5 dicas de segurança para clínica odontológica

Foto: Ibrahim Rifath

Você pensa em proporcionar mais segurança para a clínica odontológica? Não importa qual a sua cidade, manter o ambiente de trabalho bem protegido é essencial, mas, obviamente, quando pensamos em grandes metrópoles essa necessidade torna-se ainda mais urgente — sobretudo em regiões com altos índices de roubos e furtos. 

Para te ajudar, preparamos este conteúdo no qual você vai encontrar dicas para aplicar na sua clínica, quais os principais equipamentos e as estratégias de segurança e, por fim, o que fazer quando o pior acontece. Boa leitura!

Como melhorar a segurança para a clínica?

O primeiro passo para uma clínica segura é mudar a forma como algumas coisas são feitas e, se possível, fazer adaptações no espaço. Em seguida, você confere oito ações para aplicar.

1. Faça adaptações no imóvel

A Polícia Militar recomenda que para a segurança da clínica as áreas externas sejam mantidas bem iluminadas e que sejam instaladas grades em janelas. Mantenha a porta da clínica trancada, de forma que os pacientes acionem um interfone para ter a entrada liberada.

O ideal é que a secretária de dentista tenha uma visão geral do jardim ou da entrada de acesso. Se isso não for possível, instale câmeras e monitores para que ela veja sempre que alguém se aproximar do imóvel.

Segundo a polícia, por medida de segurança, o público externo não deve ter visão do ambiente interno. Para isso, instale películas nos vidros que impeçam os pedestres avistarem o interior da clínica.

Na porta principal, a substituição da fechadura comum por um modelo digital pode auxiliar no controle de entrada e saída de pessoas. Você pode instalar um aparelho que funciona por senha ou boton, impedindo que ex-funcionários, e até terceiros, acessem o imóvel. Com esse sistema, o dentista tem informações completas sobre horários de entrada e saída de pessoas.

Fechadura digital para aumentar segurança da clínica
A segurança eletrônica é uma boa opção para controle de entradas e saídas da clínica.

 

2. Instale equipamentos de segurança na clínica

A segurança da clínica passa, necessariamente, pela instalação de aparelhos de monitoramento. Câmeras com boa resolução, interfones, alarmes, porteiros eletrônicos, botões do pânico, monitoramento remoto e sensores de presença são equipamentos essenciais para que todos trabalhem com tranquilidade no consultório.

O botão do pânico, uma das indicações da Polícia Militar, pode ser instalado em mais de um lugar na clínica. Ao ser acionado, ele dispara um alerta na empresa de monitoramento remoto ou até na vizinhança, avisando sobre a presença de criminosos.

Cuidado ao contratar uma empresa de vigilância! Escolha serviços que tenham certificado de segurança emitido pela Polícia Federal e autorização de funcionamento do Ministério da Justiça, com publicação do documento no Diário Oficial da União.

3. Oriente os funcionários

A equipe de funcionários deve ser preparada para conhecer os procedimentos de segurança, entre os quais, não permitir a entrada de estranhos e de pessoas que não se identifiquem, conferir o nome do paciente na agenda antes de abrir a porta, verificar se o alarme e as câmeras estão funcionando, se portas e janelas estão trancadas ao final do expediente e não emprestar as chaves do consultório em hipótese alguma.

Para a segurança da clínica, o dentista deve fazer um processo seletivo cauteloso para a contratação de funcionários. É importante ligar para empregos anteriores, pedindo referências sobre o profissional.

Reunião de funcionários
Toda a equipe deve ter conhecimento sobre a segurança, desde o monitoramento 24 horas até boas práticas para o dia a dia.

4. Tenha atitudes preventivas

Fazer intervenções no ambiente para torná-lo mais seguro para trabalhar é só uma das etapas da elevação do nível de segurança da clínica. Os profissionais também precisam adotar uma postura preventiva ao chegar e sair do consultório.

A PM recomenda que, ao chegar de carro na clínica, antes de parar verifique se há pessoas ou veículos suspeitos nas proximidades. Se desconfiar de alguma coisa, não entre e ligue para o telefone 190.

Ao entrar na garagem do consultório, desça do carro rapidamente e abra o portão. Se o sistema for por acionamento de controle remoto, procure reduzir a velocidade ao se aproximar do imóvel e pressione o botão. Feche imediatamente após entrar na garagem. Jamais deixe o portão aberto enquanto você estaciona.

Caso esteja chegando a pé, dirija-se à porta já com as chaves na mão. A polícia sugere não deixar todas as chaves do consultório com os funcionários, pois eles podem ser forçados a permitir a entrada de criminosos.

Jamais guarde as chaves sob tapetes, dentro de vasos ou sob o batente da porta. Se uma das cópias se perder, troque o miolo da fechadura.

No caso dos pacientes, o dentista pode restringir o atendimento de emergência (fim de semana, feriados e horários especiais) apenas a clientes conhecidos.

No consultório, indique com placas os locais de acesso restrito, assim como banheiros, saídas, área de café e sala de clínica.

Não deixe pacientes ou acompanhantes sozinhos na sala de espera e nem marque o primeiro e o último atendimento do dia para um desconhecido.

5. Faça cadastros detalhados de quem entra na clínica

Outra boa prática de segurança é saber exatamente quem são as pessoas que circulam dentro do seu negócio, desde pacientes a prestadores de serviço. Dessa forma, é possível ter mais controle e evitar golpes.

Recepcionista de clínica fazendo atendimento.
Prepare um processo de cadastros de pessoas que conte com informações de contato, biometria e foto.

A biometria é uma tecnologia muito prática para cadastros, já que é rápida de ser utilizada. Além disso, ela permite o acesso à digital, que nada mais é do que uma informação única de cada ser humano e que impede que alguém tente se passar por outra pessoa. 

Recolher fotos também é algo usual no cadastro de pessoas, inclusive, realizado por muitas portarias, e, claro, não deixe de anotar os dados no sistema.

6. Tenha cuidado com o dinheiro

Sobre o manuseio de valores em cheque ou dinheiro, o ideal é que sejam guardados em um cofre eletrônico. Faça pagamentos e transferências pela internet e não acumule grandes quantias de dinheiro na clínica.

Ofereça a modalidade de pagamento com cartão de crédito ou débito. Além de ser prático para o paciente, é seguro para a clínica. Quando tiver que ir ao banco fazer alguma movimentação financeira, não vá sempre nos mesmos dias e horários; procure alternar.

Se for receber o pagamento em dinheiro, lembre-se: nunca o deixe desassistido em cima de mesas ou aos olhos de desconhecidos. Sempre guarde imediatamente.

7. Conheça a vizinhança

Saber quem são os seus vizinhos e se você poderá contar com eles é mais uma medida de segurança para a clínica odontológica. Informe-se se há outro consultório naquela região, quais medidas de proteção o proprietário vem adotando e se já teve algum incidente com assaltantes.

Outra dica é saber quem frequenta a vizinhança. Familiarizar-se com moradores e trabalhadores da região e ter bom relacionamento com eles contribuem para garantir a segurança da clínica. Os vizinhos também vão sair ganhando.

Um projeto bacana para implantar no bairro é o Vizinho Solidário, que nada mais é do que uma forma de segurança comunitária, em que cada um se compromete a ficar atento a movimentações estranhas na rua e, caso necessário, chamar a polícia.

Rua para localização da clínica.
Mantenha contato com a vizinhança para que todos possam olhar uns pelos outros.

8. Faça um seguro

O seguro não vai impedir o seu consultório de ser roubado, isso é um fato. Mas esse documento pode diminuir o prejuízo e amparar você caso aconteça algo ruim. 

Equipamentos odontológicos não são nada baratos, e a falta deles podem trazer muitas consequências para o profissional, como prejudicar as finanças, gerar dívidas na tentativa de comprar novos materiais, atendimentos com menos recursos etc.

Não caia na armadilha de pensar que nunca nada vai ocorrer com sua clínica, afinal, a vida é imprevisível e tudo pode acontecer, inclusive coisas ruins. Para esses momentos, o melhor é prevenir-se e tentar diminuir os impactos negativos. 

Sistemas e equipamentos de segurança

Você já conhece algumas boas práticas de segurança para a clínica, agora, chegou o momento de conferir equipamentos e sistemas para deixar o local mais seguro. Alguns, verá que já foram citados ao longo do texto, mas vamos explicar melhor o porquê de utilizá-los.

Sistema de monitoramento por câmeras

O sistema de monitoramento é um item básico quando o assunto é segurança. Se o seu consultório não conta com portaria e nem recepcionista, este equipamento é ainda mais necessário, já que permite visualizar quem são as pessoas que estão chegando e tocam a campainha. 

Outro motivo para investir nas câmeras é poder monitorar a qualquer horário o imóvel, tanto na parte interna, como externa. Atualmente, os sistemas são muito modernos e podem ser acessados até mesmo por celular. 

Em caso de roubo ou furto, as imagens também auxiliam a identificar o suspeito e a registrar provas da ocorrência. 

Boa iluminação

A má iluminação, muitas vezes, é uma oportunidade para quem pensa em furtar um estabelecimento, já que a pessoa pode se esconder e agir com mais facilidade. Também é a condição ideal para a ocorrência de roubos a pedestres Por conta disso, lembre-se sempre da segurança dos pacientes ao sair e entrar do seu consultório em horários escuros. 

Comece por analisar a iluminação externa e interna do imóvel, identifique pontos críticos e que podem ser vantajosos em caso de crime. Em seguida, busque soluções para tornar a região mais clara e com melhor visibilidade. Uma alternativa é contar com um arquiteto para criar um projeto de luminotécnico para o seu consultório. 

Área externa de casa iluminada.
O projeto de iluminação externa é importantíssimo para evitar sombras.

Clausura

Em cidades mais perigosas, é crucial reforçar a segurança e prevenir situações indesejadas. Uma das opções é a clausura, que é um espaço fechado entre o portão de entrada e a portaria. Enquanto a pessoa não for identificada, ela não consegue ter acesso ao seu estabelecimento.

Alguns imóveis já contam com esse tipo de proteção, sobretudo prédios. Mas se o seu consultório não tem, é possível pensar em uma reforma e implementar a clausura. É claro que essa opção custa dinheiro, mas em alguns casos é uma ação mais do que necessária.

Alarmes sonoros

Geralmente, quem adquire o sistema de monitoramento por câmeras também se beneficia dos alarmes sonoros. Eles são importantes porque, além de alertarem a vizinhança e a empresa que faz o acompanhamento da segurança do seu consultório, afastam os assaltantes. 

Assim como as câmeras, os alarmes podem ser monitorados de qualquer lugar. Caso sejam acionados, você receberá uma notificação, e o serviço de segurança contratado entrará em ação e tomará as medidas necessárias.

E se acontecer alguma coisa?

Se você passar por alguma ação criminosa, é importante recordar-se das recomendações da Polícia Militar. São elas:

  • Não permita a entrada de prestadores para realizar um serviço que você não solicitou.
  • Antes de abrir a porta, identifique a pessoa.
  • Peça para que um funcionário acompanhe o trabalho do prestador de serviço para que ele não se desloque sozinho pela clínica.
  • No caso da abordagem de um assaltante, mantenha a calma, faça movimentos lentos e não reaja. Responda com calma apenas o que lhe for perguntado.
  • Não discuta com o assaltante e entregue o que ele pedir.
  • Procure memorizar as características físicas do criminoso, como cor de pele, olhos, cabelo, roupa, gírias e veículos utilizados.
  • Avise a polícia imediatamente e registre a ocorrência, só assim os órgãos de segurança saberão quais as áreas estão mais vulneráveis a furtos e roubos na cidade e que precisam de patrulhamento.

Para ler conteúdos sobre gestão do consultório odontológico, acompanhe o blog da Surya Dental!

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
localizacao da clinica

Como escolher a melhor localização da clínica odontológica?

Próximo artigo
sensor intraoral

Conheça o sensor intraoral e saiba como usar na clínica

Posts relacionados