos declaram que sua saúde bucal é boa. A princípio, a percepção do brasileiro está bastante otimista. O problema é que outros dados mostram um pequeno panorama da saúde bucal do brasileiro:

Enquanto as clínicas a consultórios particulares são responsáveis por 74,3% dos atendimentos, as unidades básicas de saúde ficam apenas com 19,6%. Diante desses números, fica claro que é preciso mais investimento à saúde bucal no sistema público.

Um dos maiores problemas da nossa saúde bucal é a falta de prevenção, já que nos últimos 12 meses, apenas 44,4% das pessoas consultaram um dentista, uma maneira de avaliar esse dado junto com a percepção inicial do brasileiro é que: se quase 70% das pessoas declara que sua saúde está boa, essas pessoas não procuram o dentista. Essa interpretação nos leva a crer que a maioria dos brasileiros procura o dentista apenas quando percebe que sua saúde bucal não está bem.

O imediatismo predomina, as pessoas tendem a procurar o dentista apenas quando tem problemas, quando sentem dor ou outro sintoma que indica que algo não vai muito bem em relação a sua saúde bucal.

Via de regra, existe uma recomendação geral que se deve visitar o dentista duas vezes ao ano. Isso vai variar de paciente para paciente, levando em consideração alguns riscos, contudo, seria interessante o brasileiro visitar o dentista pelo menos uma vez no ano, porém, infelizmente mais de 50% dos brasileiros não fazem isso.

Dados também mostram que as mulheres se consultam com mais frequência que os homens e que o grau de instrução do brasileiro também influencia na ida regular ao dentista.

O Brasil é o país com a maior quantidade de dentistas do mundo, são cerca de 260 mil profissionais distribuídos pelo Brasil e ainda sim, 11% dos adultos brasileiros perderam todos os dentes, isso totaliza 16 milhões de pessoas. O grau de instrução da população, a má distribuição de dentista por região, falta de campanhas governamentais visando a saúde bucal e a falta de poder aquisitivo da população estão entre os principais fatores desse resultado.

Como esta é a primeira edição da Pesquisa Nacional de Saúde feita pelo IBGE não temos como comparar dados com pesquisas anteriores. Porém, dados de outras pesquisas do início dos anos 2000 indicam que 28 % de adultos não tem nenhum dente na boca. Os números ainda são altos, mas, aparentemente as coisas estão melhorando.

Fonte: IBGE

https://saladeimprensa.ibge.gov.br/pt/noticias?view=noticia&id=1&idnoticia=2902&busca=1&t=pns-2013-tres-cada-quatro-brasileiros-costumam-buscar-atendimento-medico-rede-publica

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
cirurgião dentista solicitar exames

APCD defende direito de cirurgião dentista solicitar exames

Próximo artigo
arte padrao caso clinico 4

Facetas indiretas para reabilitação de dentes anteriores

Posts relacionados